Buscar

AD1 - Prática de Ensino

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
 Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
 Avaliação a Distância (AD1) Disciplina:­­­­ Prática de ensino i Coordenadoras: Maria Letícia Machado e Paula Cid CURSO: Ciências Biológicas POLO: Nova Friburgo ALUNO: Daiane Vieira MATRÍCULA: 20112020197 DATA:12 / 09/ 2021 
Logo da Uduhttp://1.bp.blogspot.com/_zOeOGD16D8c/S8C2bVxRh_I/AAAAAAAAAHw/dt3cSDn8vsI/s1600/Logo+UAB.jpg
Termo de Confidencialidade
Assumo o compromisso de confidencialidade e de sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou avaliação pessoais que me serão apresentadas, durante o curso desta disciplina.
Comprometo-me a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar conhecimento, em hipótese alguma, a terceiros e a não utilizar tais informações para gerar benefício próprio ou de terceiros.
Reitero minha ciência de que não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me são apresentados.
Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracterizará infração ética podendo acarretar punição nas esferas penal, civil e administrativa de acordo com a legislação vigente.
Nome completo: Daiane Vieira
Data: 12/09/2021
Polo: Nova Friburgo
Curso: Ciências Biológicas
Avaliação: ( X ) AD1	 ( ) AD2	 ( ) AP1	( ) AP2	( ) AP3
	Defina educação
Podemos definir a Educação como sendo o ato de educar, de instruir de estimular o desenvolvimento humano. Sendo a mesma de caráter continuo tendo em vista que sempre estamos em processo de aprendizagem. Segundo Kant (1724-1804) o ser humano só se torna verdadeiramente humano pela educação.
Etimologicamente a palavra derivada do latim E-ducere, cujo significado é conduzir para fora. Dando-nos a ideia de ação social de movimento que não é algo parado, mas dinâmico.
A Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de nº 9.394/96, em seu art. 1º nos diz; que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Compreendemos deste modo que a mesma se diferencia de escolarização.
Mas talvez possamos abranger seu conceito elevando seu conceito não somente para o ato de ensinar, mas também de aprender, que determinaram nossos hábitos e costumes, nossos comportamentos assim como nossos valores na sociedade. 
	Destaque um aspecto EDUCACIONAL que possa ser abordado a partir da visita interativa à exposição digital Leonardo da Vinci.
Leonardo da Vinci, além do pintor também foi um grande inventor, embora muitas de suas invenções tenham ficado apenas no papel. Considerando um gênio Da Vinci utilizava seu talento nas artes, medicina, engenharia, arquitetura e física. E revolucionou o mundo com sua maneira de pensar a respeito do mesmo.
Um dos aspectos que podemos destacar nesta exposição era como Da Vinci defendia o fazer como um aprendizado mais eficiente obtido através da pratica, quando se experimenta de fato aquilo que lhe é apresentado como um conhecimento teórico. “ Fico impressionado com a urgência do fazer. O saber não é suficiente; devemos aplica-lo. Ter disposição não é suficiente; devemos fazer”. Neste pensamento de Leonardo da Vinci temos a exposição clara de que a educação acontece no ato de fazer.
Nossa sociedade vive constantes transformações ao longo dos anos. As pessoas e o mundo mudam constantemente e os professores necessitam considerar essas transformações. Para assim interagir e pensar as novas gerações, uma vez que somos sujeito de ação transformadora no exercício de ensino e aprendizagem.
	A partir da leitura do artigo A Didática Hoje: reinventando caminhos, de Vera Maria Ferrão Candau, Adélia Maria Nehme Simão e Koff, defina Didática. 
Na visão que temos sobre a didática podemos defini-la como uma parte do ensino da pedagogia que tem por objetivo os ensinamentos sobre métodos e técnicas de ensino. 
Segundo o artigo “A Didática Hoje: reinventando caminhos” que buscou refletir sobre uma maneira de se reinventar a didática na escola. No artigo as autoras afirmam que a didática dialoga com os variados momentos da história, com diferentes de inúmeros autores que a subjugavam a um lado social da educação escolar.
No artigo em questão após pesquisa feita pelas autoras a definição de didática vai além da função inicial que a colocava sobre a visão social. Discorrendo sobre vários aspectos enfrentados pela educação que deve acompanhar as pesquisas e as novas tecnologias que são inseridas na educação. 
Neste sentido a didática pode ser definhada como um dialogo entre a perspectiva intercultural crítica e a metodologia de projetos com o intuito de promover novos processos de ensinado aprendizagem que abranjam ensinamentos significativos que possam produzir a criatividade e o senso critico do sujeito a fim de que o mesmo possa fazer e se sentir parte integrante da sociedade no âmbito social e pessoal.
	O que as autoras chamam de Reinvenção da Escola e da Didática? 
As autoras ressaltam que a reinvenção da escola estaria ligada aos aspectos ligados ao modo de viver e experenciar a prática educativa, organizando tempos, espações, relações assim como o papel dos diferentes atores, saberes e conhecimentos; métodos, técnicas, recursos que envolvem linguagens, planejamento e avaliação. Resumindo a reinvenção da escola e da didática compreende uma transformação de âmbito teórico-metodológico.
	Qual é a relação entre a História e a Didática? 
Durante anos a didática enfatizava a formação dos professores, e com transformações econômicas e sociais houve a necessidade de uma adequação entre o antigo e atual referente ao processo de ensino e aprendizagem os métodos e técnicas da Didática.
A História e Didática  se relacionam através da analise do processo de aprendizagem e da experiência do processo educativo que envolve os elementos culturais e socioculturais suas praticas, saberes valores e tradições, através do tempo. 
Buscando uma revisão crítica, com o intuito de melhorar os procedimentos do processo ensino aprendizagem. 
 6)Selecione algo apresentado na exposição digital Leonardo Vinci para desenvolver um trabalho DIDÁTICO. Justifique a sua resposta. 
Como sugestão para um trabalho didático através da exposição de Leonardo da Vinci o desenvolvimento do projeto: Versos, Ritmos, Sons, formas Cores – Onde encontro a poesia? 
Penso que a poesia é um tema que perpassa todas as outras artes. Explico, existem pinturas, músicas, fotografias, esculturas; feitas a partir de poesias (e vice versa). Considero realizar as atividades inter-relacionando tais assuntos que poderiam lingar com as mais diferentes disciplinas inclusive com Ciências, como o "Homem Vitruviano", que é possivelmente o desenho mais conhecido no mundo, onde nos anos do fundamental l e ensino médio seria um vetor para a aplicação proporções do corpo humano, por exemplo. 
Explorar poesias e textos e as obras de Da Vinci que desvia da norma padrão, mas que nos entrega muito significado. A literatura permite isso. Creio que isso liberta as pessoas para criarem sem medo. Com o intuito principalmente de incentivar a leitura e escrita. 
O projeto poderia ser aplicado nas classes do ensino fundamental l e ll, assim como no ensino médio. Num primeiro momento seriam exploradas as diversas formas de arte para os alunos do fundamental que são menores, a apresentação seria forma lúdica.
O projeto poderia ser divido em etapas a primeira poderia ser Onde encontro a poesia? Onde os alunos veriam que a poesia se aplica as mais diversas expressões artísticas, com uma pequena introdução sobre o que é poema, verso, rima aliada as músicas e os poemas visuais que valorizam os desenhos, formas e cores e num segundo momento a analise de poemas, pinturas, fotografias, imagens, músicas, autores, etc. E como avaliaçãoe fechamento; um concurso de poemas, pinturas e desenhos, feito pelas crianças através das obras apresentas na exposição de Leonardo da Vinci. 
	Ainda a partir do estudo do texto A Didática Hoje: reinventando caminhos, de Vera Maria Ferrão Candau, Adélia Maria Nehme Simão e Koff, como você poderia explicar “uma educação intercultural crítica”? 
Partindo do principio que a educação intercultural, abrange lutas sociais ligadas à na globalização que buscam promover o desenvolvimento de estratégias da construção de identidades e o reconhecimento das diferenças. A educação intercultural crítica pressupõe o multiculturalismo e interculturalidade e suas relações nos processos educativos.
Deste modo a educação intercultural critica se refere ao intercâmbio entre diferentes culturas e sujeitos, com o intuito de amenizar os conflitos e as relações de poder diz respeito à interculturalidade funcional. E critica resulta do olhar sobre estas questões que busca questionar as desigualdades que ocorrem nos grupos étnico-raciais, de gênero, orientação sexual,entre outros com o passar do tempo
8) O que caracteriza o Trabalho Centrado em Projetos, de acordo com Candau e Koff? 
A instituição escolar constitui um importante espaço de ensinamento dos educandos, mas vale ressaltar que a escola além do seu papel a mesma se constitui um meio de socialização e por meio dela que depois da família as crianças iniciam sua interação com a sociedade como sujeitos de direitos e deveres. 
Quando a escola escolhe o trabalho centrado em projetos, na verdade ela esta buscando a reinvenção da escola colocando em debate a prática educativa; que neste prisma procura refletir uma escola, que coloque o aluno como protagonista do seu aprendizado. No trabalho centrado em projetos os alunos escolhem os assuntos que desejam aprender e a partir deles e suas próprias vivencias constituem o objeto de seu aprendizado.
	De que forma, a visita interativa à exposição digital Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio, poderia representar um Trabalho Centrado em Projetos? 
Muitos de nós sabemos que o papel da escola vai muito além da transmissão de conhecimentos. Sua função também esta ligada à necessidade de preparar os estudantes para a vida, para que o mesmo seja capaz de analisar problemas reais e assim desenvolver meios e métodos para compreendê-los e alternativas para solucioná-los. 
A pedagogia de projetos perpassa a memorização de conteúdos estáticos e prontos, o tal mais do mesmo...
A característica principal  do trabalho com projetos é a intencionalidade. Os projetos trabalhados pelos professores devem ser escolhidos e pensados a partir dos objetivos que o mesmo pretende que sua turma alcance considerando os conhecimentos que se precisam construir. Os projetos tendo o aluno como protagonista do seu aprendizado pode abarcar as mais diferentes disciplinas do currículo escolar.
A visita interativa da exposição de Leonardo da Vinci poderia ser trabalho sobre a perspectiva de projetos, uma vez que a mesma encanta pela genialidade de suas obras. Cada obra de Da Vince apresenta aspectos concomitantes de inúmeras habilidades que podem ser perfeitamente desenvolvidas pelos estudantes dos mais diferentes níveis de escolaridade. As obras, projetos feitos e não feitos de Leonardo da Vinci mostram um gênio cuja curiosidade e sua capacidade de invenção era insaciáveis, considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e dotada de diversos talentos.
Um projeto baseado neste grande gênio certamente seria algo que fomentaria nos docentes a vontade de conhecer mais e ir além, e assim creio que novas experiências e saberes seriam construídos e discriminados.
Como citado na questão seis; um projeto baseado nas obras de Leonardo da Vinci sobre poesia, contemplariam múltiplas interpretações. 
Se por exemplo, fossemos trabalhar a partir da obra Moraliza, poderíamos explorar o equilíbrio apresentado na obra entre humano e o natural, expresso, por exemplo, na figura da mulher e na paisagem de fundo a forma como a mesma e retratada parece que a mulher expressa um sorriso enigmático, que alinhados aos nossos tempos podem trazer reflexões sobre a mulher seu papel na sociedade, suas conquistas ao longos dos anos entre tantas outras hipóteses de trabalho. 
.