Buscar

A Bondade e a Severidade de Deus


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV CRICIÚMA, 31 de Julho de 2016 
A Bondade e a Severidade de Deus


Rm 11:22 - Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.
A IDEIA QUE TEMOS DE DEUS 
A ideia que temos de Deus é diferente de Deus. A ideia que temos de Deus é nossa, não é de Deus. Deus é Deus independente da ideia que temos dele.  Algumas pessoas quando conhecem apenas um pouco da Bíblia, acham que o Deus do Antigo Testamento é bravo, severo, irado, que castiga, enquanto que, Jesus, o Deus do Novo testamento é amor, bondade, paciência, e na nossa interpretação permeada pela ideia de que o homem é o centro de tudo, achamos até que Jesus passa a mão e deixa passar as coisas, diferentemente do Deus do AT. 
Mas isso não corresponde à verdade. A verdade é a palavra.  Hb 1:3 O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser...
Deus se revela através da sua Palavra e por isso para conhece-lo precisamos buscar o que ela diz sobre Deus. 
 Rm 11:22 – Considere a bondade e severidade de Deus. 
Contexto:
Rm 9:32 Israel cometeu o pecado do orgulho, quis reivindicar diante de Deus sua própria justiça, sua própria virtude ou mérito. Foram muito semelhantes a nós. Não gostamos de ficar devendo favor. 
Rm 10:21 pecado da desobediência e rebeldia.
11: 20 pecado da incredulidade
Não somos diferentes deles! Se formos honestos temos que reconhecer que em nossa vida há orgulho, desobediência, rebeldia e incredulidade! 
Por isso precisamos considerar tanto a bondade quanto a severidade de Deus. 
Será que Deus pai é severo enquanto que Deus o filho é todo bondade. Não! 
Deus e Jesus tem a mesma natureza, ambos são o mesmo Deus! Duas pessoas mas o mesmo Deus! Deus Pai que aparece no AT tem atitudes e conversas que parece Jesus falando, e Jesus tem horas que parece que é o Pai quem está aí. Eles concordam entre si! Não é que um bate e o outro passa a mão! Somente que em Jesus a bondade e a severidade de Deus se casam perfeitamente para o nosso bem! 
Deus é amor e Deus é justo, por isso precisa punir o pecador. Então, Deus dá a sentença porque todos nós fomos encontrados pecadores, e entrega seu Filho, que de comum acordo, se entrega para sofrer a punição em nosso lugar. Assim Deus é perfeitamente Justo em nos punir e perfeitamente amor em nos perdoar! O Pai e o Filho pagaram a conta! O pai entregando o Filho e o filho assumindo o nosso lugar! 
Mas vamos considerar a bondade de Deus. 
Ex 34:5-6 -  Então o Senhor desceu na nuvem, permaneceu ali com ele e proclamou o seu nome: o Senhor.  E passou diante de Moisés, proclamando: "Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,  que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado
Sl 145: 8-9; 13b-14 - O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor. O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas. O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz. O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados.
O povo tinha esta imagem de Deus. 
Sl 86:5 – Tu és bondoso e perdoador Senhor, rico em graça para com todos os que o invocam. 
Na 1:7 – O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam. 
Eles conheciam a bondade e a severidade. Mas não tinham nenhuma dúvida quanto a bondade, e nem se relacionavam com ele baseados no medo. 
Foi esta visão que encheu a cabeça de Jonas e por isso ele não queria pregar em Nínive Ele Foi, mas foi com má vontade e pregou obrigado, sem nenhuma compaixão. 
Jn 4:2 - Ele orou ao Senhor: "Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.
Os profetas tinham esta imagem de Deus. 
Se alguém chegasse para os profetas, poetas ou fieis do AT e falasse: olha, ouvi dizer que o Deus do AT é irado, que destrói todo mundo, que castiga parelho, eles ficariam admirados e responderiam: não! Você está enganado!! Deus é bom, é muito bom! Deus é compassivo, cheio de misericórdia, fala que vai fazer o mal, mas quando as pessoas se voltam pra ele em arrependimento, deixa tudo quieto, se arrepende do mal. 
A ira dele dura só um momento mas o seu favor dura pra toda vida! 
E esta mesma visão chegou aos apóstolos. 
1 Tm 2: 3-4 – Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 
II Pd 3:9 – O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente (longânimo) com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. 
Deus é bom! Não quer que ninguém se perca, quer que todos sejam salvos! Deus é bom! Isso está na índole dos profetas e dos apóstolos. 
Explicação de longânimo – LONGO ÂNIMO – Pavio comprido – Deus tem pavio! Ex. do elástico – chuta o gato, chuta o cachorro, chuta os filhos, trata mal a mulher o marido e vai indo... o elástico vai esticando...uma mentirinha, uma fofoquinha...Deus é longânimo, tem paciência, mas chega uma hora que quebra o elástico... 
Aí entra a Severidade de Deus. 
Ex: 34:7 - Contudo, não deixa de punir o culpado. 
Na 1:3 – O Senhor é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o Senhor não deixará impune o culpado. Não inocenta o culpado. 
Rm 1:18 – A ira de Deus é revelado dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça. 
Rm 2:5 - Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.
Romanos 5:9 - Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!
Tem um dia da Ira que vem por aí. O mundo vai conhecer a severidade de Deus.
I Ts 1:10 Jesus nos livra da ira que há de vir
II Ts 2:6 - É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhe causam tribulação. 
Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de Jesus cristo. 
Hb 10: 30-31 – Pois conhecemos aquele que disse: a mim pertence a vingança, eu retribuirei. E outra vez: o Senhor julgará o seu povo. Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. 
Vivemos em um tempo que a forma como a paternidade é exercida não ajuda a entendermos o amor firme. Achamos que amar é passar a mão. 
Ap 6:16 Eles gritavam as montanhas e as rochas: Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no Trono e da ira do Cordeiro.    (Cordeiro irado) 
Em Deus a sua bondade e sua severidade se casam de modo perfeito para o nosso bem.  Isso deve orientar nossa maneira de viver
1. A ira de Deus é a reação de Deus ao nosso pecado. 
Deus não é indiferente ao mal que fazemos nem a nós mesmos e nem na história. Quem é salvo progride na santificação. Quer se parecer cada vez mais com Cristo. 
2. Tem uma hora que Deus diz: chega! 
Gn 15:16 - Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa. – Existe uma MEDIDA! 
Pensam que é o Deus do AT. 
Passagem da ceia: Mas se tivéssemos o cuidado de nos examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo, quando porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para não sermos condenados com o mundo. 
At 5 – Ananias e Safira – Voce não mentiu a homens mas sim a Deus. Ouvindo isso caiu morto. que sirvam de exemplo. Como se Deus dissesse: Tem coisa que eu não suporto, não tolero. 
Herodes AT 12: 21 - o anjo de Deus feriu, e ele morreu comido de vermes. 
Esta severidade não é apenas manifesta do dia da ira. Ela também se apresenta na história e na nossa vida
Deus com a mão na nossa cabeça alerta,você está me testando, não faça isso, se arrependa, então chega uma hora que Deus tira a mão. 
Hb 12:5-7 - Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho". Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?
Há duas situações em que os filhos ficam sem correção: Pai que não presta ( que não é o caso de Deus) ou quando o filho não é nosso. 
A bondade e a severidade de Deus se casam de uma maneira perfeita para o nosso bem. Cristo nos salva da ira que há de vir, mas Deus não é papai Noel. Não é um pai irresponsável. 
O pecado adoece, o pecado mata, o pecado provoca a paciência de Deus. Quem está esticando o elástico e acha que está no controle. Abandone o caminho de desobediência, rebeldia, orgulho e incredulidade. 
Considere a bondade e a severidade antes que seja tarde demais, que a severidade de Deus tenha que vir sobre sua vida, porque Ele é Pai e corrige seus filhos. 
Perguntas para compartilhar: 
1. O que mais te chamou atenção? 
2. Por que é importante considerarmos a bondade e a severidade de Deus? 
3. Como podemos nos livrar da ira do Senhor? 
AVISOS: 
Domingo – Olimpíadas da Fé – às 19h 
Transformação dias 3 e 4 de Setembro – R$ 150,00 
F5 nesse sábado às 20:30 
Participe do concurso do dia dos pais - Envie uma foto do seu filho com o pai para o email gisele.manganelli@hotmail.com

Continue navegando