Buscar

atividade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Em meados do século XX, as péssimas condições de vida no campo e na cidade produzem movimentos sociais importantes. Foram causas históricas e diretas da emergência desses movimentos sociais:
	
	
	
	o latifúndio e a intensa exploração dos trabalhadores rurais.
	
	 
		
	
		2.
		A quem interessa, a ideia de que o povo brasileiro seja "cordial e pacífico"?
	
	
	
	Às Elites Brasileiras.
	
	 
		
	
		3.
		Embora a trajetória dos eventos sociais históricos, conhecidos como revoltas populares, mostrem uma sucessão de circunstâncias violentas praticadas contra as demandas populares, ainda é forte a ideia mítica de que o país tem tradição em estabelecer relações sociais pacíficas. A expressão que designa essa questão é conhecida como:
	
	
	
	falsidade crítica
	
	
	mito da passividade
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Porque o Movimento Social pode ser tomado como um exemplo de interação do homem com o mundo?
	
	
	
	Porque o homem, em suas relações sociais, constrói e reconstrói a sua sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A virada do século XIX ao XX no Brasil é marcada pela crise de legitimidade política das instituições de Estado. Esse momento é marcado por respostas populares à tradição opressiva implantada no país, como a comunidade de Canudos, na Bahia. As iniciativas dos populares, ao reagirem às condições opressivas do Estado brasileiro, podem ser vistas como reacionárias, socialistas e também como:
	
	
	
	rebeldia ao status quo
	
		6.
		O Poder Constituinte (PC) é o poder de elaborar ou reformular uma Constituição. Ele pode ser chamado de Poder Constituinte Originário (PCO), porque cria a nova ordem constitucional ou de Poder Constituinte Derivado (PCD), porque a sua possibilidade de alterar a Constituição . Este último é subdividido em Poderes Reformador, Decorrente e Revisor. Assim, marque a alternativa correta:
	
	
	
	Poder Constituinte Derivado Reformador (PCDR) é o poder de alterar a Constituição dentro dos limites impostos pelo Poder Constituinte Originário (PCO)

Outros materiais