Buscar

PIM - Modelo

Prévia do material em texto

1
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
WORLD LIFE MEDICAL LTDA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II
Goiás
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
WORLD LIFE MEDICAL LTDA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II
ALUNA: SAMANTA GONÇALVES LOPES HONORATO – R.A: 1740803 
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM II, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.
Orientador: Professor Marcelo Mello 
Goiás
2017
RESUMO
Este projeto apresenta os resultados da pesquisa realizada na empresa World Life Medical, Indústria e Comércio Ltda, localizada em Luziânia Goiás, cujo objetivo foi à análise comparativa dos conceitos técnicos estudados durante o bimestre no curso de Gestão em Comercio Exterior, na Universidade Paulista - UNIP. 
Contem informações gerais da empresa pesquisada, tais como processo de importação, já que grande parte de seus fornecedores são da China e Estados Unidos da América; histórico e objetivos da empresa; posicionamento estratégico da sede, no estado de Goiás; dados técnicas de seus equipamentos, entre outros. 
As informações foram fornecidas pelos responsáveis das áreas de importação, produção industrial, administrativo e logística. Foi possível conversar com os gestores de cada área identificando seus pontos fortes e os problemas que enfrentam no dia a dia.
World Life é uma empresa marcante na Indústria Brasileira de Equipamentos Médicos, com posição consolidada através de um trabalho sério, baseado na qualidade de seus produtos e serviços, em constante processo de modernização.
Palavras chave: Importação, Equipamento Médico, Monitor Cardíaco, Capacitação Técnica, Pesquisa, Desenvolvimento, Versatilidade, Logística, Tecnologia, Excelência.
SUMARIO
RESUMO	3
LISTA DE IMAGEM	5
INTRODUÇÃO	7
1 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO	8
1.1 Denominação	8
1.2 Dados de Identificação	8
1.3 Forma de Constituição: Sociedade por cotas de responsabilidade limitada	8
1.4 Natureza: Indústria equipamentos médico hospitalar	8
1.5 Área de Atuação: Mercado nacional interno:	8
1.6 Organograma	9
1.7 Fatos Relevantes	9
1.7 Seguimentos de Atuação	11
	12
CAPÍTULO 1 – ECONOMIA E MERCADO	15
CAPITULO 2 – MATEMÁTICA APLICADA	16
CAPITULO 3 - RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS	18
3.1 Recursos Materiais	18
3.2 Recursos Patrimoniais	19
3.3 Recursos Humanos	20
3.4 Recursos Tecnológicos	22
3.5 Recursos Organizacionais	24
3.6 Controle de Estoque	25
3.7 Controle de Qualidade	25
CONCLUSÃO	26
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS	27
LISTA DE IMAGEM
Imagem 1 - Logo World Life ....................................................................................................... 07 
Imagem 2 - Organograma ............................................................................................................ 08
Imagem 3 - Foto Faixada da Empresa World Life Medical......................................................... 10
Imagem 4 - Monitor Multiparametro WL 70 ............................................................................... 11
Imagem 5 - Monitor Multiparametro WL 50 15”......................................................................... 12
Imagem 6 - Monitor Multiparâmetro Modelo WL50 12" + Etco2............................................... 13 
Imagem 7: Crachá de acesso a Feira Hospitalar 2017................................................................... 19
Imagem 8: Stand no Center Norte - Feira Hospitalar 2017........................................................... 19
Imagem 9: Stand no Center Norte - Feira Hospitalar 2017........................................................... 20
Imagem 10: Stand no Center Norte - Feira Hospitalar 2017.......................................................... 21
INTRODUÇÃO
O presente estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM II, referente a pesquisa realizada no primeiro período do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Universidade Paulista – UNIP, na empresa World Life Medical, Indústria e Comércio Ltda, situada em Luziânia-GO, relativa às disciplinas de Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais. 
Com os avanços tecnólogos e a globalização, o segmento de equipamento médico hospitalar, ao longo do tempo, vem mostrando grande versatilidade e crescimento nas mais variadas áreas da saúde e economia. Com rápida ascensão no Brasil, principalmente na última década, há uma crescente demanda por estudos do setor. 
O objetivo nesta análise é o de abordar os conceitos que foram ministrados no decorrer deste primeiro bimestre do curso de Gestão de Comercio Exterior e demonstrar o trabalho de uma empresa reconhecida pela excelência na fabricação de equipamentos medico hospitalar.
A pesquisa foi realizada em uma fabrica nacional, de médio porte, que se destaca no mercado por investir em tecnologia, empreendedorismo, capacitação técnica, pesquisa, desenvolvimento, fabricação, montagem, armazenamento, distribuição e logística. 
Foram analisados os aspectos funcionais e estratégicos, desde sua estrutura física e administrativa, passando pelo processo de fabricação, produção e armazenagem; principais produtos; aspectos jurídicos e legais; éticos e econômicos. Observando as normas e legislação que regula o seguimento. 
1 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
1.1 Denominação 
Razão Social: World Life Medical Indústria e Comercio Ltda 
Imagem 1 – Logo World Life
Fonte: www.worldlife.com.br
1.2 Dados de Identificação
Endereço: Avenida Alfredo Nasser Quadra 76, Lote 12, Parque Estrela Dalva, Luziânia/GO CEP: 72.804-010
Telefone: (61) 3601-1332 e 3622-4130
CNPJ/MF: 12.978.514/0001-03 – Inscrição Estadual: 10.490.934-0
Site: http://www.worldlife.com.br - E-mail: sac@worldlife.com.br
1.3 Forma de Constituição: Sociedade por cotas de responsabilidade limitada
1.4 Natureza: Indústria equipamentos médico hospitalar
1.5 Área de Atuação: Mercado nacional interno: 
1.6 Organograma 
Imagem 2 – Organograma
Fonte: Elaborado pela aluna Samanta G. Lopes
1.7 Fatos Relevantes
World Life é uma empresa brasileira que atua no ramo industrial de fabricação e comercialização de equipamentos, médicos. Fundada em 2.010, é uma fábrica especializada na produção, importação, montagem, distribuição e comercialização de equipamentos médico hospitalar com alta qualidade, tecnologia de ponta e design inovador. 
Possui contratos firmados com fabricantes e fornecedores nos EUA - Estados Unidos da América, Reino Unido e China, para desenvolvimento, fabricação, montagem e distribuição de seus produtos no Brasil. Atua em todo território nacional. 
A sede está localizada em Luziânia, cidade próxima ao Porto Seco do estado de Goiás, o que garante maior agilidade na entrega de seus equipamentos, já que grande parte de seus fornecedores são de outros países. Assim, consegue manter produtos com alta qualidade e preço competitivo no mercado nacional, trabalhando de forma mais eficaz e produtiva. 
Destaca-se, por oportuno, que a empresa atende todas as exigências determinadas pela 
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, através da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC 96/2013[footnoteRef:1], a saber: [1: Aprovado pelo Decreto nº 3.029, de 16 de abril de 1999. ,] 
Rol de Documentos: 
· AFE - Autorização de Funcionamento emitido pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária;
· Certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controle de Produtos para Saúde, emitido pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária;
· Certificado de Conformidade de INMETRO BRA 1403450, emitido pela Certificadora SGS do Brasil; 
· Ficha Radar emitida pela Receita Federal nº 11/0035698-0; 
· Carta de Habite-se, autenticado pela prefeitura de Luziânia;
· Cadastro no SINTEGRA / ICMS emitidopela Secretaria da Fazenda do estado de Goiás; 
· Alvara de Licença nº 20141019, emitido pela Secretaria de Finanças / Prefeitura Municipal de Luziânia; 
· Certificado de Conformidade sob o nº 130714/13, exarado pela Secretaria de Segurança Publica e Justiça corpo de Bombeiros Militar; 
· Certidão de uso do Solo nº 1010/2014; 
· Avara de Licença Sanitária, sob nº 29.432; 
· Licença de Funcionamento nº 0019/2014; 
· Licença de Instalação nº 028/2014.
Imagem 3 - Fachada da Empresa World Life Medical
Fonte: http://www.worldlife.com.br
1.7 Seguimentos de Atuação: fabricação, importação, montagem, distribuição e comercialização de Monitor Cardíaco Multiparâmetros.
A Empresa possui vários modelos com especificações e características diferentes de monitor cardíaco. Segue alguns exemplos: 
Imagem 4 - Monitor Multiparâmetro – WL 70
 
Fonte: www.worldlife.com.br
Descrição / Características do Produto: 
Display colorido TFT 15” resolução 1280x1024 (touch screen); Dimensões: 430mm x 410mm x 300mm; Peso: 5kg; Vltagem: 100-240Vac (50/60Hz);Bateria interna com capacidade de 5 horas;Máximo 8 formas de ondas simultâneas; Configuração Padrão: ECG/HR , SPO2, PR, NIBP, RESP, TEMP;Configuração Opcional: 2 ou 4 anais de Pressão Invasiva (IBP), Capnografia (ETCO2) sidestream, Débito Cardíaco (D.C), Análise de Gases (A.G), Indíce de Consciência (IoC);Opcional: SPO2 com tecnologia Masimo, Impressora; 168 horas de gráfico e tabela de tendência;Medição de NIBP com intervalos de contagem regressiva;Detecção de marcapasso e proteção contra desfibrilação;Calculo de Drogas e Hemodinâmico;Análise de segmento ST e Arritmias;Interface para uso em rede com central de monitoramento;Chamada de Enfermeira (Opcional);Interface Gráfica configurada pelo usuário;Configuração de limites de alarme;32 níveis de alarme sonoro, 10 níveis de brilho da tela;Interface de fonte grande, interface de tendência;Pacientes: neonatal, pediátrico, adulto;Módulos intercambiáveis pelo usuário; ECG: Seleção de Derivações: 03 ou 07;02 canais fixos de onda ECG;Faixa da FC: 15-350bpm;200 eventos de alarmes de arritmia; RESP: Método: Impedância toráxicaIntervalo de medição de RR: 0-150rpm;Precisão: ±2rpm; SPO2: Faixa de medição: 0~100%;Precisão: ±1% (90-100%) e ±2% (70-89%);Faixa de PR: 20~300bpm;Masimo, Nellcor (Opcional); NIBP: Método: Oscilométrico;Modos de medida: Manual, Automático e contínuo;Tempo de medição automático (1-480 min);Faixa de medição NIBP: 0~300mmHg;Faixa de PR: 0~250bpm;  TEMP: Faixa de medição: 0-50ºC; Resolução: 0.1ºC; Precisão: ±1ºC;2 Canais.
Imagem 5 - Monitor Multiparâmetro Modelo WL50 15"
Fonte: www.worldlife.com.br
Descrição / Características do Produto: 
Display colorido TFT 15” resolução 1280x1024 (touch screen); Dimensões: 430mm x 410mm x 300mm;Peso: 5kg; Voltagem: 100-240Vac (50/60Hz); Bateria interna com capacidade de 5 horas;Máximo 9 formas de ondas simultâneas; Configuração Padrão: ECG/HR , SPO2, PR, NIBP, RESP, TEMP; Configuração Opcional: 2 canais de Pressão Invasiva (IBP), Capnografia (ETCO2) sidestream, Débito Cardíaco (D.C); Opcional: SPO2 com tecnologia Masimo, Impressora; 168 horas de gráfico e tabela de tendência; Medição de NIBP com intervalos de contagem regressiva; Detecção de marcapasso e proteção contra desfibrilação; Calculo de Drogas e Hemodinâmico; Análise de segmento ST e Arritmias;Interface para uso em rede com central de monitoramento; 10 níveis de brilho da tela; Interface Gráfica configurada pelo usuário; Configuração de limites de alarme; 32 níveis de alarme sonoro; Interface de fonte grande, interface de tendência; Interface oxyCRG; Pacientes: neonatal, pediátrico, adulto; ECG: Seleção de Derivações: 03 ou 07; 02 canais fixos de onda ECG; Faixa da FC: 15-350bpm; 200 eventos de alarmes de arritmia; RESP: Método: Impedância toráxica Intervalo de medição de RR: 0-150rpm; recisão: ±2rpm;  SPO2: Faixa de medição: 0~100%; Precisão: ±1% (90-100%) e ±2% (70-89%); Faixa de PR: 20~300bpm; Masimo, Nellcor (Opcional); NIBP: Método: Oscilométrico; Modos de medida: Manual, Automático e contínuo; Tempo de medição automático (1-480 min); Faixa de medição NIBP: 300mmHg; Faixa de PR: 0~250bpm; TEMP: Faixa de medição: 0-50ºC; Resolução: 0.1ºC; Precisão: 1ºC;2 Canais
Imagem 6 - Monitor Multiparâmetro Modelo WL50 12" + Etco2
Fonte: www.worldlife.com.br
Descrição / Características do Produto: 
Display colorido TFT 12.1” resolução 1280x1024 (touch screen);Dimensões: 370mm x 340mm x 270mm;Peso: 4.5 kg;Voltagem: 100-240Vac (50/60Hz);Bateria interna com capacidade de 5 horas;Máximo 9 formas de ondas simultâneas;Configuração Padrão: ECG/HR , SPO2, PR, NIBP, RESP, TEMP;Capnografia (ETCO2); 2 canais de Pressão Invasiva (IBP);Opcional: SPO2 com tecnologia Masimo ou Nellcor, Impressora;168 horas de gráfico e tabela de tendência;Armazenamento de 1000 Conjuntos de dados NIBP;Detecção de marcapasso e proteção contra desfibrilação;Calculo de Drogas;Análise de segmento ST e Arritmias;Interface para uso em rede com central de monitoramento;Interface Gráfica configurada pelo usuário;Configuração de limites de alarme;Interface de fonte grande, interface de tendência;Interface oxyCRG;Proteção contra eletrocirurgico;Pacientes: neonatal, pediátrico, adulto;32 níveis de alarme sonoro, 10 níveis de brilho da tela;ECG: Seleção de Derivações: 03  ou 07;02 canais fixos de onda ECG;Faixa da FC: 15-350bpm;200 eventos de alarmes de arritmia;RESP.: Método: Impedância toráxicaIntervalo de medição de RR: 0-150rpm;Precisão: ±2rpm;SPO2: Faixa de medição: 0~100%;Precisão: ±1% (90-100%) e ±2% (70-89%);Faixa de PR: 20~300bpm;Masimo/Nellcor (Opcionais); NIBP: Método: Oscilométrico;Modos de medida: Manual, Automático e contínuo;Tempo de medição automático (1-480 min);Faixa de medição NIBP: 0~300mmHg;Faixa de PR: 0~250bpm; TEMP.: Faixa de medição: 0-50ºC;Resolução: 0.1ºC;Precisão: ±1ºC;2 Canais ETCO2: Método: técnica de absorção infravermelho;Sidestream ou Mainstream;Taxa de amostragem: 50ml/min ± 10ml/min (sidestream);Faixa de medição de CO2: 0 – 150 mmHg;IBP: 2 canais; Faixa de medição: -50mmHg~400mmHg; Pressões: ARP, PA, CVP, RAP, LAP, ICP,P1, P2.
CAPÍTULO 1 – ECONOMIA E MERCADO
O Dicionário Aurélio[footnoteRef:2] define o termo economia como “regra e moderação nos gastos; habilidade em administrar os bens ou rendimentos; conjunto de leis que presidem à produção e distribuição das riquezas; proveito que resulta de gastar pouco; harmonia entre as diferentes partes de um corpo organizado e seu funcionamento geral; leis que regulam esse funcionamento; dinheiro acumulado e em reserva; pé-de-meia; economia política:  ciência que trata da produção, distribuição e consumo das riquezas de uma nação”. [2: Publicado em: 2016-09-24, revisado em: 2017-02-27, Disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/economia›. Acesso em: 18 May. 2017] 
Apesar da definição, sabemos que o mercado econômico e politico do Brasil, não e tão singelo e fácil de entender. A economia nacional possui uma estrutura complexa e no atual momento politico passa por grande instabilidade financeira. 
De acordo com o levantamento da ABIMED[footnoteRef:3] – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde: “O setor foi impactado pela retração econômica, houve cortes na área da Saúde e a queda de arrecadação do Governo provocou uma redução em seus investimentos. O Governo responde por cerca de 50% das compras do setor”, analisa Carlos Goulart, presidente-executivo da ABIMED. [3: http://saudebusiness.com/noticias/mercado-de-produtos-e-equipamentos-medicos-encolhe-16-no-semestre/] 
CAPITULO 2 – MATEMÁTICA APLICADA
A matemática aplicada aos negócios é importante ferramenta de gestão. O seu uso permite determinar custos de estoques, visando seu equilíbrio; custos de produção, custos totais médios e marginais de produção, ponto de equilíbrio para otimização do lucro. 
As funções matemáticas e seus respectivos gráficos permitem prever comportamentos e calcular variáveis que auxiliam na tomada de decisões.
A grande variedade de softwareshoje disponíveis para a área de gestão, incorporam em seus conteúdos as mais diversas ferramentas da matemática, como as planilhas Excel e seus gráficos. 
Calculadoras financeiras permitem com agilidade levantar elementos para a tomada de decisões envolvendo custos financeiros, juros, prazos, capitais e montantes. 
Na empresa World Life é intenso o uso planilhas Excel e da calculadora financeira HP 12, no cálculo de estoques (demanda dependente), decisões de compras com juros nos parcelamentos, cálculos de insumos nas fórmulas de manipulação e nas atividades administrativas de folha de pagamento, recolhimento de impostos, projeções de vendas, custos de pedidos e vendas.
Tabela: cálculos de impostos de nacionalização
	Natureza da Cobrança
	Alíquota %
	Total em U$
	Total R$
	I.I
	0,12
	9.036,00
	28.915,20
	I.P.I
	0,09
	7.590,24
	24.288,77
	PIS
	2,10
	1.581,30
	 5.060,16
	COFINS
	10,65
	8.019,45
	25.662,24
	ICMS
	0,17
	0,00
	
	
	
	
	
	Total Impostos de Nacionalização
	
	26.226,99
	83.926,37
Fonte: Dados fornecidos pela World Life – Planilha elaborada pela Aluna Samanta G. Lopes
O Senhor Leandro Silva, Engenheiro e Responsável Técnico pela Empresa World Life, gentilmente cedeu uma planilha de Formação de Preços, de uma importação vinda da China. 
Imagem: Planilha de Formação de Preços - Importação China
Fonte: World Life
Tabela: cálculos de despesas operacionais – Importação
	Natureza cobrança
	Total U$
	Total R$
	
	
	
	Armazenagem DTA
	468,75
	1.500,00
	Acesso de Veiculo
	27,50
	88,00
	Empilhadeira
	71,25
	228,00
	Ag. DTA
	93,75
	300,00
	Armazenagem Porto Seco
	1.093,75
	3.500,00
	DTA
	883,13
	2.826,00
	Ag. LI
	0,00
	0,00
	Taxa Siscomex (Taxa ANVISA)
	162,81
	521,00
	Desembaraço aduaneiro DI
	1.500,00
	4.800,00
	SDA GO
	76,56
	245,00
	Embalagem + Mão de obra
	26,25
	84,00
	TOTAIS DESPESAS OPERACIONAIS
	 U$ 3.742.50
	R$ 11.976.00
Fonte: Dados fornecidos pela World Life – Planilha elaborada pela Aluna Samanta G. Lopes
CAPITULO 3 - RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
3.1 Recursos Materiais
Segundo GURGEL (2002), a administração de materiais tecnicamente bem aparelhada é, sem duvida, uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa. Tratar adequadamente do abastecimento, do planejamento e do reaproveitamento e materiais contribui para a melhoria do resultado de qualquer organização. 
A elevação da receita deverá ser sempre perseguida pela melhoria do produto e por sua boa distribuição. Recomenda-se que a elevação da receita não seja feita á custa da redução do preço nem do alongamento dos prazos de pagamentos dos clientes. O resultado será então reforçado por uma boa administração das despesas e dos custos; consequentemente, também, por uma excelente Administração de Materiais. 
Na era da Revolução Industrial do século XVIII, as empresas eram organizadas em torno de três atividades básicas: Suprimento de capital, pessoal e material; Produção ou conversão; Venda e distribuição; 
A evolução da organização industrial levou a se comprar materiais que inicialmente eram fabricados pelas empresas. A produção passou a se especializar em virtude da complexidade das tecnologias e da necessidade de se obter economia da escala nos processos produtivos. A incidência de materiais comprados elevou-se e a área de compras organizou-se numa gerência independente da produção. 
3.2 Recursos Patrimoniais
Segundo Gurgel[footnoteRef:4], entende-se como ativo imobilizado todo ativo da natureza relativamente permanente, em geral mantido na empresa para utilização na produção de mercadorias ou prestação de serviços. [4: FRANCISCHINI, G. Paulino; GURGEL, Floriano do Amaral. Administração de Materiais e do Patrimônio. 1ª ed., São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.] 
Três afirmações importantes devem coexistir para que possamos classificas um ativo como fixo ou imobilizado: 
1. Ter natureza relativamente permanente; 
2. Ser utilizado na operação do negócio; 
3. Não ser destinado á venda; Nenhum bem tem vida ilimitada na empresa, pois com o tempo todos os bens sofrem desgaste pelo uso e obsolescência. Esses desgastes são, inclusive, contabilizados legalmente. 
A existência de uso contínuo dos bens, refletidos pelo registro detalhado, deverá ser conferida periodicamente por meio de um programa detalhado de inventários físicos. 
A empresa World Life, possui um imóvel próprio de 03 (três) pavimentos, totalizando área construída de 1.200m2.
As instalações são funcionais, arejadas, organizadas, confortáveis para clientes e colaboradores, os equipamentos são modernos e adequados, atendendo às normas de Boas Práticas de Fabricação - BPF estabelecidas pela, RDC 96/2013[footnoteRef:5] ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, [5: Aprovado pelo Decreto nº 3.029, de 16 de abril de 1999.] 
3.3 Recursos Humanos
Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos[footnoteRef:6], é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas. [6: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_Recursos_Humanos] 
O sistema de Recursos Humanos é composto basicamente pelas funções de recrutamento ou captação, seleção, treinamento, desenvolvimento e retenção: remuneração e benefícios.
Os temas mais diretamente derivados da Psicologia e Sociologia dizem respeito a expectativas e atitudes em relação ao trabalho, motivação, participação, liderança, comunicação, conflito, poder, influência, qualificação, produtividade. Temas mais atuais consideram o estudo do poder e cultura organizacional, novas formas de organização do trabalho, qualidade de vida no trabalho, práticas de envolvimento dos trabalhadores, comprometimento dos níveis gerenciais, ligação entre a estratégia empresarial e de recursos humanos.
São chamados recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivo básico que persegue a função é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
Os recursos humanos da World Life são admitidos através de análise de currículos comprovando a capacidade técnica e experiência na área. 
O setor fabril possui um Engenheiro Técnico responsável, com curso e especialização, inclusive fora do Brasil. 
Ademais, há um constante treinamento em fabricas de fornecedores que se encontram fora do Brasil, a saber: China e Estados Unidos da América. O que gera uma maior produtividade, com mão de obra qualificada e especializada. O que aumenta o desempenho de suas funções.
Como forma de atualização e interação com o ramo de equipamento medico a diretoria, equipe de engenheiros e representantes comercias da World Life, participam anualmente da Feira Hospitalar[footnoteRef:7], principal evento da cadeia da saúde das américas, que acontece anualmente em maio, vitrine de exposição para o mercado nacional e internacional, é o espaço ideal para lançamentos, apresentação de inovações em produtos, soluções e serviços para hospitais, laboratórios, farmácias, clínicas e consultórios. [7: http://www.hospitalar.com/pt/, disponível em 20.05.17, às 09:56.] 
O evento conta com 90 mil visitas profissionais, desses 58% são tomadores de decisão e influenciadores da cadeia da saúde. Com mais de 50 eventos paralelos, os congressos contam com a presença de grandes líderes nacionais e internacionais e pensadores do setor. Destaque para: o Fórum Internacional Digital Healthcare que debate como a tecnologia está mudando a relação entre médico e paciente, o Sumitt HIMSS@Hospitalar que terá sua primeira edição em 2017 e o CISS – Congresso Internacional de Serviços de Saúde que debate como a cadeia da saúde pode otimizar seus processos e diminuir custos atendendoà população com excelência, o CISS traz experiências de países referência em saúde e da indústria.
Imagem7: crachá de acesso a Feira Hospitalar 2017
Fonte: Fotografia de Samanta G. L. Honorato 
3.4 Recursos Tecnológicos
Um recurso é um meio de todo o tipo que permite responder a uma necessidade ou conseguir aquilo que se pretende[footnoteRef:8]. A tecnologia, por sua vez, faz referência às teorias e às técnicas que possibilitam o aproveitamento prático do conhecimento científico. [8: Conceito de recursos tecnológicos - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/recursos-tecnologicos#ixzz4hw4CfPBE] 
Um recurso tecnológico é, portanto um meio que se vale da tecnologia para cumprir com o seu propósito. Os recursos tecnológicos podem ser tangíveis, como um computador, uma impressora ou outra máquina, ou intangíveis, por exemplo, um sistema una aplicação virtual.
Uma empresa que disponha de computadores modernos, acesso à Internet de alta velocidade, redes informáticas internas, telefones inteligentes e equipamentos multifunção reúne todas as condições para competir com êxito no mercado, para além das características próprias dos seus produtos ou serviços.
Os recursos tecnológicos ajudam a desenvolver as operações quotidianas da empresa, desde a produção até à comercialização, passando pelas comunicações internas e externas.
Imagem 8 : Stand no Center Norte - Feira Hospitalar 2017
 
Fonte: Fotografia World Life 
Imagem 9 : Stand no Center Norte - Feira Hospitalar 2017
Fonte: Fotografia World Life 
Imagem 10: Stand no Center Norte - Feira Hospitalar 2017
Fonte: Fotografia World Life
3.5 Recursos Organizacionais
Os Recursos Organizacionais são os vários meios que as instituições possuem para atingirem seus objetivos. São os bens ou serviços utilizados nas atividades organizacionais. Quando se fala em recursos não estamos nos referindo apenas em dinheiro, mas no referimos às matérias primas utilizadas nas produções, nos serviços prestados pelas organizações, matérias, equipamentos e colaboradores.
O gerencia desses materiais influencia diretamente na lucratividade da empresa e na qualidade dos produtos e/ou serviços prestados, havendo uma desejável gestão que vise redução de custos e acrescente valor no produto e/ou serviço prestado ao cliente.
Estão relacionadas a esta gestão a compra/contratação, programação da utilização, manutenção e armazenamento. Na escolha de fornecedores é preciso avaliar alguns pontos como:
· Custo;
· Qualidade;
· Pontualidade;
· Inovação;
· Flexibilidade;
· Produtividade;
· Instalações;
· Capacitação administrativa/ financeiras.
A busca por parceiros que prestem serviços terceirizados e fornecedores de matéria-prima faz com que a empresa aumente seus limites Essas parcerias formam uma grande organização, porem são interdependentes, ou seja, uma depende da outra, pôr cada uma com foco em seu principal produto.
A cadeia de valor procura criar vínculos e coordenação entre os processos de outras organizações existentes na cadeia, que são os fornecedores, clientes e a própria organização. E por meio deste vínculo o compartilhamento de informações agrega valor ao seu produto e/ou serviço prestado, melhoria dos fornecedores, cumprimento dos pedidos. Esta cadeia é dividida em dois setores de atividades, que são:
Atividades primárias que envolvem a logística de suprimentos, operações, marketing e vendas, logística de distribuição. 
Atividades secundárias ou de apoio abrangendo a infraestrutura, gestão de RH, desenvolvimento de bens e serviços.
Com a escolha dos fornecedores, deve-se buscar um balanceamento dos custos do material fornecido, como custos de armazenagem, custos com a falta de material, vantagens de pacotes econômicos, para que os estoques estejam de acordo com os objetivos da organização, que é a redução de custos. 
3.6 Controle de Estoque
O controle de estoque funciona com o monitoramento da entrada e saída de produtos, para tal é utilizado um software da empresa Metrics que permite a comunicação dos departamentos de compras, PCP e almoxarifado.
3.7 Controle de Qualidade 
São realizados vários testes durante a produção. Esses testes são realizados, acompanhados por técnicos treinados e capacitados. Há o registro do andamento da produção e acompanhamento de rastreabilidade. 
Controle no acabamento final, os equipamentos ficam durante XX horas em uma mesa que vibra, serve para verificar se há alguma peça solta dentro do equipamento.
 Nesta fase, além de se fazer todos os testes físicos e os mesmos serem registrados, também é feito um laudo técnico o qual é emitido para o cliente. Todos os registros e amostras feitas nesta etapa são devidamente arquivados para que, em caso de necessidade, seja feito a rastreabilidade.
CONCLUSÃO
A empresa World Life Medical, Indústria e Comercio Ltda, através de sua infraestrutura, mão de obra qualificada segue em busca da perfeição, tecnologia, qualidade e diversidade de seus produtos. 
Através da análise de diversos setores, conclui-se que a World Life é uma empresa socialmente responsável, atende as expectativas sociais com transparência mantendo a coerência entre o discurso e prática, através de sua conduta e decisões cotidianas que são o resultado dos valores e princípios da empresa, seus proprietários conseguem gerenciar com responsabilidade social a produção de equipamentos.
Ademais, a empresa estabelece dialogo com seus funcionários, aumentando e incentivando o desenvolvimento profissional com gestão participativa, em toda sua rotina de trabalho, mantem transparência com seus fornecedores e clientes oferecendo qualidade em seus produtos.
Assim, é certo afirmar que a empresa pesquisada contribui para o desenvolvimento de sua cidade, gerando empregos e aumentando a arrecadação tributaria, contribui para o desenvolvimento de tecnologia em equipamento medico, sempre observando e cumprindo todas as normas impostas pelos órgãos competentes.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAVALEIRO, Jean Carlos. Recursos Materiais e Patrimoniais. São Paulo: editora Sol, 2011;
DONEGÁ, Vamete Lopes. Economia e Mercado. São Paulo: editora Sol, 2011;
BATISTA, Antonio Eduardo. Matemática Aplicada – São Paulo, editora Sol;
Site: http://www.worldlife.com.br, Acesso em 17 abr. às 18:52; 
Site: http://portal.anvisa.gov.br/, disponível em 18 abr. às 18:26;
http://www.hospitalar.com/pt/, disponível em 20.05.17, as 09:56;
https://dicionariodoaurelio.com/ disponível em 18 abr. as 20:56;
http://www.hospitalar.com/pt/, disponível em 20.05.17, às 09:56.
Diretoria 
Gerencia Administrativa e Financeira
Departamento Administrativo 
Vendas
Linha de Produção
Controle de Produção
Matéria 
Prima
Material Auxiliar
Material de Escriório
Peças/Mat. Manutencao 
Almoxarifado
Gerencia Comercial 
Materiais em Processo 
Produtos Acabados 
Representante Estadual 
Controle de Qualidade
Contabilidade
Despachante Aduaneiro 
Gerencia de Produção Industrial 
Departamento Financeiro
Marketing
Departaemnto Juridico

Continue navegando