Buscar

AOL2_DireitoDoTrabalhoEPrevidenciário_2020 2A

Prévia do material em texto

Pergunta 1
/1
Assinale a alternativa que representa o entendimento pacificado pelo Tribunal Superior do Trabalho quanto ao Adicional de Periculosidade:
Ocultar opções de resposta 
	é devida a integração do adicional de periculosidade sobre as horas de sobreaviso do empregado.
	o espaço adicional de periculosidade, pago em caráter permanente, não integra o cálculo de indenização. 
	os empregados que operam em bomba de gasolina terão direito ao pagamento do adicional somente quando constatada a periculosidade em laudo pericial. 
	o espaço adicional de periculosidade, pago em caráter permanente, integra o cálculo de indenização e de horas extras. 
Resposta correta
	o empregado exposto de forma intermitente a condições de risco não tem direito à percepção do adicional de periculosidade. 
	Pergunta 2
/1
Sobre o tema interrupção e suspensão do contrato de trabalho, classifique os três itens abaixo:
I. Férias.
 II. Ausência do empregado por até dois dias consecutivos em caso de falecimento de ascendente.
 III. Intervalo para refeição e descanso. 
Podemos classificar os itens I, II e III respectivamente como hipóteses de:
Ocultar opções de resposta 
	terrupção do contrato de trabalho.
	Interrupção, interrupção e suspensão do contrato de trabalho, respectivamente.
Resposta correta
	interrupção, suspensão e suspensão do contrato de trabalho, respectivamente.
	interrupção, suspensão e suspensão do contrato de trabalho, respectivamente.
	suspensão do contrato de trabalho.
	Pergunta 3
/1
O contrato determinado é aquele em que as partes antecipadamente ajustam seu termo. Considerando isso, na hipótese de rescisão antecipada do contrato de trabalho por tempo determinado: 
Ocultar opções de resposta 
	o empregado que se desligar do contrato será obrigado a pagar ao empregador, a título de indenização, a metade da remuneração que teria direito até o termo do contrato, quando não prevista cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada.
	o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado não será obrigado a pagar-lhe as verbas rescisórias devidas na rescisão dos contratos de trabalho por prazo indeterminado.
	Incorreta:
o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o termo do contrato, quando prevista cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada. 
	O empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe as verbas rescisórias devidas na rescisão dos contratos de trabalho por prazo indeterminado, quando prevista cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada.
Resposta correta
	o empregado que se desligar do contrato será obrigado a pagar ao empregador, a título de indenização, o dobro da remuneração que teria direito até o termo do contrato, quando não prevista cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada.
	Pergunta 4
/1
Nos termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, contrato de trabalho é o acordo no qual as partes ajustam direitos e obrigações recíprocas, em que uma pessoa física (empregado) se compromete a prestar pessoalmente serviços subordinados, não eventuais a outrem (empregador), mediante o pagamento de salário, o contrato poderá ser: 
Ocultar opções de resposta 
	individual de trabalho não pode ser acordado verbalmente.
	de experiência não poderá exceder o prazo de 90 (noventa) dias.
Resposta correta
	dual de trabalho não pode ser acordado por escrito.
	de trabalho por prazo determinado poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, havendo mútuo consentimento das partes.
	individual será obrigatoriamente alterado, caso haja mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa.
	Pergunta 5
/1
E A empresa Beta Transportes pretende contratar um empregado para exercer as funções de auditor contábil, por prazo determinado, apenas para a realização de auditoria em sua contabilidade, visto que pretende encerrar suas atividades. Nessa situação, de acordo com as normas trabalhistas,
Ocultar opções de resposta 
	a lei prevê apenas a modalidade de determinação de prazo em contrato de experiência de prazo máximo de 3 anos, o que não se enquadra na situação.
	será possível a contratação por prazo determinado apenas na modalidade de trabalho temporário, por intermédio de empresa interposta, pelo prazo máximo de 120 dias. 
	não será possível realizar contrato por prazo determinado visto que tal modalidade não está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho.
	poderá ser firmado contrato por prazo determinado em razão de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo. 
Resposta correta
	a lei prevê apenas a modalidade de determinação de prazo em contrato de experiência de prazo máximo de 1 ano, o que não se enquadra na situação.
	Pergunta 6
/1
Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, cuja duração é reduzida, possibilitando ao empregador verificar as aptidões técnicas do empregado, o mesmo:
Ocultar opções de resposta 
	pode ser prorrogado, tácita ou expressamente, por no máximo dez vezes.
	não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
Resposta correta
	pode ser celebrado livremente pelas partes, para qualquer tipo de atividade empresarial.
	não é admitido pelo ordenamento jurídico brasileiro.
	pode ser prorrogado, tácita ou expressamente, por no máximo três vezes.
	Pergunta 7
/1
Considere as assertivas seguintes sobre o contrato individual de trabalho, diante da legislação abaixo: Art. 443. O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.
(...)§ 3o Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria. 
I. O contrato individual de trabalho somente poderá ser acordado de forma expressa e por escrito. 
II. A lei prevê como regra a indeterminação do prazo e como exceção a prefixação de prazo para os contratos individuais de trabalho. 
III. O contrato por prazo determinado de experiência não poderá ser feito por prazo superior a 90 dias. 
IV. O contrato de trabalho por prazo determinado que for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo. 
V. Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 meses, a outro contrato por prazo determinado, em qualquer situação. 
Ocultar opções de resposta 
	II, IV e V.
	I, II e III.
	I, III e IV.
	II, III e IV.
Resposta correta
	I, II e IV.
	Pergunta 8
/1
No tocante às férias, o artigo 130 da CLT concede descontos se o emprego faltar injustificadamente. 
No entanto, o empregador não deverá abater dias de férias, mesmo que as faltas sejam injustificadas, pois não há compensação, ou seja, o empregador não pode descontar nas férias, os dias que o empregado faltou injustificadamente. Considere as afirmativas a seguir:
I. É devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, quando, ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo legal para pagamento. 
II. O empregado que tiver onze faltas injustificadas no curso do período aquisitivo terá direito a vinte e quatro dias corridos de férias. 
III. O empregado que tiver quinze faltas injustificadas no curso do período aquisitivo terá direito a dezoito dias corridos de férias. 
IV. Não terá direito às férias o empregado que, no curso do período aquisitivo deixar de trabalhar, com percepção do salário, por mais de quinze dias, emvirtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa.
Está correto o que consta APENAS em
Ocultar opções de resposta 
	I e III.
	I, II e III.
Resposta correta
	II e III.
	I , II e IV.
	I e IV.
	Pergunta 9
/1
Considere o tema à duração do contrato individual de trabalho, para responder a questão a seguir: 
A teoria contratualista considera a relação entre empregado e empregador um contrato porque decorre de um acordo de vontade entre as partes, devendo este ser escrito. Por outro lado, a teoria anticontratualista entende que o empregador é uma instituição na qual há uma situação estatutária e não contratual, em que as condições de trabalho demonstram uma subordinação do empregado pelo empregador, podendo ser este um acordo verbal. 
É correto afirmar que o contrato por prazo determinado:
Ocultar opções de resposta 
	será ilícito, seja qual for a sua finalidade.
	poderá ser estipulado por prazo superior a dois anos, desde que o seu objeto dependa da realização de determinados acontecimentos.
	não prevê o pagamento de indenização caso seja rescindido sem justa causa de forma antecipada.
	será lícito, seja qual for a sua finalidade.
	quando for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
Resposta correta
	Pergunta 10
/1
No tocante ao tema intervalo para repouso e alimentação, considere as assertivas a seguir:
I. A não-concessão ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento do período apenas suprimido, com acréscimo de, no mínimo, 50% sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho, sem prejuízo do cômputo da efetiva jornada de labor para efeito de remuneração. 
II. É válida cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho contemplando a redução do intervalo intrajornada, tratando-se de direito disponível passível de ser negociado coletivamente.
 III. Ultrapassada habitualmente a jornada de seis horas de trabalho, é devido o gozo do intervalo intrajornada mínimo de uma hora, obrigando o empregador a remunerar o período para descanso e alimentação não usufruído como extra, acrescido do respectivo adicional na forma legal.
Está correto o que consta APENAS em
Ocultar opções de resposta 
	III.
Resposta correta
	I e II.
	I.
	II e III.
	II

Continue navegando

Outros materiais