A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Relatório Ritmo e dança

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE PAULISTA
 
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE RITMO E DANÇA
TATIANE FIRMINO VARAS RA:1977377
AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
2019
1) Descrição detalhada do que foi realizado em aula prática:
No dia 17 de outubro de 2109 às 18:00h, teve início a aula de ritmo e dança com o professor Milton Araújo na sede (auditório polo-UNIP) na cidade de Afogados da Ingazeira-PE. 
O professor iniciou com uma explicação e apresentação da turma em forma de círculo. Fez uma breve exposição de passos e questionamentos orais sobre a temática em estudo. Ouve um entrosamento dinâmico envolvendo todos os participantes tanto oral como gestual.
 Assim como, através de slides escolheu uma música que serviu de ferramenta para identificar e compreender o pulso e o compasso musical que foi base para iniciar os objetivos da aula: Identificar os elementos do ritmo/pulso e compasso. Trabalhar o deslocamento dentro da pulsação da música explorando as direções.
Após lembrar os conceitos de pulso e compasso, bem como a forma de identificar o início do compasso, formou quatro grupos de alunos; selecionou o pulso musical onde todos os quatro grupos expressarão, por meio de palmas, a pulsação da música (ex.: 1 palma para cada batida/pulso da música).
Em seguida, incorporou o ritmo da música bem como a velocidade (andamento) da mesma, os grupos deverão iniciar as palmas no primeiro pulso de cada compasso quaternário. Cada grupo deverá executar uma palma em um determinado pulso do compasso. O professor “orquestrou” os grupos determinando em qual pulso cada grupo deverá executar a palma. 
Posteriormente, o grupo 1 bateu palma no pulso 1 do compasso, o grupo 2 bateu palma no pulso 2 do compasso e assim sucessivamente. O professor muda a ordem. Ex.: o grupo 1 baterá palma no 3 pulso do compasso, o grupo 2 baterá palma no pulso 1 do compasso, e assim sucessivamente.
Prontamente, dividiu os alunos em colunas e fileiras (de 4 a 6 de acordo com o número de alunos). Ao sinal do professor os 4 primeiros alunos de cada coluna irão se deslocar para frente, lembrando que cada passo corresponde a 1 tempo ou pulso. A cada 4 passos os alunos mudam a direção, passando a se deslocar de costas. Quando o primeiro grupo terminar de executar a sequência de 4 tempos para frente e 4 tempos para de costas, o segundo grupo também inicia a mesma sequência. 
Executamos sons corporais dentro do compasso quaternário, por meio de uma orquestra corporal. Desenvolvemos o processo criativo por meio da percussão instrumental em som com caixa amplificadora. Lembrou os conceitos das 8 ações básicas do movimento (deslizar, flutuar, pontuar, sacudir, pressionar, torcer, chicotear e socar), devemos: dividiu os alunos em pequenos grupos de 5 a 8 alunos. Os grupos deverão criar uma pequena célula de movimento (coreografia), utilizando as 8 ações básicas de movimento. O professor pode estabelecer o tempo da composição (ex.: 32 tempos). Cada grupo deverá demonstrar a sua composição coreográfica para a sala, sendo que os demais grupos deverão identificar as 8 ações básicas.
Identificamos os elementos do ritmo: pulso e compasso. Trabalhamos o deslocamento dentro da pulsação da música explorando as direções. Bem como, a importância da dança no âmbito social. Executamos sons corporais dentro do compasso quaternário, por meio de uma orquestra corporal. Desenvolvemos o processo criativo por meio da percussão instrumental. 
Bem como, tivemos uma aproximação sobre a importância da dança, caracterizando-se como uma das formas de expressão e comunicação mais marcantes na cultura popular brasileira. De maneira integrada a vida social e comunicativa presentes na maestria musical tanto diária como profissional com o corpo. 
Assim como, aprendemos que a dança é um processo educativo e contribuem para o aprimoramento das atividades básicas dos padrões fundamentais do movimento, ganhando uma aproximação da criatividade e interação com o desenvolvimento das potencialidades da dança. O que ganha significado para o profissional de educação física na formação docente em estudo do curso.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.