Buscar

EX PLICAÇÃO DO SLIDE BOMBAS E SISTEMAS ELEVATORIOS

Prévia do material em texto

SLIDE 2 EXPLICAÇÃO
Nos casos mais comuns de sistema de abastecimento de água, ambos os reservatórios estão abertos para a atmosfera e com níveis constantes, o que permite tratar o escoamento como permanente.
SLIDE 3 EXPLICAÇÃO
Toda a bomba centrífuga possui um rotor e esse rotor é acionado atraves de um motor elétrico que gera a rotação. Esse rotor então consegue succionar a agua que passa atraves da bomba dali entao que uma pressao negativa de uma pressão de sucção. A agua que entra pelo centro da bomba centrifuga é impulcionada pela rotação do rotor gerado pelo eixo do motor eletrico e impulciona a agua na saida de recalque da bomba centrifuga.
SLIDE 4 EXPLICAÇÃO
Veja agora o circuito hidraulico onde irá bombear a agua do reservatorio que encontra no solo ate um resrvatorio que se encontra em um nivel elevadi.
Perceba aqui entao que o nivel da agua estara sendo succionado pela bomba de recalque, bomba centrifuga, nesse caso a bomba centrifulga elevara a agua ate o nivel maximo que é a saida de tubulação onde a agua sera descarregada em outra caixa d’agua mais elevada, perceba entao a agua passando pela tubulação chegara ate a caixa d’agua. 
Nesse caso entao teremos ali uma altura de sução H sucção ate a bomba centrifuga que vai do nivel da agua ate o eixo central da bomba.
O proximo nivel seria altura de recalque H recalque que vai do eixo da bomba centrifuga ate o nivel de saida da boca da tubulação hidraulica.
Neste caso entao teremos uma altura total H Total que seria composta de altura de sucção H sucção mais altura de recalque H recalque .
A equação ficaria H Total = H sucção + H recalque
Ai eu pergunto a vcs e se quisermos altera esse circuito hidraulico o que poderiamos fazer?
Poderiamos ter então a bomba centrifuga trabalhando abaixo do nivel da agua como se tivesse mergulhada ou entao a nivel tecnico a nivel de chao de fabrica diriamos entao que essa bomba centrifuga estaria afogada.
Perceba entao como fariamos com a bomba afogada.
Neste caso a altura de sução seria determinada como zero em nossa equação 
Na nossa equação
H sucção = 0
H de recalque se iniciaria no nivel da agua
Perceba entao que essa condição daria a seguinte equação quando trabalhamos com bombas afogadas
H total = H recalque
No caso de uma bomba elevada diriamos que altura total é igual a altura de sucção mais altura de recalque
Se temos altura total igual altura recalque percebemos que tudo começaria no nivel da agua.
SLIDE 5 EXPLICAÇÃO
Perceba que nosso circuito hidraulico possui ali filtros, curvas e valvulas para que a agua seja recalcada do tanque de sucção ate o tanque mais elevado, perceba entao que o nosso circuito hidraulico começa com filtro
É necessario um filtro que impeça que um contaminante prejudique o bom funcionamento da valvula centrifuga. Logo em seguida temos a necessidade de uma curva na tubulação que leve a tubulação que esta conectada ao filtro ate a bomba, perceba entao que temos ali duas singularidades na sucção e vamos chama-la de altura manometrica de sucção 1 e altura manometrica de sucção 2 neste caso teriamos a altura da sigularidade convertida em altura manometrica de sução 1 e 2.
Após a bomba centrifuga temos uma curva de 90º, válvula de gaveta e uma válvula de 45º,perceba ali que á necessidade de uma outra válvula de 45º e um registro afinal de contas necessitamos fazer manutenção no nosso circuito hidráulico.
Perceba que após para a elevação da água que se encontrava no nível da bomba teremos curvas de 90º nesse caso teríamos ajuste da singularidade uma tabela que envolva a singularidade e a converta em uma perda de carga, ou pressão. 
A nossa tabela é uma perda de pressão em função da singularidade e os converte em altura manométrica é necessário um conhecimento básico em relação a altura manométrica e pressão hidráulica.
Podemos dizer que 1 kgf/cm² é aproximadamente igual a 1bar que por sua vez é aproximadamente 10 metros de coluna d água (m.c.a.) 
Neste caso entao toda a sigularidade pode ser convertida em altura manométrica com a ajuda dessa tabela em função da particularidade do nosso circuito hidráulico. 
SLIDE 6 EXPLICAÇÃO
NPSH nada mais é que pressão disponível na entrada de sucção de uma bomba.
Perceba uma instalação hidráulica onde exista uma bomba centrifuga que succiona a água através de uma tubulação que possui um filtro, possui uma curva.
Entao a sucção da água gerara uma pressão negativa essa condição podera gerar que a pressão negativa ultrapasse e atinja a pressão de vapor da água.
Nessa situação vemos o gráfico do ponto triplo da água . erceba que o gráfico determina no eixo X a temperatura e no eixo Y a pressão nessa condição
Temos que a agua poderá esta solida em função da sua temperatura e pressão externa ou seja não basta ter somente baixa temperatura para que a água vire gelo(solido) é necessário que tenha a condição de pressão são sempre duas condições que caminham juntas. Quando queremos fiquifazer a água teremos um estado de temperatura e pressão, assim como o vapor de água não basta que suba a temperatura da água para que ela vaporize é necessário que tenha uma pressão é possível vaporizar a água em temperatura ambiente isso so depende da temperatura e pressão portanto podemos ter uma vaporização da água através a pressão de sucção isso poderá gerar que a bomba succione partículas ou bolhas de vapor no seu rotor ou seja entrara menos água do que a bomba pode recalcar a bomba estará recalcando menos água que a capacidade nominal dela isso alem de gera prejuízo mecânico ao rotor gerara anomalias da cadeia de funcionamento da bomba gerando baixa vazão ou vazão variável. Portanto em um projeto hidráulico devemos sempre levar em consideração o NPSH.
SLIDE 7 EXPLICAÇÃO
Perceba que a nossa instalação hidráulica depende do nível da bomba em relação ao nível da água e chamamos de sucção positiva , quando a bomba esta acima do nível da água ela esta succionando positivamente acima do nível da água e nesse caso entao teremos que altura total necessária para recalcar a água seria altura de sucção mais altura de recalque.
Perceba entao que nessa condição do NPSH 
O PNSH diponivel deve ser maior que o NPSH requerido ou seja a altura manométrica da sucção deve ter ali um NPSH calculado na instalação que seria PNSH diponivel de instalação maior do que NPSH requerido que é o da bomba o que é marcado pelo fabricante.
Se tivemos em uma instalação hidráulica a bomba localizado abaixo do nível da água teríamos uma sucção negativa porque o eixo do rotor da bomba esta localizado abaixo do nível da água, neste caso entao teríamos uma altura total de recalque igual a altura total necessária nesse caso não teríamos problema do NPSH ou seja a bomba não cavita quando trabalhos com sucção negativa.
SLIDE 8 EXPLICAÇÃO
Tubulação de Sucção: É constituída pela canalização que liga o reservatório inferior à bomba, incluído os acessórios necessários, como válvula de pé com crivo, registro, curva etc.
SLIDE 9 EXPLICAÇÃO
Conjunto Elevatório: Que é constituído por um ou mais bombas e respectivos motores elétricos ou a combustão interna.
SLIDE 10 EXPLICAÇÃO
Tubulação de Recalque: É constituída pela canalização que liga a bomba ao reservatório superior, incluindo registros, válvulas de retenção, manômetros, curvas e, eventualmente , equipamentos para o controle dos efeitos do golpe de aríete
SLIDE 11 EXPLICAÇÃO
FIGURA 1- A altura geométrica, HG, é o valor do desnível geométrico vertical (diferença entre a cota do nível do fluido superior e inferior), podendo ser dividida nas parcelas: 
altura de sucção, HS, e altura de recalque, hR.
A altura de sucção, HS, é a distância vertical entre o nível do fluido no reservatório inferior e o eixo da bomba. 
A altura de recalque, HR, é a distância vertical entre o eixo da bomba e o nível do fluido no reservatório superior.
Evidentemente, a bomba tem que fornecer energia para vencer o desnível geométrico, HG, e a soma das perdas de energia distribuídas e localizadas.
A altura manométrica, hman, corresponde à distância vertical mínimapara que o fluido chegue ao ponto elevado, ou seja, altura geométrica, HG, acrescida das perdas de energia.
A FIGURA 2 CONTEM TODOS OS COMPONENTES DE RECALQUE.
SLIDE 12 EXPLICAÇÃO
Rotor Fechado: Pás compreendidas entre dois discos paralelos -> mais eficiente que os demais, porém recomendado para água limpa.
SLIDE 13 EXPLICAÇÃO
Transferência da energia recebida pela bomba, de uma fonte externa, ao fluido é a existência, no corpo ou caixa da máquina, de uma roda ou rotor que, ao girar comunica ao fluido aceleração centrífuga e conseqüente aumento de pressão. A ação do rotor orienta a trajetória das partículas dentro do corpo da bomba, desde a seção de entrada até a saída. De acordo com a forma da trajetória do líquido, no seu interior, as bombas são classificadas como:
a) Bombas centrífugas ou de escoamento radial - o líquido entra axialmente pelo centro e sai radialmente pela periferia. São bombas destinadas a vencer grandes cargas com vazões relativamente baixas, em que o acréscimo de pressão é causado p1incipalmente pela ação da força centrífuga.
b) Bombas de escoamento misto ou diagonal - o líquido entra axialmente e sai em uma direção diagonal, média entre axial e radial. São indicadas para cargas médias, e o acréscimo de pressão é devido, em parte, à força centrífuga e, em parte, à ação de sucção das pás.
c) Bombas de escoamento axial - o líquido entra axialmente e sai em movimento helicoidal em direção praticamente axial
São indicadas para vazões altas e cargas baixas.
As bombas centrífugas e mistas podem ter rotor fechado ou aberto. O rotor fechado é confinado por duas placas paralelas, formando com as pás do rotor dutos por onde o líquido escoa, atingindo a seção de saída do corpo da bomba. São destinados ao bombeamento de líquidos limpos sem material particulado, Figura 5.4a. No rotor aberto, as pás de forma recurvada são fixadas em um único disco, formando canais.
SLIDE 14 EXPLICAÇÃO
FIFURA 1- O rotor cede energia cinética ao fluido, deslocando suas partículas para a extremidade periférica do rotor (força centrífuga).
FIGURA 2- As partículas são comprimidas entre as pás e a face interna do rotor (energia de pressão).
SLIDE 15 EXPLICAÇÃO
Válvula de pé: responsável por impedir o retorno do líquido após desligamento ou perda de pressão (a bomba não pode trabalhar a seco); 
Crivo: tem a finalidade de impedir a entrada de partículas sólidas; 
 Redução excêntrica: evitar o acúmulo de bolhas de ar na seção de entrada da bomba.
Válvula de Retenção: proteção contra o retorno da água e manutenção da coluna líquida na parada do motor; 
Válvula ou Registro: fica logo após a válvula de retenção,visando a manutenção desta e o controle da vazão (o mais utilizado é o de gaveta).
SLIDE 16 EXPLICAÇÃO
Sabemos que o rotor rotaciona em função da rotação do motor elétrico da bomba para tanto então definimos qual é a rotação do motor elétrico da bomba para escolher o gráfico que iremos utilizar.
 Esse gráfico contem todos os tipos de bombas que um fabricante possui e perceba que esse gráfico em função da rotação do motor elétrico apresentara no eixo X a vazão da bomba e no eixo Y a altura manométrica que essa bomba consegue recalcar e nesse caso quando cruzamos o eixo X com o eixo Y teríamos em tão diversos tipos de modelos de bombas a escolher 
SLIDE 17 EXPLICAÇÃO
O gráfico Particular após a escolha da bomba que mostra o rendimento e o NPSH da bomba escolhida perceba que a bomba escolhida será em função da vazão em função da rotação que o rotor gira o motor rotacionar em função do motor elétrico então cruzando com o eixo Y que é a altura manométrica teremos o rendimento que essa bomba terá. 
Em função da vazão teremos o NPSH da bomba ou seja o NPSH que a bomba utiliza e que deve ser menor que o NPSH de instalação., com isso teríamos uma bomba que não teria problemas de funcionamento por não cavitar.

Continue navegando