Buscar

prova 1sindicalismo

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Natália Moraes da Silva (2459573)
	
	Disciplina:
	Sindicalismo e Negociação Coletiva (REH06)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648666) ( peso.:1,50)
	Prova:
	24353590
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Organização Internacional do Trabalho - OIT - foi criada em 1919 como parte do Tratado de Versalhes. A OIT é o organismo responsável pelo controle e emissão de normas referentes ao trabalho no âmbito internacional, com o objetivo de regulamentar as relações de trabalho por meio das convenções, recomendações e resoluções, visando proteger as relações entre empregados e empregadores no âmbito internacional. Com relação aos órgãos que formam a estrutura da OIT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Conselho de administração.
II- Conferência Internacional do Trabalho.
III- Repartição Internacional do Trabalho.
(    ) É responsável pela elaboração e controle de execução de políticas e programas.
(    ) É considerado o órgão supremo da Organização.
(    ) Tem função elaborar as convenções internacionais.
(    ) Atua no auxílio aos Estados Membros para a concretização das diretrizes definidas no âmbito da OIT.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/oit.htm. Acesso em: 1º nov. 2016.
	 a)
	II - II - I - III.
	 b)
	II - III - I - I.
	 c)
	I - II - III - III.
	 d)
	I - II - II - III.
	2.
	A Reforma Trabalhista instrumentalizada pela Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, ocasionou uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. Dentre as mudanças advindas dessa reforma, algumas estão relacionadas ao âmbito do direito coletivo e das negociações coletivas. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A contribuição sindical, desde o advento da reforma trabalhista passou a ser facultativa.
II- O banco de horas poderá ser pactuado por acordo individual escrito, podendo ser compensação no mesmo mês.
III- A CLT sempre terá prevalência sobre o que for negociado por intermédio de acordo ou convenção coletiva.
IV- As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://jus.com.br/artigos/64900/a-lei-n-13-467-de-13-de-julho-de-2017-reforma-trabalhista-e-o-direito-intertemporal-reflexoes-sobre-as-mudancas-implementadas-na-consolidacao-das-leis-do-trabalho-clt-decreto-lei-n-5-452-de-1-de-maio-de-1943. Acesso em: 3 abr. 2020.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Existe uma legislação que trata dos direitos coletivos e trata de forma concisa e direta as matérias referidas aos direitos coletivos, que se subdividem em: direitos difusos, direitos coletivos (em sentido estrito) e direitos individuais homogêneos. Sobre essa legislação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Direito empresarial.
	 b)
	Código Civil.
	 c)
	Código de Defesa do Consumidor.
	 d)
	Código Penal.
	4.
	A OIT foi criada com o objetivo de promover a justiça social e os Direitos Humanos no âmbito das relações trabalhistas. Hoje, a OIT é um órgão integrado e especializado da ONU, cuja atuação é importante e necessária para criar regulamentações internacionais, assim como para monitorar a aplicação e respeito dessas regulamentações. Sobre a OIT, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A OIT é composta também por representantes dos empregadores e dos trabalhadores de cada um dos Estados Membros.
(    ) As convenções determinadas pela OIT têm caráter normativo, sendo assim são autoaplicáveis aos Estados membros.
(    ) A criação da OIT respeitou três principais vertentes, sendo estas humanista, política e econômica.
(    ) Os três grandes órgãos que formam a estrutura da OIT são: Conferência Geral dos Representantes dos Estados Membros, Conselho de Administração e Repartição Internacional do Trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V -  F - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	5.
	De acordo com Alvarenga (2007), a Organização Internacional do Trabalho adotou, em junho do ano de 1998, a declaração relativa aos princípios e direitos fundamentais ao trabalho e seu seguimento. Esses direitos fundamentais fazem objeto de convenções internacionais reconhecidas como fundamentais. Com relação a esses princípios fundamentais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O primeiro princípio refere-se à liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva.
(    ) Um dos princípios estabelece a possibilidade de interferência da OIT nas questões internas de um país.
(    ) Um dos princípios estabelece que os países devem tentar resolver os seus desentendimentos de relações de trabalho através de meios pacíficos.
(    ) Um dos princípios determina a eliminação de todas as formas de discriminação no emprego ou na ocupação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de. A Organização Internacional do Trabalho e a proteção aos direitos humanos do trabalhador. 2007. Disponível em: https://juslaboris.tst.jus.br/bitstream/handle/20.500.12178/79349/2007_rev_trt04_v03_n038.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 3 abr. 2020.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	O Direito Coletivo do Trabalho envolve os chamados direitos transindividuais que são subdivididos em: direitos difusos, direitos coletivos (em sentido estrito) e direitos individuais homogêneos. Além disso, o direito coletivo no âmbito das relações de trabalho no Brasil assume duas perspectivas, sendo sindical e das coletividades e dos grupos. Sobre as relações coletivas de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nas relações coletivas de trabalho sempre haverá a presença do sindicato da categoria.
	 b)
	Existem relações coletivas de trabalho sem a participação de qualquer sindicato.
	 c)
	As relações coletivas de trabalho sempre serão sindicais.
	 d)
	Nas relações coletivas de trabalho a presença do sindicato dos empregados é obrigatória, já o sindicato do empregador, não.
	7.
	Na busca pelo regramento jurídico, os grupos buscam atender e defender os interesses de uma determinada classe. Os grupos, através de reivindicações, buscam a defesa dos seus interesses, a fim de que tornem-se normas jurídicas, melhorando assim as condições de trabalho e garantindo os direitos dos envolvidos. Sobre a importância das reivindicações em grupo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os grupos são formados por pessoas de diferentes classes, por exemplo: bancários e metalúrgicos formam um grupo de interesse comum em reivindicações.
	 b)
	Os grupos são importantes para o desenvolvimento do ordenamento jurídico, uma vez que a partir da defesa do interesse comum do grupo, são geradas as relações coletivas de trabalho.
	 c)
	As relações coletivas não são importantes para gerar normas jurídicas, pois buscam interesses individuais e não coletivos.
	 d)
	Os grupos são constituídos por pessoas que não têm interesses em comum.
	8.
	De acordo com Alvarenga (2007, p. 63), a Organização Internacional do Trabalho adotou, em junho do ano de 1998, a declaração relativa aos princípios e direitos fundamentais ao trabalho e seu seguimento. Esses direitos fundamentais fazem objeto de convenções internacionais reconhecidas como fundamentais. Com relação a estes princípios fundamentais, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos princípios fundamentais institui a eliminação de todas as formas de trabalho forçado.
II- Um dos princípios fundamentais impõe a abolição efetiva do trabalho infantil.
III- Um dos princípios fundamentaisdetermina a existência de transparência e respeito diante das negociações coletivas de trabalho.
IV- Um dos princípios fundamentais refere-se à liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de. A Organização Internacional do Trabalho e a proteção aos direitos humanos do trabalhador. Revista eletrônica: acórdãos, sentenças, ementas, artigos e informações. Porto Alegre, RS, v. 3, n. 38, p. 56-71, jan. 2007. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12178/80598. Acesso em: 6 nov. 2018.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	9.
	Após uma discussão sobre algumas disposições de convenção coletiva para uma determinada categoria, um sindicato patronal e um sindicato dos trabalhadores, realizaram algumas mudanças em algumas cláusulas, que passaria a vigorar no ano seguinte à discussão.  As cláusulas foram pactuadas nos seguintes termos: haverá supressão do valor nominal do décimo terceiro salário; o prazo máximo para o gozo de licença-maternidade será de cem dias, serão realizadas trocas do dia de feriado, sendo que, quanto este cair em uma quarta, a folga será concedida na sexta e haverá o aumento de cem reais ao adicional para atividades perigosas. Quanto à licitude/ilicitude das cláusulas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A convenção é nula de pleno direito, já que as cláusulas apresentadas constituem objeto ilícito.
	 b)
	A convenção é considerada válida, pois apresenta concessões mútuas de ambas as partes, por se tratar de condição benéfica ao empregado.
	 c)
	A convenção é parcialmente válida, pois, dentre as cláusulas, constitui objeto lícito aquelas quanto ao aumento referente ao adicional para atividades perigosas e a troca do dia do feriado.
	 d)
	A convenção é parcialmente válida, pois, dentre as cláusulas, constituem objetos ilícitos a vigência do prazo para o gozo de licença maternidade e a troca dos feriados.
	10.
	O Direito Coletivo do Trabalho envolve os chamados direitos transindividuais que são subdivididos em: direitos difusos, direitos coletivos (em sentido estrito) e direitos individuais homogêneos. A classificação e a diferenciação de cada um está previsto no artigo 81 do Código de Defesa do Consumidor. Sobre os direitos individuais homogêneos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Direitos individuais homogêneos são plenamente divisíveis e unidos na mesma relação para fortalecer os interesses daqueles que os defendem.
	 b)
	Direitos Difusos são aqueles que decorrem de uma origem comum, no entanto, têm como característica a dificuldade de divisibilidade dos interesses.
	 c)
	Direitos individuais homogêneos são aqueles pressupõem a existência de uma relação jurídica base anterior e que pertencentes a uma categoria específica de pessoas.
	 d)
	Direitos individuais homogêneos caracterizam-se pela indivisibilidade ou difícil divisibilidade dos interesses.
Parte inferior do formulário

Continue navegando