Buscar

AP1 PCA_Analu_Araujo_de_Rezende_Barros

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
 ANALU ARAUJO DE REZENDE BARROS
 1008685
				GUAÇUÍ, 2020
Quando falamos sobre estrutura organizacional, podemos definir em uma palavra: Organograma.
Todas as organizações sejam elas particulares, públicas, ong's possui uma estrutura, um organograma. Vemos no organograma "quem manda e quem obedece", dos diretores, passando pelos gerentes e coordenadores chegando nos executores, que são os que estão na "linha de frente".
Podemos exemplificar trazendo uma situação: Ao ser convocado para uma reunião, um congresso ou até mesmo um coquetel, normalmente aqueles que possuem os cargos de maior escalão serão convidados a serem os representantes das organizações, aonde estão inseridos que "direitos e deveres possuem cada um dos níveis".
Posso trazer como exemplo, que vivo no meu cotidiano (sou policial militar) o meu organograma, que o Coronel está no topo, seguindo das patentes de oficiais (Major, Capitão, Tenentes) e posteriormente os "praças" (Sub-Tenente, 1º Sargento,2º Sargento,3º Sargento, Cabos e Soldados), e quando recebemos uma ordem, seja de qualquer superior ou mais antigo, precisamos cumprir, independente se gostamos ou não. Na ponta da execução, temos um termo popular, os "carregadores de piano", que são regidos por um "maestro" e sem os componentes não existe o show, porém sem o maestro, cada um parte para um lugar e não sai a sinfonia. Da mesma forma são as organizações, separadas por funções e atributos das mesmas. E em cada empresa, os colaboradores estão inseridos em seus cargos, mas todos querem ascender, buscar algo a mais, serem reconhecidos pelo seu desempenho e obter as vantagens do próximo nível na organização (seja ele salarial ou outro benefício). Mas para ser mais reconhecido, não basta desempenhar apenas um bom papel ou entregar as metas, é necessário um preparo, seja ele com horas de treinamento, ou mesmo cursos extracurriculares, precisa ser difereciado, ser referência, a equipe precisa ver em você algo que eles não tem ainda mas que querem obter.
A gestão de processos está inserido em cada área do organograma. A área comercial possui seus processos, assim como o marketing, como a gestão de pessoas, o financeiro, a área de produção, T.I., por exemplo. Quando se tem um organograma definido, cada processo independe do outro na sua essência, ou seja, não é necessário que o processo do marketing passe pela produção para ser aprovado, ou vice-versa, pois cada área possui seus processos e sua tomada de decisão. A alta cúpula enxega essas iniciativas de formas isoladas, não veem uma gestão integrada.
Referências bibliográficas
Principais tipos de estruturas organizacionais. Disponível em: https://www.adminconcursos.com.br/2014/07/estruturas-organizacionais.html
Acesso em: 04/04/2020.
Estrutura Organizacional Estrutura organizacional e sua relação com a gestão de processos. Disponível em: : https://www.youtube.com/watch?v=KZOdhSUJbJ4 Acesso em: 04/04/2020 
McShane, Steven L. Comportamento organizacional : conhecimento emergente, realidade global [recurso eletrônico] / Steven L. McShane, Mary Ann Von Glinow ; tradução : Francisco Araújo da Costa. – 6. ed. – Porto Alegre : AMGH, 2014.

Continue navegando