Buscar

Estrategias de Leitura

Prévia do material em texto

1.
	A alfabetização é um processo que auxilia a aquisição do sistema de escrita, e o letramento efetiva essa aquisição através das práticas sociais no cotidiano dos sujeitos. Soares (2004, p. 74) postula que "o letramento é considerado como um responsável por produzir resultados importantes: desenvolvimento cognitivo e econômico, mobilidade social, progresso profissional, cidadania". Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma criança alfabetizada sabe ler e escrever, uma criança letrada tem o hábito, as habilidades de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos.
(    ) Alfabetizar é ensinar a ler e escrever e a ter o hábito da leitura.
(    ) Letrar é conduzir a criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, isto é, inseri-la no campo das letras em seu sentido e contexto social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	2.
	Acerca da relação entre leitor e texto, leia o excerto a seguir:
"A partir do pressuposto de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos, Kleiman (2009) interpreta que a atividade de leitura corresponde a uma interação a distância entre leitor e autor via texto. Ao autor, cabe a tarefa de apresentar, da melhor maneira possível, os melhores argumentos, a evidência mais convincente, organizando e deixando no texto pistas formais, a fim de atingir o seu objetivo. A partir daí, o leitor constrói um significado global para o texto,
utilizando-se, sempre que possível, da experiência de vida que antecede o encontro com o texto" (BRUM; BARIN, 2012).
Com base no excerto apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRUM, L. S.; BARIN, N. T. R. Leitura: questões de interação em sala de aula. 2012. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/inletras2012/Trabalhos/4466.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2016.
	 a)
	A leitura sempre será interpretada pelo leitor exatamente da maneira como o autor quis escrever.
	 b)
	A leitura, quando seu objetivo é a obtenção de informações, não precisa ser aprofundada, pois o leitor não precisa construir significados a partir da leitura.
	 c)
	A leitura exige a ativação dos conhecimentos prévios do leitor. Estes conhecimentos prévios devem estar em consonância com o que está dito no texto.
	 d)
	O texto, por ser escrito, não dá ao leitor a possibilidade de dupla interpretação, mesmo que ele não tenha nenhum conhecimento prévio acerca do conteúdo.
	3.
	A aquisição da linguagem oral e escrita é um processo a partir do qual a criança aprende a comunicar-se em sua língua materna. Na linguagem escrita, há alguns traços que caracterizam as fases desta aprendizagem, entre eles os rabiscos no papel, que são muito importantes durante este processo. Acerca da aquisição da escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando a criança faz rabiscos no papel e lhes atribui significado, pode-se afirmar que ela está escrevendo, pois está fazendo uma atividade investigativa sobre a escrita.
(    ) Os rabiscos serão importantes para que a criança possa evoluir gradativamente em sua aprendizagem. Por isso, essas tentativas de escrita devem ser incentivadas e reforçadas.
(    ) Quando a criança desenha ou tenta reproduzir a fala no papel, não se pode considerar que isto seja de fato tentativa de escrita, pois a criança apenas está desenhando.
(    ) Os rabiscos no papel devem ser avaliados pelo professor e, caso não façam sentido, o professor deve repreender a criança e orientá-la a fazer com que seus rabiscos tenham sentido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	A Estética da Recepção é a teoria formulada por Hans Robert Jauss, no final da década de 1960, que retoma a problemática da história da literatura. Aguiar (1993, p. 83) postula que a recepção é "como uma concretização pertinente à estrutura da obra, tanto no momento de sua produção como de sua leitura, que pode ser estudada esteticamente". Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Estética da Recepção pondera a dimensão do efeito e da leitura.
(    ) O foco de investigação da teoria da recepção é o leitor.
(    ) Para Jauss (1994), a interação entre o texto e o leitor desconsidera a dimensão do efeito da leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - V.
	5.
	O ato de leitura é algo aprendido, o que é feito geralmente na escola. Todavia, em muitos momentos, a leitura passou a ser objeto de muitos estudos e reflexões longe do ambiente da escola, transformando-se até em assuntos de pesquisa. Paulo Freire, numa de suas conferências, refere-se à leitura como algo que merece criticidade, pois ela "[...] envolve uma compreensão crítica que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo" (1988, p. 11). Por isso, o ato de ler tem de estar ligado ao mundo dos livros e ao mundo físico. Nesse sentido, é importante que o leitor estabeleça relações entre o que lê e o que vive. Sobre o ato de leitura, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Autores associados/Cortêz, 1988.
	 a)
	O leitor é alguém que é passivo no processo de leitura, pois ele somente tem o papel de decifrar as palavras.
	 b)
	O leitor, ao ler, extrai e constrói significado, sendo, por isso, um indivíduo ativo nesse processo.
	 c)
	Ao ler, o indivíduo decodifica palavras, não havendo necessidade de extrair algum significado.
	 d)
	Ao ler, o indivíduo distancia-se do texto, inexistindo interação entre autor, leitor e texto.
	6.
	Barthes (1971) postula que o texto é um agrupamento de ideias ligadas umas às outras que podem continuar a crescer se relacionadas a outros textos e/ou produções discursivas. Assim, o texto, através do leitor, pode ter variadas direções, estabelecendo conexões com o mundo de significados, constituídas conforme cada sujeito o lê. Sobre o texto, analise as seguintes afirmativas:
I- Segundo Barthes, a leitura expande significados.
II- Barthes ainda acrescenta que a leitura torna o leitor em outro autor, possibilitando novos olhares do leitor para o texto.
III- Conforme postula Barthes, o texto existe antes da leitura realizada por um sujeito.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARTHES, R. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 1971.
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	7.
	O conceito de letramento é visto como um fenômeno que supera o conceito de alfabetização que, em amplas linhas, é um processo que codifica e decodifica a escrita. Assim, a alfabetização dialoga com a perspectiva do letramento. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Percebeu-se que não basta somente alfabetizar, mas é necessário que os estudantes entrem em contato com as mais variadas práticas de uso da língua escrita.
(    ) A funcionalidade da linguagem não pode estar vinculada à percepção dos usos sociais da língua.
(    ) Convive-se diariamente com outdoors, piadas, provérbios, charges, entre outros, o que justifica trabalhar essa realidade em sala de aula, buscando tornaro ensino cada vez mais proficiente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - F - V.
	8.
	Leia a afirmação a seguir:
"Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias" (SOARES, 2004).
De acordo com o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Pode-se considerar que letrar é direcionar a criança a exercitar as práticas sociais de leitura e escrita, inserindo-a no mundo das letras e instigando-a a ter o hábito de ler.
II- A alfabetização compreende decodificar e assimilar os signos linguísticos.
III- O aprendizado da leitura automaticamente faz com que a criança adquira o gosto por ler, pois ela, assim que aprende a ler, automaticamente envolve-se com hábitos desencadeados apenas por intermédio da leitura.
IV- Basta alfabetizar a criança para que ela aprenda a ser letrada. Já no processo de alfabetização, a criança é ensinada a fazer a chamada leitura do mundo a partir de suas práticas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto). Dessa maneira, muitos compositores e escritores brasileiros utilizam esse recurso, elaborando um texto novo a partir de um texto que já existe. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A intertextualidade se materializa nas charges, por exemplo, as quais constantemente se remetem a um assunto polêmico instaurado pelos acontecimentos da vida em sociedade.
(    ) Quanto maior for o nosso conhecimento, mais possibilidades teremos de interpretar a mensagem atribuída por um determinado discurso, de modo a identificarmos o diálogo que este estabelece com os demais.
(    ) A intertextualidade se caracteriza pela citação de um pensamento, uma frase ou um provérbio que esteja relacionado com o assunto referente a um trabalho apresentado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F -  V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	10.
	De acordo com Humberto Eco (1986), embora para cada texto se espere um leitor modelo, que é aquele que imaginamos durante a produção do texto, compreendemos que o leitor se faz produzindo suas próprias estratégias de leitura e compreensão, o que pode ou não atender às expectativas do autor quando escreve. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Com base no texto, podemos inferir que o leitor, ao ler, constrói significados e dialoga com o autor do texto.
II- A leitura é um processo passivo, no qual não ocorre a interação do eu com o outro, pois esta interação só é proporcionada face a face.
III- O leitor, ao ler um texto, compreende e aceita completamente o que foi proposto pelo autor, sendo que a rejeição de hipóteses só ocorre na oralidade.
IV- De acordo com Bakhtin, o mecanismo de interação no processo de comunicação ocorre pela ação recíproca entre os interlocutores que se constituem no texto e no leitor.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1986.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.

Continue navegando