Buscar

Direito Trabalhista 01

Prévia do material em texto

Direito Trabalhista
Questão cód. 1038235
1)	Considere as seguintes proposições:
I. É considerado trabalhador rural o motorista que trabalha no âmbito de empresa cuja atividade é preponderantemente rural, considerando que, de modo geral, não enfrenta o trânsito das estradas e cidades.
II. A pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador que explora atividade agroeconômica em prédio rústico é considerada empregado rural.
III. Ainda que exerça atividade rural, o empregado de empresa industrial ou comercial é classificado de acordo com a categoria do empregador.
IV. O elemento preponderante para definir a figura do empregado rural é o local da prestação de serviços.
a)	somente as proposições I e II estão corretas
b)	somente as proposições I, II e III estão corretas
c)	somente a proposição IV está correta
d)	todas as proposições estão corretas
e)	nenhuma proposição está correta
 	
Gabarito: "b" Sua resposta: "b"
 
Questão cód. 1111206
2)	De acordo com os Planos de Benefícios da Previdência Social, o auxílio-doença será pago ao segurado empregado a partir
a)	da apresentação do atestado médico à empresa.
b)	da sexta semana do início da incapacidade mental e física.
c)	do décimo sexto dia do afastamento das atividades.
d)	do parecer clínico do médico da empresa, após dois dias.
e)	do quinto dia do afastamento das atividades por incapacidade física.
 	
Gabarito: "c" Sua resposta: "a"
 
Questão cód. 1111261
3)	A antecipação da tutela concedida na sentença não comporta impugnação pela via do mandado de segurança, por ser impugnável mediante
a)	embargos.
b)	recurso ordinário.
c)	ação cautelar.
d)	recurso de revista.
e)	embargos de declaração.
 	
Gabarito: "b" Sua resposta: "c"
 
Questão cód. 1194651
4)	Considere as seguintes afirmativas:
1. Consoante a jurisprudência predominante, é desnecessário que, ao tempo da reclamação sobre equiparação salarial, reclamante e paradigma estejam a serviço do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situação pretérita.
2. De acordo com a jurisprudência predominante, presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, é irrelevante a circunstância de que o desnível salarial tenha origem em decisão judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal ou de tese jurídica superada pela jurisprudência de Corte Superior.
3. Conforme a jurisprudência do TST, para os fins previstos no § 2º do art. 461 da CLT, só é válido o quadro de pessoal organizado em carreira quando homologado pelo Ministério do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigência o quadro de carreira das entidades de direito público da administração direta, autárquica e fundacional aprovado por ato administrativo da autoridade competente.
4. Segundo o TST, o conceito de mesma localidade enunciado no art. 461 da CLT diz respeito à mesma célula empresarial, sendo vedada a equiparação com paradigma lotado em estabelecimento diverso do paragonado.
Assinale a alternativa correta.
a)	Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b)	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
c)	Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
d)	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e)	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
 	
Gabarito: "e" Sua resposta: "d"
 
Questão cód. 1209477
5)	Assinale a alternativa INCORRETA:
a)	O trabalhador com menos de 18 anos tem capacidade de ser parte no processo judicial, sendo, para tanto, representado, com menos de 16 anos, ou assistido, com idade entre 16 e 18 anos, mas não tem capacidade processual, pois esta é conferida ao representante ou assistente.
b)	O jus postulandi é a capacidade de postular em juízo, portanto, no processo do trabalho é a capacidade conferida por lei às partes, como sujeitos da relação de emprego, para postular diretamente em juízo, sem necessidade de serem representadas por advogado.
c)	A responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, salvo se beneficiária de justiça gratuita.
d)	Tratando-se de empregado que não tenha obtido o benefício da justiça gratuita, ou isenção de custas, o sindicato que houver intervindo no processo responderá subsidiariamente pelo pagamento das custas devidas.
 	
Gabarito: "d" Sua resposta: "d"
 
Questão cód. 1216725
6)	João moveu reclamação trabalhista em face da empresa Omega Industrial, tendo atribuído à causa o valor total das verbas pleiteadas no importe de R$ 3.000,00. Na audiência UNA designada a empresa reclamada não compareceu, e o juiz verificou que a citação não fora realizada porque o reclamante havia fornecido o endereço incorreto da reclamada, absolutamente diverso daquele anotado em sua Carteira Profissional. De acordo com a CLT, o juiz deve
a)	aplicar a penalidade da revelia e confissão da reclamada.
b)	abrir prazo para que o reclamante informe o endereço correto da reclamada, determinando a designação de nova audiência.
c)	determinar o retorno do processo à secretaria da vara para tentativa de localização da reclamada.
d)	determinar a citação da reclamada por edital.
e)	determinar o arquivamento da reclamação trabalhista e condenação do reclamante ao pagamento de custas sobre o valor da causa.
 	
Gabarito: "e" Sua resposta: "d"
 
Questão cód. 1221626
7)	NÃO corresponde ao entendimento sumulado pelo TST sobre terceirização:
a)	A responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços abrange apenas as verbas contratuais, referentes ao período da prestação laboral, não abrangendo indenizações por danos morais ou materiais eventualmente constantes de decisão judicial.
b)	O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto aquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste do título executivo judicial.
c)	A responsabilidade subsidiária dos entes integrantes da Administração pública não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada.
d)	A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração pública direta, indireta, ou fundacional.
e)	Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços especializados ligados à atividade meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta.
 	
Gabarito: "a" Sua resposta: "d"
 
Questão cód. 1222329
8)	A reversão do empregado ao cargo efetivo anteriormente ocupado, deixando o exercício da função de confiança, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho
a)	só é considerada alteração unilateral do contrato individual de trabalho se não houver autorização do sindicato da categoria.
b)	é considerada alteração unilateral do contrato individual de trabalho se não houver consentimento do empregado.
c)	é considerada alteração unilateral do contrato individual de trabalho independente do consentimento do empregado.
d)	não é considerada alteração unilateral do contrato individual de trabalho.
e)	só não é considerada alteração unilateral do contrato individual de trabalho se não houver prejuízo para o empregado.
 	
Gabarito: "d" Sua resposta: "a"
 
Questão cód. 1500148
9)	Assinale a alternativa INCORRETA conforme jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho:
a)	O sequestro de verbas públicas para satisfação de precatórios trabalhistas só é admitido na hipótese de preterição do direito de precedência do credor, a ela não se equiparando as situações de não inclusão da despesa no orçamento ou de não pagamento do precatório até o final do exercício, quando incluído no orçamento.
b)	O Presidente do TRT, em sede de precatório, tem competência funcional para declarar a inexigibilidade do título judicial exequendo, com fundamento no art. 884, § 5º, da CLT, ante a natureza meramente administrativa do procedimento.
c)	É indevido o sequestro de verbas públicas quando o exequente/requerente não se encontra em primeiro lugar na lista deordem cronológica para pagamento de precatórios ou quando não demonstrada essa condição.
d)	Há dispensa da expedição de precatório, na forma do art. 100, § 3º, da CF/1988, quando a execução contra a Fazenda Pública não exceder os valores definidos, provisoriamente, pela Emenda Constitucional nº 37/02, como obrigações de pequeno valor, inexistindo ilegalidade, sob esse prisma, na determinação de sequestro da quantia devida pelo ente público.
e)	Em sede de precatório, por se tratar de decisão de natureza administrativa, não se aplica o disposto no art. 1º, V, do Decreto-Lei nº 779, de 21.08.1969, em que se determina a remessa necessária em caso de decisão judicial desfavorável a ente público.
 	
Gabarito: "b" Sua resposta: "b"
 
Questão cód. 1525076
10)	Com relação à jornada de trabalho, conforme o disposto na CLT, assinale a alternativa correta.
a)	Ocorrendo necessidade imperiosa, deverá a duração do trabalho exceder do limite legal ou convencionado.
b)	O salário-hora normal, no caso de empregado mensalista, será obtido dividindo-se o salário mensal correspondente à duração do trabalho a que se refere o artigo 58 da CLT, isto é, ao que não exceda 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite, por 30 (trinta) vezes o número de horas dessa duração.
c)	Os empregados sob o regime de tempo parcial poderão prestar horas extras.
d)	O excesso de horário será exigido mediante acordo ou contrato coletivo.
e)	Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda 30 (trinta) horas semanais.
 	
Gabarito: "b" Sua resposta: "d"

Continue navegando