Buscar

Questões AV2 PSCS (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Diante dos inúmeros questionamentos sobre o lugar e o papel da Psicologia, suscitados no contexto da ditadura militar brasileira, Sílvia Lane (1996, p. 68), afirma: “Diante desse quadro, nosso cotidiano não nos permitia ficar em torres de marfim pesquisando neutramente”. Apresente e discorra sobre duas (02) principais críticas trazidas pela Psicologia Social Comunitária no Brasil acerca dos modos tradicionais da ciência e profissão psicológicas, bem como duas (02) propostas norteadoras da PSC no contexto de sua emergência (Limite máximo de seis linhas). 
R: A psicologia comunitária é muito importante pois traz questões da sociedade que afetam no bem-estar e na saúde e como pode influencia na vida de cada pessoa. É observado que o profissional na área de psicologia era muito limitado pelo governo militar não podendo se expressar em salas de aulas e a luta era pra tornar, inserir a psicologia numa perspectiva social maior na sociedade.A psicologia trabalha tanto senso comum como ciência em sua formação, como cita Bauman, estamos em constante transformação e precisamos estar abertos para mudanças e verdades que talvez não sejam mais absolutas, pois não a mais dúvidas sobre transformações e mudanças.
· Defina o que é biopolítica e mencione acerca do dispositivo denominado por Michel Foucault como “fazer viver, deixar morrer” (Limite máximo de seis linhas).
R: A biopolitica é tudo aquilo que podemos nos aproximar, integrar a realidade relacionados com a vida num todo, levando conhecimento de todas as partes para um bem maior, provocadas pela industria, tecnologia, ciência disputando o campo politico econômico. Segundo Foucault o Biopoder foi denominado como 'soberania' que se constituía em ‘fazer morrer X deixar viver’. No contesto político essa constatação não se vincula mais pois o dever é o cuidar da população, otimizar o desenvolvimento, o cuidado. Sendo assim o poder perdeu força para o Biopoder passando a funcionar como vigilância, reforço, incentivo a população cuidando da natalidade, epidemias, mortalidade etc.
· Em seu texto sobre humilhação social, José Moura Gonçalves Filho (1998) discorre sobre como a privação do acesso a direitos, a bens materiais e imateriais produz subjetividades. Em uma passagem do seu texto, o autor afirma: “O sentimento da dignidade parece desfeito. Deixa de ser espontâneo. É preciso um esforço de atenção para conservá-lo. Um esforço nem sempre eficaz para o humilhado – o proletário não é humilhado porque sente ou imagina sê-lo: o sentimento e a imaginação estão fincados numa situação real de rebaixamento (Filho, 1998, p.12). Discorra sobre essa afirmação, apresentando a relação inseparável entre problemas psicológicos e políticos (Limite máximo de seis linhas).
· R:
· Apresente, a partir da discussão trazida por Paulo Freire, a importância de “falar com” ao invés de “falar a”, situando no contexto de atuação da Psicologia Social Comunitária (Limite máximo de seis linhas).
· R: O que eu pude observa nesse texto e Paulo Freie é a importância de viver COM ou seja não estamos sozinhos e também não vivemos sozinhos, vivemos sempre com algo ou alguém sujeitos a manifestações em massa populacional, política, social, econômica. 
· Defina o que é interseccionalidade e como esse conceito é importante para pensar a promoção em saúde nos contextos de atuação da Psicologia Social Comunitária (Limite máximo de seis linhas.
· R:

Outros materiais