Buscar

Educação: Compreensão e Planejamento

Prévia do material em texto

1.
	Conforme Freire (2002, p. 25), "é preciso que, desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e (re)forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado", ou seja, o ensinar não é uma mera transferência de conteúdos. Sobre como o professor e o aluno devem compreender a ideia de aprender, analise as sentenças a seguir:
I- O professor e o aluno necessitam compreender que são sujeitos construtores de novas ideias.
II- Cabe somente ao professor a responsabilidade de incutir novas ideias, que serão inseridas no educando através de conteúdos aleatórios.
III- Ao aluno cabe construir e desconstruir, se necessário, novos conceitos, deixando de lado o que já foi aprendido.
IV- Ao aluno e ao professor cabe a construção e a desconstrução do conhecimento em toda sua vida educacional e profissional.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Ao se tratar de educação, não podemos deixar de reconhecer os quatro pilares da educação que foram apresentados na Comissão Internacional sobre a Educação do século XXI, relatório este para a UNESCO. São eles: o aprender a conhecer; o aprender a fazer; o aprender a viver junto; o aprender a ser. Sobre o idealizador desses pilares, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Decrolly.
	 b)
	Jean Piaget.
	 c)
	Paulo Freire.
	 d)
	Jacques Delors.
	3.
	Quando tratamos do planejamento, estamos nos remetendo a um processo que envolve análise, previsão e reflexão, que são essenciais para termos a possibilidade de um planejamento e assim alcançar êxito em nosso trabalho pedagógico. Cabe ressaltar que existem alguns tipos de planejamento, dentre eles temos um que é um documento que será elaborado pelos professores a partir do planejamento curricular. O professor encontrará nas Diretrizes Curriculares Nacionais materiais que auxiliarão na construção de seu planejamento de ensino. Sobre esse planejamento, analise as opções a seguir:
I- Planejamento curricular.
II- Planejamento didático ou de ensino.
III- Planejamento escolar.
IV- Planejamento de um sistema educacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção II está correta.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	As opções III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
	4.
	Todo profissional da educação necessita ter bem claro que ao adentrar nesta profissão, a de ser professor, precisa estar a todo momento buscando aperfeiçoar-se, construindo e reconstruindo seus saberes. De acordo com Pimenta (1999 apud CUNHA, 2007, p.7-8), "a mobilização dos saberes dos professores, referidos por ela como saberes da docência, é um passo importante para mediar o processo de construção da identidade profissional dos professores. Sob este aspecto, indica que esses saberes são constituídos por três categorias". Sobre essas três categorias, analise as sentenças a seguir:
I- Os saberes da experiência, os saberes do conhecimento e os saberes pedagógicos.
II- Os saberes da universidade, os saberes dos livros e os saberes pedagógicos.
III- Os saberes acumulados, os saberes mecanizados e os saberes específicos.
IV- Os saberes tradicionais, os saberes desestruturados e os saberes experienciais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PIMENTA, S. G. Formação de Professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista Nuances, V.3, p.5-13, set. 1999.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	O formar-se no cotidiano profissional nos leva a perceber que, enquanto profissionais da educação, estamos em constante movimento de busca de conhecimentos e de troca de diversas informações, buscando assim a integralidade do homem. Nesta caminhada, nos deparamos também com diversas ideologias, as quais são denominadas pelo momento histórico e social, por suas tendências, entre outras. Assim, não é somente realizando leituras de livros que construiremos uma base sólida em nossa prática diária, é necessário a presença de dois polos essenciais. Sobre esse polos, analise as sentenças a seguir:
I- O professor como agente e a escola como organização.
II- O professor como organizador e a escola como agente.
III- O professor como repassador e a escola como empresa.
IV- O professor como empregado e a escola como instrutora.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Relativo ao triangulo do conhecimento de Nóvoa (saber da experiência, saber da pedagogia, saber das disciplinas), o qual nos determina que necessitamos possuir uma visão mais consciente com relação aos saberes e suas ligações, observa-se que os saberes não podem ser fragmentados, mas sim religados, realizando uma releitura dos saberes. Sobre o triângulo do conhecimento e as áreas de saberes, analise as sentenças a seguir:
I- O saber da experiência (professores da EJA); o saber da pedagogia (especialistas em psicologia da educação); e os saberes das disciplinas (professores das áreas de sociologia e filosofia).
II- O saber da experiência (especialistas em suas áreas de ação); o saber da pedagogia (especialistas em alfabetização); e os saberes das disciplinas (professores formados em Anos Iniciais).
III- O saber da experiência (professores); o saber da pedagogia (especialistas em ciências da educação); e os saber das disciplinas (especialistas dos diferentes domínios do conhecimento).
IV- O saber da experiência (professores); o saber da pedagogia (especialistas em gestão escolar); e os saberes das disciplinas (orientadores e supervisores escolares).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	7.
	Toda escola possui em sua área pedagógica o planejamento. Ele pode ser curricular, diário, entre outros. No planejamento diário, encontramos os conteúdos de ensino. Sobre os conteúdos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conteúdos são um conjunto de habilidades e conhecimentos.
	 b)
	Conteúdos são vistos como um fim em si mesmo.
	 c)
	Conteúdos devem ser deixados em segundo plano.
	 d)
	Conteúdos são a acumulação de matérias no ano letivo.
	8.
	Todo professor necessita dar dinamicidade a suas aulas, pois, com isso, tornará seus encontros com os alunos mais agradáveis e eficazes. É possível observar que alguns professores ainda mantêm dinâmicas engessadas. De acordo com Freire (2002, p. 39): "ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação". Sobre a postura do professor diante da construção do conhecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor deve buscar manter sua posição de detentor do conhecimento e inibir toda e qualquer possibilidade de discussão.
(    ) O professor deve instigar os alunos para o questionamento reflexivo em sala de aula junto às atividades realizadas.
(    ) O professor precisa construir novas maneiras de debater os conteúdos em sua aula, aguçando a curiosidade de seus alunos.
(    ) O professor precisa manter a ordem em sua sala de aula, eximindo todos os alunos de dar sua contribuição na construção do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
Parabéns! Vocêacertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	9.
	Os conteúdos tratados na escola precisam ser vistos como um dos elementos essenciais. Ao tratar desse tema, é preciso ter clara a ideia de que ele é um conjunto de conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagogicamente. Sobre os conteúdos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os conteúdos englobam conceitos, ideias, métodos de compreensão e aplicação.
	 b)
	Os conteúdos são apresentados somente tendo os livros didáticos como base.
	 c)
	Os conteúdos englobam estudos e trabalhos mecanizados solicitados.
	 d)
	Os conteúdos determinam uma mera prática diária de repasse de informações.
	10.
	O professor em seu cotidiano necessita "saber se expressar, consultar, questionar, fazer planos, tomar decisões, estabelecer  compromissos e partilhar tarefas. Essas ações, envolvendo aspectos práticos, éticos e estéticos, podem ser relativamente simples, como é o caso de escolher o que preparar para uma refeição ou um trajeto. Outras vezes, são complexas, como estabelecer prioridades num orçamento e atribuir responsabilidades na realização de um projeto" (REVISTA ESCOLA, s.d.). Nesse sentido, podemos compreender que na escola as atividades em grupo auxiliam para alguns aspectos. Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualificam para o despreparo do aluno em sociedade.
(    ) Qualificam para os desafios encontrados no cotidiano.
(    ) Qualificam a partir de uma aprendizagem ativa e interativa.
(    ) Qualificam para movimentos sem objetivos claros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: REVISTA ESCOLA. O aprendizado do trabalho em grupo. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/aprendizado-trabalhogrupo-451879.shtml. Acesso em: 26 abr. 2016.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Sua resposta está correta.
Parte inferior do formulário

Continue navegando