Buscar

CARACTERÍSTICAS DO CRISTÃO AUTÊNTICO

Prévia do material em texto

CARACTERÍSTICAS DO CRISTÃO AUTÊNTICO
(1 João 2.18-26) 
INTRODUÇÃO
Estamos percebemos que João além de anunciar a segurança daquele que é salvo e mostra nessa carta a diferencia entre o crente e o falso crente. Olhando para o texto de nossa reflexão que lemos acima podemos perceber que: O verdadeiro cristão mesmo no tempo de perigosas mentiras não se desvia da verdade que aprendeu.
Veremos nesse sermão quatro lições que demonstram que o verdadeiro cristão não se desvia da verdade em tempos de perigosas mentiras.
I. NÃO SE DESVIA DA VERDADE MESMO NO DIA MAL (vers. 18-19).
1. Vivemos em um tempo de urgência para o anuncio da verdade. “Filhinhos, já é a última hora” João chama esse tempo de a última hora. Essa última hora é momento em que o cristão deve estar alerta. Esse momento que João chama de “última hora” é inaugurado com a ressurreição de Jesus Cristo. E sobre esse momento que o apostolo João falou no versículo 6 desse capitulo.
Aplicação: Caminhamos para um fim. Estamos na espera do retorno de Jesus Cristo. E por isso o verdadeiro cristão deve estar com uma atitude que expresse que está alerta. Não podemos baixar a nossa guarda.
2. É um momento que o espírito do anticristo está operando contra a verdade. “como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora”. O termo “anticristo” tem dois significados, o primeiro é um “Cristo substituto” e o segundo é “opositor de Cristo”. João fala em anticristo nesses dois sentidos: Em um primeiro sentido João deixa claro que surgirá o anticristo escatológico antes da volta de Cristo. No segundo sentido João quer deixar seus ouvintes ciente que o espírito do anticristo já está atuando.
Aplicação: Devemos estar alertas, pois, vivemos em um tempo que é marcado pelo engano e mentira daqueles que deveriam falar a verdade. O verdadeiro Cristão jamais será engando pelo o anticristo.
3. A atuação do anticristo tem seu inicio no meio da igreja. “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos”. João faz um alerta importante que esses falsos Cristos saíram do meio da igreja. Eles saíram porque nunca pertenceram a igreja.
Aplicação: Ser membro de uma igreja não garante que a pessoa pertença a Cristo. Assim como esses falsos crentes que João denuncia a saída da igreja mostra a verdadeira natureza dessas pessoas. O verdadeiro crente ele persevera até o fim, não importa as dificuldades.
II. NÃO SE DESVIA DA VERDADE, POIS, É GUIADO PELO ESPÍRITO (vers. 20-21).
1. Presença do Espírito Santo na vida do crente. “E vós possuís unção que vem do Santo”. O apostolo João agora fala que o cristão tem um grande aliado contra o anticristo, a unção que vem do Santo. A unção (derramar óleo na cabeça) no Antigo Testamento era usada para escolha de: reis, sacerdotes e profetas. Esse óleo significava a presença do Espírito de Deus sobre o ungido. No caso do texto João diz que o verdadeiro crente tem a presença do Espírito Santo em sua vida.
Aplicação: O Espírito Santo é privilégio para todos os crentes. O cristão verdadeiro foi selado com Espírito Santo demonstrado que é propriedade de Deus e que nasceu de novo.
2. Um conhecimento que vem do alto. “e todos tendes conhecimento. Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade.”. Um outro aliado que João diz que o verdadeiro cristão tem é o conhecimento. E esse conhecimento adquirido pela verdade. E essa verdade é o Evangelho de Cristo que foi pregado pelos apóstolos e registrados nas Escrituras. E o verdadeiro Evangelho não procede nenhuma mentira.
Aplicação: O verdadeiro conhecimento não é conquistado de forma esotérica, ou mística. Ele adquirido através do evangelho de Cristo que foi pregado pelos apóstolos e registrados nas Escrituras.
III. NÃO SE DESVIA DA VERDADE, POIS, NÃO SEGUE A MENTIRA (vers. 22-23).
1. Denunciando o falso mestre. “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho”. João faz a denuncia dos falsos mestres que estavam prejudicando a igreja. O falso mestre ele esta a serviço do anticristo e não do verdadeiro Cristo, por isso João o denuncia.
Aplicação: Devemos denunciar publicamente aqueles que são falsos mestres, falsos pastores e falsos lideres. Não podemos suportar esses servos do anticristo em nosso meio.
2. Denunciando o falso ensino. “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho.” João também deixa claro no texto que o falso mestre vai ensinar um falso ensino. Que falso ensino era esse? E o que atacava? A encarnação de Cristo, a doutrina do nascimento virginal, a morte expiatória de Cristo, a ressurreição de Cristo e como também a divindade de Cristo.
Aplicação: O falso ensino destrói não apenas a existência de uma igreja como também a vida das pessoas que participam dessa igreja. Assim como não podemos suportar um falso mestre na igreja, não podemos suportar falsos ensinos no lugar do verdadeiro.
3. Denunciando a falsa conversão. “Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai.”. João no texto vai demonstrar que negação do Filho também é uma negação do Pai. Pois, conhecemos o Pai através do Filho. Aqueles que fazem isso não são pessoas convertidas.
Aplicação: O nosso relacionamento com o Pai precisa passar pelo nosso relacionamento com o Filho. Negar a Jesus é está separado de Deus, porque a nossa comunhão com Deus depende de nossa resposta a Cristo.
IV. NÃO SE DESVIA DA VERDADE, POIS ESTÁ FIRMADO NA PALAVRA (vers. 24-26).
1. Permanece no que ouviu desde o inicio. “Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai.”. O alerta aqui é em relação a importância do cristão permanecer naquilo que foi ensinando no inicio. E que João está falando sobre “o que ouvistes desde o princípio” e simplesmente sobre o Evangelho de Cristo.
Aplicação: O cristão deve ser conservador em sua teologia. Ele jamais pode ter coceira nos ouvidos para correr atrás de novos mestres e dando ouvido a qualquer um. Isso é algo que pode levar quem faz a não ter comunhão com Deus “permanecereis vós no Filho e no Pai”.
2. A permanência no Evangelho é a grande proteção contra o engano. “E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna. Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar.”. O evangelho é onde o cristão deve colocar a sua confiança e segurança. João lembra que aqueles que permanecem no verdadeiro Evangelho não são enganados pelos falsos mestres.
Aplicação: Aqueles que conhecem o evangelho de Cristo não são enganados pelos falsos mestres ou pela atuação do anticristo.
CONCLUSÃO.
O verdadeiro cristão mesmo no tempo de perigosas mentiras não se desvia da verdade que aprendeu.
Estamos vivendo a última hora, um momento que devemos estar alertas. O verdadeiro cristão espera de forma confiante o retorno de Cristo.
Saiba que o verdadeiro Cristão não se encontra sozinho. Ele é selado pelo Espírito Santo.
Tendo as Escrituras como a nossa proteção não somos enganados por falsas doutrinas e somos levados também a conhecer quem é Jesus.

Continue navegando