Buscar

Projeto Didático e Sequência Didática na Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estratégias de Leitura (LEE27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637995) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19252419
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os gêneros textuais são assuntos amplamente trabalhados em sala de aula com os alunos. Para que o professor trabalhe a parte escrita deste conteúdo, o projeto didático é uma das modalidades mais indicadas. Já para as atividades que envolvam leitura, indica-se o uso das sequências didáticas. Com base no exposto, diferencie o projeto didático e a sequência didática e cite um benefício de cada uma destas propostas.
	Resposta Esperada:
O projeto didático envolve, além das atividades de leitura, também a produção de algum material acerca do que foi trabalhado dentro de um único gênero textual. Por exemplo, em um projeto didático acerca de textos publicitários, os alunos devem compreender o gênero textual para em seguida, criarem uma propaganda e colocá-la em exposição para que outros alunos as vejam. Há, portanto, um objetivo e um público-alvo para o que está sendo produzido, o que faz com que o aluno compreenda o gênero no todo para poder aplicar o conhecimento. Já as sequências didáticas buscam apenas familiarizar os alunos com os mais diversos gêneros possíveis, a fim de garantirem a progressão dos objetivos a serem alcançados.
	2.
	Paulo Freire (1997) afirma que ler caracteriza-se pela experiência existencial. Isso consiste em afirmar que, antes de ler palavras, o sujeito lê o mundo no qual está inserido. A leitura é, portanto, uma prática social. A escola, por conseguinte, nem sempre leva em consideração a experiência que o aluno já traz de casa. Com baseno exposto, disserte sobre como se dá o processo de aquisição de conhecimento de mundo pela criança.
FONTE: Paulo Freire. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
	Resposta Esperada:
As crianças adquirem o conhecimento de mundo a partir da sua vivência na família. As primeiras leituras, normalmente orientadas pelos pais, já fazem com que a criança adquira algum conhecimento a partir da mediação efetuada no ato da leitura. As vivências do dia a dia, principalmente na convivência com os familiares, são os principais geradores de conhecimento nas crianças. A partir delas, a criança aprende um pouco da cultura de sua família e da comunidade na qual está inserida. A participação das atividades realizadas na comunidade também auxilia no processo de aquisição de conhecimento de mundo.
Parte inferior do formulário

Outros materiais