Buscar

FAEL PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Do século V ao século XV, o continente europeu se encontrava em uma época agrária, na qual os donos da terra (feudos), os chamados senhores feudais, dominavam a riqueza, enquanto os vassalos trabalhavam para manter a hierárquica condição, em uma relação de servidão para com o senhor feudal. Foi também nessa época que a Igreja detinha um grande poder sobre as pessoas, influenciando as decisões. Ao longo dos séculos, as sociedades foram construindo formas de educar suas crianças. Observe as alternativas abaixo, destacando aquela que melhor apresenta as características da Educação Infantil na Idade Média:
A - A educação desempenhou um importante papel na formação de profissionais técnicos de diversas especialidades, visando suprir essa demanda criada pelo mercado de trabalho moderno, devido à construção de muitas indústrias.
B - As crianças ficavam sobre a responsabilidade de instituições religiosas, que assumiam a função de fazer com que o enjeitado tivesse um ofício quando crescesse.
C - Educação Infantil sempre foi entendida como um papel das famílias, sobretudo das mulheres. Sendo assim, desde o nascimento até os primeiros meses de vida, a criança era cuidada pelas mulheres da família.
D - Foram criadas instituições formais, que não tinham propostas pedagógicas. A maioria das atividades realizadas nesses estabelecimentos era voltada para a obtenção de bons hábitos de comportamento, internalização de regras morais e de valores religiosos.
E - Nenhuma das alternativas está correta.
RESPOSTA CORRETA: LETRA C
Ao longo dos séculos, as sociedades foram construindo formas de educar suas crianças. Na Idade Média, a Educação Infantil sempre foi entendida como um papel das famílias, sobretudo das mulheres. Sendo assim, desde o nascimento até os primeiros meses de vida, a criança era cuidada pelas mulheres da família. Nesse contexto, uma prática comum era a de separar as crianças de aproximadamente sete anos de seus pais e entregá-las aos cuidados de outras famílias, evitando o estabelecimento de laços emocionais com a família genitora. Além disso, acreditava-se, na época, que estar com outra família faria com que essas crianças aprendessem ofícios e vivenciassem as situações do mundo adulto do qual já faziam parte. Desta forma como a criança era vista?
A - A criança deste contexto era tratada como um adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional. Porém isto não se refletia na forma de se vestir de cada gênero.
B - A criança era considerada uma miniatura de adulto, nas ações, porém em seu desenvolvimento socioemocional, era vista como criança. Isso refletia-se inclusive na forma de se vestir de cada gênero: mulheres e meninas vestiam saias e longos vestidos, homens e meninos, calças compridas e camisas.
C - A criança era considerada uma miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional. Isso refletia-se inclusive na forma de se vestir de cada gênero: mulheres e meninas vestiam saias e longos vestidos, homens e meninos, calças compridas e camisas.
D - Dessa forma, a criança era tratada como criança nas ações, quanto ao seu desenvolvimento socioemocional. Era vista como um adulto em miniatura.
E - Dessa forma, a criança era vista como criança mesmo, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional.
RESPOSTA CORRETA: LETRA C
Até o século XVII a sociedade não dava muita importância para as crianças. Devido às más condições de higiene e saúde, a mortalidade infantil alcançava níveis alarmantes nessa época, por isso a criança era vista como um ser ao qual não se podia apegar, pois a qualquer momento ela poderia deixar de existir. Com base nas informações acima, assinale a alternativa que melhor destaca o entendimento da infância pela sociedade na época a que se refere:
A - A criança é um ser imperfeito e incompleto que necessita de “moralização” e da educação feita pelo adulto.
B - A criança era considerada uma miniatura de adulto, tanto nas ações, quanto em seu desenvolvimento socioemocional.
C - Alternativas C e D estão corretas.
D - Entendia a criança como um ser ingênuo, inocente e gracioso e é reduzido pela paparicação dos adultos.
E - Tem a preocupação de conhecer a mentalidade das crianças, são encaradas pela perspectiva de um anjo.
RESPOSTA CORRETA: LETRA B
A partir do século XVI, com o final da Idade Média e o início da Idade Moderna, as concepções sobre como educar as crianças foram redimensionadas, principalmente em decorrência das transformações econômicas e políticas, e do surgimento da sociedade capitalista. Com a Idade Moderna, houve uma profunda transformação do que se conhecia como sociedade originalmente agrária para a capitalista. Dois movimentos tiveram extrema influencia nesse cenário. Quais foram estes movimentos:
A - Capitalismo e Humanismo.
B - Humanismo e Iluminismo.
C - Renascimento e Capitalismo.
D - Renascimento e Humanismo.
E - Renascimento e o Iluminismo.
RESPOSTA CORRETA: LETRA E
Observe a descrição a seguir: Combateu os métodos educacionais usados na época medieval, sendo o primeiro filósofo do qual se tem notícia que considerou os sentimentos das crianças. Costumava reagir à ideia de que a educação deveria ser autoritária usando a expressão: “Por que não se pode aprender brincando?” e é criador do conceito de que podemos e devemos ensinar tudo a todos, considerando, dessa forma, que todos os homens têm direito de conhecer e aprender sobre o mundo em que vivem. Tais considerações se referem a um dos principais pensadores que questionou como deveria acontecer a educação para as crianças. Marque a alternativa correta que informa a que autor se refere:
A - Fröbel (1782-1852).
B - Jan Amos Komenský (1592-1670) –em português conhecido como Comênius ou Comênio.
C - Jean Jacques Rousseau (1712-1778).
D - Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827).
E - Maria Montessori (1870- 1952).
RESPOSTA CORRETA: LETRA B

Continue navegando