Buscar

FICHAMENTO - Tailored Submaximal Step Test for VO2max Prediction in Healthy Older Adults

Prévia do material em texto

FICHAMENTO – TCC
LUCAS JORGE FREITAS – 02410030998
REFERÊNCIA: POGLIAGHI, S. et al. “Tailored” Submaximal Step Test for VO2max Prediction in Healthy Older Adults. Journal of Aging and Physical Activity, Verona, v. 22, n. 2, p. 261-268, 2014. ISSN 1063-8652.
PALAVRAS-CHAVE: aging, aerobic fitness, physical activity
OBJETIVOS: Desenvolver e validar uma versão submáxima “sob medida” individualmente adaptada do teste Astrand-Rhyming (A-R) do degrau, chamada tA-R, adequada para a previsão do VO2máx em idosos saudáveis. Nossa hipótese é que nosso teste do degrau tA-R será viável para todos os indivíduos e fornecerá uma previsão precisa do VO2máx individual. Além disso, testaremos a possível existência e desempenho de uma nova equação preditiva alternativa àquela originalmente proposta por A-R.
DELINEAMENTO: Estudo descritivo e de delineamento transversal.
LOCAL: Universidade de Verona, Verona, Itália. 2013.
PARTICIPANTES: Sessenta indivíduos saudáveis (30 homens e 30 mulheres), entre 60 e 80 anos.
MEDIDAS E PRINCIPAIS RESULTADOS: Os indivíduos realizaram o teste cicloergométrico até a exaustão sob condições ambientais padronizadas e confortáveis ​​(temperatura ambiente 19–22 ° C, umidade relativa 55–65%), 2 horas após uma refeição leve. Após um aquecimento de 3 minutos a 30 W, a carga de trabalho foi aumentada gradativamente em 10 W / min até a exaustão voluntária. Uma relação de troca respiratória (R)> 1,1 e uma frequência cardíaca (FC) superior a 90% do máximo previsto com base na idade foram os critérios aceitos para esforço máximo. Depois disso, os indivíduos foram solicitados a se recuperar por 60 minutos e beber 500 ml de água. Em seguida, os sujeitos realizaram um teste de degrau de etapas de 5 minutos a uma altura padrão de 30 cm, escolhida para produzir um ângulo de quadril ideal de 70–75 °. A gradação da intensidade do teste do degrau em diferentes indivíduos foi obtida da seguinte forma: Um VO2 alvo (tVO2) foi calculado como 60% do VO2máx antecipado pelo TRIMP (tempo de treinamento = (minutos) x frequência cardíaca média [bpm]), protocolo desenvolvido por A-R. A taxa de escalonamento necessária para atingir o tVO2 foi calculada como o ritmo do degrau (passos/min), e à altura do passo (igual a 0,3m) e tVO2 é o VO2 alvo (ml · kg – 1 · min – 1).
A cadência do passo foi imposta por um metrônomo como frequência de passo vezes 4 em uma sequência alternada: pé direito para cima, pé esquerdo para cima, pé direito para baixo, pé esquerdo para baixo.
Para desenvolver e validar uma versão "sob medida" do teste do degrau Åstrand-Ryhming (tA-R), adequado para a predição do VO2max em idosos saudáveis, modificamos o teste do degrau AR usando uma altura de degrau uniforme (30 cm) e uma variável taxa de passos, que foi escolhida com base na aptidão individual prevista. Testamos (a) a viabilidade do teste modificado para idosos saudáveis, (b) a precisão da previsão indireta do VO2máx em comparação com a medição direta (por teste incremental até a exaustão), e (c) a possível existência e desempenho de uma equação preditiva alternativa à originalmente proposta por Åstrand e Ryhming.
Os resultados do estudo são que (a) o teste do degrau tA-R foi viável para todos os sujeitos do estudo, (b) o teste do degrau tA-R forneceu uma previsão precisa do VO2max medido diretamente em um adulto mais velho saudável, e (c) uma equação linear múltipla alternativa incluindo a idade e os dados de teste “adaptados” (FC, VO2), o VO2máx predito com mais exatidão e precisão em comparação com a equação AR tradicional.
O estudo desenvolveu um teste do degrau tA-R, aplicável a uma população com aptidão aeróbia reduzida e altamente variável. O teste modificado mantém a mesma simplicidade, rapidez, segurança e eficiência geral do teste original. Além disso, ele fornece uma previsão precisa (imparcial) do VO2max em homens e mulheres. 
Embora o teste direto de aptidão aeróbia (ou seja, teste incremental até a exaustão com ECG e monitoramento de troca gasosa) seja recomendado em indivíduos com alto risco coronariano ou na doença, testes submáximos indiretos devem ser levados em consideração em indivíduos com risco médico baixo e moderado associado ao exercício. 
Em conclusão, o teste de degrau submáximo tA-R oferece uma alternativa prática e válida a outros testes indiretos para predição da aptidão aeróbia em adultos mais velhos. O conhecimento desse parâmetro funcional é de grande utilidade prática como indicador da saúde geral do indivíduo, fator de risco independente para doenças cardiovasculares degenerativas, preditor de vida independente em idosos e instrumento quantitativo para monitoramento de atividade física e prescrição de exercícios.
COMENTÁRIOS: O estudo possui uma excelente metodologia com situações e condições praticamente perfeitas para realização dos testes baseado nos protocolos da American College of Sports Medicine e a American Thoracic Society, tendo uns dos resultados mais confiáveis para a aplicabilidade do teste do degrau para predição da capacidade física e o VO2máx.

Continue navegando