Buscar

SIMULADO BASES DE GESTÃO

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O mercado de moda é um dos segmentos mais lucrativos do mundo. A cada ano, a indústria desse universo movimenta milhões de dólares através das marcas de vestuário, acessórios e perfumaria.  No entanto, paralelo a este sucesso, a indústria fashion carrega consigo o título de segunda mais poluente, perdendo apenas para o petróleo. Isso se deve, em partes, pela sua atuação em temporadas. No mínimo, uma marca de moda deve produzir por ano quatro coleções, cada uma associada a uma estação. Essa alta rotatividade impulsiona o consumo, fazendo com que as peças possuam menor tempo de vida e maior volume de descarte.  Outro processo ligado a essa rotatividade é o grande número de peças em estoque por parte dos lojistas. Caso uma coleção não obtenha o volume de vendas desejado, vai para as liquidações, onde consegue-se um valor menor pela sua venda.
Durante a crise econômica de 2016, a Riachuelo percebendo este cenário, resolveu modificar sua atuação. Ao invés de fabricar e enviar para as lojas um alto volume, a Riachuelo trabalhou por demanda. Peças mais compradas eram mais fabricadas e peças com recepção mais difícil por parte do consumidor não eram repostas. A alimentação destes dados acontecia em tempo real, através de um software que ligava lojas, a presidência da empresa e os chefes da da linha de produção. Este novo processo fez com que toda sua gestão fosse revisitada, modificando assim, de mecanicista para uma gestão sistêmica.
É possível afirmar, EXCETO por:
		
	 
	Devido ao cenário volátil em que se encontrava, a Riachuelo entendeu que o foco nos resultados era essencial. Por isso, ao optar por ligar a presidência da empresa aos líderes da linha de produção, implantou uma comunicação vertical que fortaleceu a velocidade dos processos e ampliou os lucros.
	
	Ao ligar lojas, nível estratégico e produção, a Riachuelo promoveu um plano de controle, embasado em manter nas lojas aquilo que era mais buscado pelo consumidor, evitando assim grande volume de estoques que posteriormente poderiam virar liquidações.
	
	A linha de produção da Riachuelo se mostrou extremamente dinâmica, pois atendia as demandas advindas das lojas em tempo real.
	 
	A Riachuelo passou a focar seus esforços em várias frentes, como controle de estoques e acompanhamento das demandas dos clientes, e não apenas no volume de produção. Isso é uma característica essencial da visão sistêmica de gestão.
	
	Ao se ajustar nas demandas do mercado e especialmente ao cenário de crise, a Riachuelo se mostrou altamente eficaz em atuar no que chamamos de contingência.
	Respondido em 16/05/2020 15:48:00
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Microambiente de uma organização, também chamado de Ambiente Tarefa, é aquele onde estão as relações com clientes, fornecedores, mercado de trabalho, concorrentes e stakeholders em geral. Para compreender este ambiente, devemos ignorar as relações com:
		
	
	O ambiente interno.
	
	As variáveis culturais.
	 
	Nenhuma das alternativas.
	
	A organização.
	
	As variáveis demográficas.
	Respondido em 16/05/2020 15:41:04
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Ao analisar a estrutura organizacional das organizações, precisamos compreender seus organogramas. Eles dizem muito sobre como uma empresa desenvolve suas atividades. A holocracia, é uma abordagem recente, na qual existem menos departamentos e mais círculos de equipes, menos ordens da chefia e mais autogestão para assumir responsabilidades e, por fim, menos demora e mais rapidez. Esse modelo pode ser considerado uma evolução da:
		
	
	Estrutura piramidal.
	 
	Estrutura matricial.
	
	 Organização ágil.
	
	Estrutura funcional.
	 
	Estrutura divisional.
	Respondido em 16/05/2020 15:47:31
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A fábrica de equipamentos de respiradores, de uso hospitalar, utiliza uma série de controles em sua produção. Quando as matérias-primas que compõem a estrutura da base chegam, elas são inspecionadas para ver se não possuem algum defeito, que possa a vir quebrar.
Que tipo de controle é feito neste momento, de acordo com (SOBRAL; PECI, 2008)?
		
	 
	Preventivo
	
	Comparativos
	
	Simultâneos
	
	Básicos
	
	Posteriores
	Respondido em 16/05/2020 15:43:45
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Indiscutivelmente os profissionais da área de Gestão de Pessoas terão que superar alguns desafios. Leia as afirmações a seguir:
I - É preciso considerar as leis e regulamentações do setor para delinear as estratégias de Recursos Humanos.
II - As políticas de diversidade de contratação de colaboradores prejudica a pluralidade organizacional e o espaço para criação de narrativas multiculturais.
III - Compreender o valor estratégico que as pessoas tem para as organizações, destacando sua importância para o alcance dos resultados. 
Qual a alternativa que apresenta a(s) afirmação(s) falsa(s)?
		
	
	I e III
	
	I, II e III
	
	Apenas III
	 
	Apenas II
	
	Apenas I
	Respondido em 16/05/2020 15:45:35
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os 4 P do MIX de Marketing, considerados TRADICIONAIS, pois eram utilizados  no início com uma visão mais restrita, são:
		
	
	Produto, Pessoas, Performance e Preço
	 
	Produto, Praça, Promoção e Preço
	
	Planejamento, Planos, Perspectiva e Prós
	
	Pessoas, Processos, Programas e Performance
	
	Planos, Produto, Praça e Promoção
	Respondido em 16/05/2020 15:46:11
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para compreender essa movimentação de mercado proporcionada pela globalização, algumas empresas se internacionalizaram junto com a globalização. Neste último estágio de um longo processo de internacionalização da economia, que teve seu início no fenômeno da globalização ao final do século XX, surgem algumas empresas, como a Shell, com as seguintes características:
Possuem uma estrutura mais dispersa pulverizando o capital acionário.
Conferem mais autonomia às suas filiais.
Seus produtos podem ser adaptados às peculiaridades de outros países.
Neste contexto podemos afirmar que estamos tratando de empresas:
		
	
	Multinacionais
	
	Internacionais
	
	Globais
	
	Nacionais
	 
	Transnacionais
	Respondido em 16/05/2020 15:48:12
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Sobre o Oligopólio, assinale a alternativa correta:
		
	 
	O oligopólio é uma estrutura de mercado que se situa entre a concorrência perfeita e o monopólio.
	
	Todas alternativas acima
	
	A telefonia móvel e serviços bancários NÃO são exemplos de oligopólios no Brasil
	 
	Em um oligopólio, o número de ofertantes ( empresas) é extremamente grande
	
	No Brasil, não temos um setor produtivo com oligopólios
	Respondido em 16/05/2020 15:46:48
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Técnico em Contabilidade do Unilab‒ 2019) Suponha que uma empresa produz dois produtos, A e B, aos quais já tenham sido alocados os seguintes custos diretos: A- $100.000 e B- $250.000.
Os custos indiretos de fabricação (CIF) a serem alocados aos produtos são os seguintes:
· Depreciação de equipamentos= $50.000 
· Manutenção de equipamentos= $35.000 
· Energia elétrica= $25.000 
· Supervisão da fábrica= $15.000 
· Outros CIF= $5.000
OBS.: Fazer o rateio baseado nas horas/máquinas trabalhadas. O produto A consumiu 400 h/máquinas, o produto B consumiu 600 h/máquinas.
Após apurado o custo total dos produtos A e B, temos respectivamente os seguintes valores:
		
	 
	152.000,00 e 328.000,00
	
	328.000,00 e 152.000,00
	
	152.000,00 e 130.000,00
	
	152.000,00 e 350.000,00
	
	152.000,00 e 250.000,00
	Respondido em 16/05/2020 15:41:26
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na área de vendas, temos algumas ferramentas que colaboram com a formação de preços analisando diferentes aspectos que vão inteferir na formação desse valor, desta forma, sendo o metódo Survey, um desses utilizados, analise a alternativa que mostracorretamente seu conceito:
		
	
	Esse método colabora que a empresa saiba extamente quanto deve coprar pelo produto
	
	Há apenas uma maneira precisa de definir em qual circunstância deve-se usar ou não esse tipo de ferramenta independentemente da organização ou do produto, é um tipo de pesquisa muito fechada em sua estrutura.
	 
	Esse método é uma forma de coletar dados e informações a partir de características e opiniões de grupos de indivíduos, para saber se as pessoas comprariam e seus diferentes níveis de preços.
	
	Esse método mostra os dados dos custos de um determinado produto e assim ajuda a organização na definização de um valor
	
	Esse método possibilita que as pessoas que utilizam o determinado produto possa conhecer mais sobre ele, é uma forma de fazer marketing. 
	Respondido em 16/05/2020 15:47:31
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre a teoria geral dos sistemas, é possível afirmar:
I -Na gestão, a teoria nos ajuda a entender a organização como um sistema, um organismo vivo que interage com o ambiente em que está inserido.
II-Ela deve ser analisada a partir do conceito de totalidade, levando-se em consideração o conjunto das partes que compõem o todo e se inter-relacionam mutuamente.
III-Um sistema é algo único e padronizado e dificilmente se relaciona com outros sistemas.
Sobre as afirmações acima, podemos afirmar:
		
	
	I está correta
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	I, II e III estão corretas
	
	II e III estão corretas
	 
	I e II estão corretas
	Respondido em 26/05/2020 08:49:24
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Microambiente de uma organização, também chamado de Ambiente Tarefa, é aquele onde estão as relações com clientes, fornecedores, mercado de trabalho, concorrentes e stakeholders em geral. Para compreender este ambiente, devemos ignorar as relações com:
		
	
	As variáveis culturais.
	
	A organização.
	 
	Nenhuma das alternativas.
	
	O ambiente interno.
	
	As variáveis demográficas.
	Respondido em 16/05/2020 15:53:31
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Já sabemos que o planejamento é fundamental para as organizações, uma vez que ele auxilia na conquista de mercados, retenção de clientes, relacionamento com fornecedores, entre diversos outros fatores. Assinale a alternativa que NÃO indica uma vantagem competitiva possibilitada pelo planejamento:
		
	 
	Atender às expectativas do governo.
	
	Alinhamento organizacional.
	
	Foco.
	
	Maximização da eficiência.
	
	Autoconhecimento organizacional.
	Respondido em 26/05/2020 08:02:50
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	 As necessidades humanas estão dispostas obedecendo a uma hierarquia.  Segundo esta teoria de Maslow, quando as necessidades superiores começam a se manifestar?
		
	 
	Somente quando as necessidades primárias forem satisfeitas.
	
	Com a experiência profissional.
	
	Quando parte das necessidades primárias já estão satisfeitas.
	
	Com o amadurecimento do ser humano, onde a pessoa começa a perceber o real valor das coisas.
	
	Não existe uma razão estabelecida, cada indivíduo terá uma percepção diferente das necessidades.
	Respondido em 26/05/2020 08:06:22
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As ações de gerenciamento das atividades financeiras da Organização devem ser realizadas com o cuidado de verificar se a empresa está equilibrada e gerando lucros, ajudando a compreender o seu desempenho, tornando os processos decisórios mais assertivos. As funções financeiras, no entanto, podem ser desempenhadas por diversas pessoas que atuarão com o gestor financeiro, dependendo da forma como as empresas estão organizadas, do porte e das atividades que desenvolvem. Assim sendo, quem desempenha as funções financeiras em uma pequena empresa?
 
		
	
	Contador
	 
	Proprietário
	
	Gerente Financeiro
	
	Administrador
	
	Técnico de Contabilidade
	Respondido em 26/05/2020 08:08:55
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Renê está empolgadíssimo com a sua nova proposta de Marketing para a empresa Maná Ltda. Renê sabe que "o sucesso financeiro de uma empresa depende de suas habilidades de marketing" como já afirmavam Kotler e Keller (2018, p.2). Renê ainda não apresentou a sua proposta aos outros gestores, mas pode-se afirmar que para ela ser uma boa proposta de Marketing, é preciso:
		
	
	Trabalhar com TV e Facebook. 
	 
	Entregar valor para o cliente. 
	
	Diminuir custos e gastos. 
	
	Tornar a empresa mais amistosa. 
	
	Melhorar o clima organizacional. 
	Respondido em 26/05/2020 08:11:13
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Realizar o diagnóstico socioambiental permite identificar as necessidades e os problemas prioritários, além de apontar os recursos e as potenciais oportunidades de desenvolvimento para melhorar as práticas sustentáveis de uma organização. Das alternativas abaixo, qual destaca uma força no diagnóstico socioambiental?
		
	
	Embalagens feitas com materiais não recicláveis.
	
	Maior participação de concorrentes no mercado com produtos verdes.
	 
	Administração e funcionários comprometidos com a preservação ambiental.
	
	Ampliação da intervenção estatal contrária à empresa.
	
	Produtos que não são reciclados facilmente.
	Respondido em 26/05/2020 08:47:21
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Considere a seguinte situação hipotética:
Uma rede regional de supermercados conta com 100 unidades espalhadas em quatro estados brasileiros. Por apresentar crescimento reduzido ao longo dos últimos anos, desde a entrada de um concorrente multinacional, o conselho gestor busca formas de readequação à realidade competitiva em que se encontram. Treinamentos foram planejados paras as equipes operacional e gestora média.
A respeito dos aspectos relativos à Microeconomia no contexto apresentado, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Se a concorrente multinacional oferecer preços menores que as demais concorrentes, a demanda tende a aumentar para a multinacional, mantidas as demais condições do mercado
	
	O treinamento das equipes visa alterar a oferta no mercado analisado, de modo a aumentar o interesse dos clientes pelos produtos da rede regional de supermercados
	
	Quanto menor o preço praticado pelas redes de supermercados, menor a demanda, mantidas as demais condições
	
	No caso da rede de supermercados, o objeto de troca principal é o papel da concorrente multinacional em seu mercado
	
	A demanda é apenas influenciada pelo preço, o que significa dizer que esse deve ser o critério de competição para as redes de supermercados no contexto analisado
	Respondido em 26/05/2020 08:24:36
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O conceito de  despesas precisa ter um entendimento pela organização afim de evitar que prejuízos ocorram ou que sejam direcionados de forma errada, com entendimentos equivocados, assim, buscando essa compreensão, o que é correto afirmar sobre esse tema:
		
	
	Despesas são ações que na maioria das vezes tem a tendência de trazer um desequilibro financeiro para a organização 
	 
	Despesas são gastos realizados durante sua atividade e que são analisados como não fazendo parte diretamente  da atividade principal/fim da organização 
	
	Despesas são gastos realizados durante sua atividade e que são analisados como não essencial para o bom funcionamento e qualidade da adminsitração de uma organização 
	
	Despesas são gastos realizados durante sua atividade e que são analisados como não fazendo parte diretamente  da atividade principal/fim da organização e, por isso, vão ser contabilizados diretamente nos descontos realizados nas entradas financeiras dos sócios da organização
	
	Despesas são gastos realizados durante sua atividade e que são  contabilizados como  parte integrante  da atividade principal/fim da organização 
	Respondido em 26/05/2020 08:34:05
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na área de vendas, temosalgumas ferramentas que colaboram com a formação de preços analisando diferentes aspectos que vão inteferir na formação desse valor, desta forma, sendo o metódo Survey, um desses utilizados, analise a alternativa que mostra corretamente seu conceito:
		
	
	Esse método colabora que a empresa saiba extamente quanto deve coprar pelo produto
	 
	Esse método é uma forma de coletar dados e informações a partir de características e opiniões de grupos de indivíduos, para saber se as pessoas comprariam e seus diferentes níveis de preços.
	
	Esse método possibilita que as pessoas que utilizam o determinado produto possa conhecer mais sobre ele, é uma forma de fazer marketing. 
	
	Esse método mostra os dados dos custos de um determinado produto e assim ajuda a organização na definização de um valor
	
	Há apenas uma maneira precisa de definir em qual circunstância deve-se usar ou não esse tipo de ferramenta independentemente da organização ou do produto, é um tipo de pesquisa muito fechada em sua estrutura.
	Respondido em 16/05/2020 15:54:15

Continue navegando