Buscar

ACQA-rotina trabalhista e previdenciária- Uniube

Prévia do material em texto

ACQA- ROTINAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
No contexto empresarial, muito de questiona sobre a necessidade de registro em carteira para alguns prestadores de serviços, como é o caso dos padres e pastores religiosos. Para a resolução desta ACQA, pede-se ao aluno que responda 3 perguntas (pede-se que sejam apresentadas respostas separadas para cada pergunta):
01-É necessário o registro de carteira de trabalho (CTPS) dos prestadores de serviços padres e pastores religiosos? (20% da nota total)
Não é necessário registro em certeira, pois padres e pastores não estão configurados no art.3º da CLT. Inexiste essa relação de trabalho decorrente de vocação religiosa a um trabalho voluntário.
02-Fundamente sua resposta (40% da nota total)
Por ser uma instituição sem fins lucrativos a categoria de padres e pastores não são remunerados inclusive por ser um vínculo vocacional, não sendo estes considerados profissionais e sim entidades empregadoras. o trabalho voluntário afasta o reconhecimento de vínculo empregatício, pois possuem um trabalho espiritual por vocação abrindo mão de valores por fazer votos de pobreza, castidade e obediência.
03-Quais os cinco requisitos necessários para que seja configurada uma relação de emprego e, assim, seja necessária a anotação da CTPS? (40% da nota total)
Conforme determina a CLT os cinco requisitos para que o empregado seja considerado como tal:
Subordinação Jurídica – Onde o empregador determina o trabalho que será realizado
Onerosidade- Em função do trabalho é a remuneração que o empregador fará como pagamento
Não Eventualidade (Habitualidade) -O trabalho prestado deverá ser permanente para configurar a relação empregatícia
Pessoalidade- Não terá substituição feita pelo próprio funcionário por outro para realizar o serviço
Trabalho Prestado por Pessoa Física- A figura do trabalhador deverá ser sempre uma pessoa natural não podendo ser usufruídos por pessoas jurídicas.
Todos os itens mencionados a cima são elementos caracterizados como necessários para a relação empregatícia de acordo com o Art 2º e Art 3º da CLT onde haja a dependência do serviço mediante pagamento, ‘‘salário’’.

Continue navegando