Buscar

Unidade II - Áreas de atuação da Gestão e Gestão Democrática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Ana Carolina Ferraz Bernardes
RGM: 19803001
Unidade II – Áreas de atuação da Gestão e Gestão Democrática
O Curta A Ponte nos deixa claro como uma gestão autocrática somente irá gerar conflitos, quando não há participação e união no meio escolar ninguém ficará e nem exercerá seu trabalho de maneira correta e feliz.
A escola e sua gestão deve ser algo democrático, em que gestão, professores, alunos, pais e comunidade tomem decisões juntos para um melhor andamento e administração da escola.
O Projeto Político Pedagógico é um dos meios de organizar e planejar as decisões, se já elas relacionadas aos conteúdos ensinados, avaliações, eventos, reuniões etc. Dessa forma, o Projeto Político Pedagógico atuará como um norte, dando todas as orientações para que tenha um melhor andamento do ano letivo.
Além disso, é necessário pensar que o Projeto Político Pedagógico não pode atuar sozinho na escola, é importante a atuação em conjunto com o Plano de Desenvolvimento da Escola e o Regimento Escolar e suas incorporações nas ações educacionais, pois não se pode ter um professor que trabalha de uma forma, uma direção que trabalha de outra e a comunidade que não participa. Deve-se ter um alinhamento entre todos para que tenha uma gestão aberta e totalmente democrática.
Como fazer isso? Através de concelhos, reuniões e diálogo. Sempre com todos os integrantes do meio escolar participando, gestão, professores, alunos e comunidade, em um ambiente onde todos tenham voz e espaço para falar e ouvir, em que todos sejam livres para concordar e discordar.
Numa escola que existe um autocrata na gestão nada dará certo. A comunicação deve prevalecer em todos os níveis de relacionamento, pois essa com certeza é a base para que as informações cheguem a todos e com isso possam trabalhar com os mesmos objetivos sem gerar conflitos, focados em obter os mesmos resultados finais e manter um ambiente de trabalho saudável.
Na Gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade meio e reunião de esforços coletivos para o implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana; que o Plano Político pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de construção coletiva e que além da formação deve haver o fortalecimento do Conselho Escolar.
A gestão democrática da educação está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social: no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões; na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição; na execução das resoluções colegiadas; nos períodos de avaliação da escola e da política educacional. Com a aplicação da política da universalização do ensino deve-se estabelecer como prioridade educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como a garantia da qualidade social da educação.
https://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/gestao-democratica.htm

Continue navegando