Buscar

questoes onlines -Currículo e Avaliação da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Currículo e Avaliação da Educação
[220240] Assinale a alternativa que NÃO representa os processos de descontextualização e recontextualização do conhecimento escolar e, consequentemente, do currículo.
 a) O processo de construção do conhecimento escolar sofre, inegavelmente, efeitos de relações de poder.
 b) A subordinação dos conhecimentos escolares ao que conhecemos sobre o desenvolvimento humano.
 c) Os conhecimentos escolares tendem a se submeter aos ritmos e às rotinas que permitem sua avaliação. 
d) Os conhecimentos totalmente contextualizados, puros, conectando-se com o mundo social em que são construídos e funcionam.
 e) A descontextualização dos saberes e das práticas, que costuma fazer com que o conhecimento escolar dê a impressão de pronto, acabado, impermeável a críticas e discussões
2 - [223517] De acordo com Moreira e Candau (2007), à palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem assim para que currículo venha a ser entendido, mo entanto, os autores concebendo, então, a palavra currículo como: 
a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos, bem como os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos. 
b) Experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos.
c) Experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos(as) estudantes. 
d) Planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais. 
e) Objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
[223505] Sabe-se que a prática educacional requer um trabalho conectado com a realidade, que implica uma busca constante e intencional. Isso quer dizer exatamente que se devem buscar os principais parâmetros, ou eixos, curriculares na realidade social contemporânea. A questão fundamental para as novas concepções de currículo e programa são: 
a) A escola não se constitui em um espaço legítimo para ações conscientes de enfrentamento da questão social, como o grande desafio da sociedade. 
b) Trata-se de apreender essas questões de uma forma simples ou corriqueira. É preciso compreender os vários campos do conhecimento representados nas disciplinas do currículo, que são os que poderão fornecer instrumentos para essa compreensão. 
c) Trata-se, portanto, de planejar e dar aulas sobre os problemas da sociedade contemporânea ou sobre os problemas imediatos que afligem a comunidade local; introduzir conteúdos a mais no currículo. 
d) Ensinar os conteúdos necessários de forma que os alunos possam compreendê-los para a avaliação. 
e) Questões como saúde, trabalho, violência, desigualdade social, miséria e, também, os avanços da ciência e da tecnologia, os direitos humanos, a proteção ou a devastação do meio ambiente são problemas do nosso cotidiano, pois atingem de formas diferentes nossas vidas, as de nossos alunos e de suas famílias. Portanto, podemos considerar que essas adversidades interferem, diretamente, no ambiente escolar.
Ciclo 2
 [110039] É importante conhecer a estrutura do currículo e suas diferentes dimensões, uma vez que apresentam várias nuances. Ao refletir sobre o contexto escolar, é possível afirmar que existem três tipos de currículo: o formal, o real e o oculto. Estabeleça a relação entre os termos e respectivos conceitos e, depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. Formal 	2. Real 	3. Oculto 
( ) É o que passa a ser realidade no espaço escolar com docentes e alunos a cada momento, em consequência de um Projeto Político-Pedagógico e dos propósitos de ensino
( ) Indica as práticas e mudanças educacionais que orientam e resultam nas aprendizagens não explícitas nem propostas pelos projetos educacionais, embora constitua importante fator de aprendizagem. 
( ) Refere-se àquele que é estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional estruturando o conhecimento acadêmico expresso em normas curriculares, desde seus objetivos até os conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. Também pode ser chamado de “oficial”.
 a) 1 – 2 – 3. b) 2 – 3 – 1. c) 3 – 2 – 1. d) 2 – 1 – 3. e) 1 – 3 – 2.
 [115056] Arroyo (2007) afirma que as indagações sobre os Currículos não devem privilegiar apenas que conhecimentos ensinar-aprender, mas como ordená-los, organizálos, em que lógicas, hierarquias e precedências, em que tempos, espaços. Isto porque se reconhecemos o papel dos educandos sobre o currículo e deste sobre os educandos, somos obrigados a repensar os currículos e as lógicas em que os estruturamos. Isto se deve aos seguintes aspectos: a) Os alunos não são apenas uma produção escolar, nem dos currículos, da docência e da administração.
 b) Crianças, adolescentes, jovens ou adultos que chegam às escolas carregam imagens sociais com que os currículos, as escolas e a docência trabalham, reforçam-nas ou a elas se contrapõem. c) Os educandos trazem consigo identidades de classe, raça, etnia, gênero, território, campo, cidade, periferia e sobre essas imagens construímos as imagens de alunos, definimos funções para cada escola e priorizamos ou secundarizamos conhecimentos, habilidades e competências. d) Trazermos imagens sociais de crianças, adolescentes, jovens ou adultos nas hierarquias sociais, raciais ou de gênero, no campo e na cidade ou nas ruas e morros. Essas imagens sociais são a matéria-prima com que configuramos as imagens e protótipos de alunos e que arquitetaremos os currículos. Podemos afirmar que os aspectos são: 
a) [ a) Verdadeiro. b) Falso. c) Verdadeiro. d) Falso] 
b) [a) Falso b) Falso. c) Falso. d) Falso.]
c) [a) Verdadeiro. b) Falso. c) Verdadeiro. d) Verdadeiro.]
 d) [a) Verdadeiro. b) Verdadeiro. c) Falso d) Falso. ]
e) [ a) Verdadeiro. b) Verdadeiro. c) Verdadeiro. d) Verdadeiro]

Continue navegando