Buscar

Questões página 25 e 49 livro estruturas organizacionais

Prévia do material em texto

Capitulo 1 - Questões página 25
1.Quais foram as principais contribuições da Teoria Sistêmica da administração para o estudo da estrutura organizacional?
R: A Teoria Sistêmica da Administração trouxe contribuições ao proporcionar a verificação das influências do ambiente externo no desempenho organizacional e provavelmente mais importante que isso, a contribuição de ter desenvolvido a visão sistêmica, ou seja, olhar a organização como um todo, mesmo assumindo que toda empresa é um sistema composto por várias partes, ou seja, os elementos do sistema. Consolidou assim a análise de toda a empresa e de suas partes, sendo os conceitos e princípios desta teoria, provavelmente os que trouxeram os maiores impactos para a departamentalização das empresas.
2.Apresente três das contribuições da estrutura organizacional para as empresas.
R: Entre as contribuições de maior destaque, listamos:
a) Identificação das tarefas necessárias ao alcance dos objetivos estabelecidos
b) Organização das responsabilidades e níveis de autoridade
c) Estruturação do processo decisório ideal, incluindo os relatórios gerenciais
d) Contribuição direta para a otimização das comunicações da empresa
e) Estabelecimento de indicadores de desempenho compatíveis aos objetivos estabelecidos
f) Contribuição direta para o incremento motivacional e o maior comprometimento para com os resultados
3. O que é estrutura formal?
R: A estrutura formal é estabelecida e determinada pelas lideranças com base em regras e normas, caracterizando uma estrutura de poder e comunicação bem definidas. Distribui a autoridade e as responsabilidades por todas as partes integrantes da organização com vistas nos objetivos e resultados.
4. O que é estrutura informal?
R: A estrutura informal, muitas vezes, nem é tratada como uma forma de estrutura por alguns autores, pois defendem que a estruturação é naturalmente formal, não podendo considerar, portanto, uma estrutura informal como uma estrutura intencional, já que não é formalizada, não apresentando nenhum regulamento ou norma que a sustente. Por outro lado, a estrutura informal, diferente da estrutura formal, é construída com base nos comportamentos adotados, aceitos e que produzem resultados, sem interferir diretamente na estrutura formal.
5. Quais as características do desenho organizacional?
R: Diferenciação, formalização, centralização e integração.
6. O que é organograma e para que serve?
R: O organograma é a representação gráfica da estrutura organizacional. Entre suas funções podemos citar que serve para apresentar as relações de autoridade, o fluxo de informações e comunicação, assim como a distribuição das unidades, divisões ou setores e seus cargos. (LACOMBE, 2003).
7. Defina Amplitude de Controle.
R: Amplitude de controle trata do número de subordinados que um chefe pode supervisionar de maneira direta, efetiva e adequada.
Capitulo 2 - Questões página 49
1. Quais as vantagens e desvantagens do modelo linear?
R: As vantagens:
• Estrutura simples e fácil de se compreender.
• Fácil implementação.
• Responsabilidades bem distribuídas e delimitadas.
• Estável devido a centralização do comando.
As desvantagens:
• Rigidez e inflexibilidade da estrutura linear.
• Tendência a tornar-se autocrática devido a centralização do poder.
• Chefes generalistas devido a unidade de comando, o que pode levar a presunção de alguns chefes do tipo “sabe tudo”.
• Possíveis problemas de comunicação devido aos diversos intermediários e o monopólio de informações.
2. Quais as principais características do modelo funcional?
R: Entre as características podemos citar:
No modelo funcional a organização é estruturada com base em suas funções, sendo coordenada pelos níveis mais altos da hierarquia.
Neste tipo de organização o subordinado reporta-se a mais de um superior especialista.
Utiliza linhas diretas de comunicação.
Há um nível maior de descentralização quando comparada com o modelo tradicional linear, já que as decisões são também realizadas pelos especialistas de cada área.
Grande ênfase na especialização, já que as funções e atividades são todas muito bem divididas com base nela.
3. Por que a estrutura linear é representada por um organograma piramidal?
R: Porque a pirâmide apresenta claramente o estrutura de uma organização linear, pois fica muito claro a divisão hierárquica, assim como o fluxo de subordinação e comunicação. Outro questão importante é que normalmente o nível operacional representado pela base da pirâmide é composto pelo maior número de indivíduos da organização, enquanto o nível estratégico ou institucional é composto pelo menor número de indivíduos, já que se trata da alta cúpula administrativa.
4. Apresente as diferenças entre o modelo matricial funcional e o modelo matricial projetizado.
R: A principal diferença é que a matriz funcional ou também conhecida como matriz fraca, é uma estrutura muito próxima da estrutura funcional, por outro lado a matriz projetizada apresenta uma estrutura muito mais próxima da estrutura por projetos.
Outra diferença importante é que a matriz funcional mantem uma grande quantidade de recursos para a realização de suas atividades, enquanto a matriz projetizada não, buscando os recursos quando necessários para a realiza de seus projetos.
5. O que é uma organização adhocrática?
R: Se trata de uma organização com pouca formalidade, altamente flexível e adaptável. Neste tipo de organização, as atividades são realizadas por são realizadas por forças-tarefa, compostas por profissionais multidisciplinares e normalmente autônomos, já que a adhocracia adota um alto nível de descentralização das decisões. Os profissionais mais valorizados neste modelo organizacional são os profissionais com perfil generalista.
6. Por que uma organização procura fazer parte de uma rede de integração de empresas?
R: Neste tipo de organização as empresas que fazem parte da rede de integração podem manter sua autonomia gerencial, realizando, cada uma delas, suas funções e ainda aproveitarem os benefícios de uma rede de integração, que surgem por meio de parcerias entre produtores, distribuidores e varejistas, tais como segurança, confiabilidade, diminuição dos custos, troca de informações técnicas, desenvolvimento de processos e atividades conjuntas, proliferação de unidades de negócios, entre outras.
7. O que é organização virtual?
R: Segundo Joia (2000) uma organização virtual é uma quasi-firma criada a partir de ligações digitais entre várias companhias, de tal forma que é quase impossível se determinar seus limites. E vai além, afirmando que uma organização virtual é independente de sua estrutura, já que cada nó da rede de integração tem sua própria estrutura organizacional, sendo modificada sem interferir na estrutura dos outros nós da rede.
8. Quais questões tem incentivado a adoção de uma estrutura virtual?
R: Conforme Prusak (1997 apud Joia, 2000), os incentivos principais são:
• A globalização da economia e seus impactos, assim como a grande pressão para que as empresas se adaptem, inovem e produzam cada vez mais rápido.
• A valorização do conhecimento especializado como algo inerente aos processos e rotinas organizacionais das organizações nós da rede organizacional virtual.
• A consciência de que o conhecimento é um ativo produtivo muito específico.
• Queda nos custos das redes digitais, transformando-se numa poderosa ferramenta para o trabalho e aprendizado compartilhados.
9. Quais as vantagens da organização linear-staff?
R: São vantagens comumente associadas a organização linear-staff:
a) Assegura assessoria especializada.
b) Mantem o princípio da unidade de comando.
c) Integração dos órgãos de linha e staff.
10. Qual a diferença entre responsabilidade e autoridade?
R: Responsabilidade se trata, normalmente, de uma consequência da autoridade, é a obrigação de responder pelas suas ações ou de outros. Já autoridade consiste no direito legítimo de comandar, emitir ordens e ser obedecido, desta forma deve-se cuidar para que haja equilíbrio, ou paridade, entre os níveis de autoridade e responsabilidadedentro da organização.
12. Leia o caso da Companhia Manufatureira K e responda às questões ao final?
a) Aponte as vantagens e falhas da primeira reorganização da fábrica e os possíveis motivos do seu insucesso.
R: Vantagens do primeiro modelos são as vantagens da organização funcional (modelo adotado):
a) Cada área concentra-se na sua especialidade.
b) Permite supervisão técnica ou funcional.
c) A comunicação entre especialistas de uma mesma área é mais eficiente e sem a necessidade de intermediários.
d) Clara divisão entre quem pensa e quem faz.
Os possíveis motivos pelo insucesso são apontados no próprio caso:
a) Dificuldade por parte do direito em ajustar-se à nova estrutura organizacional, principalmente no que diz respeito a delegação de autoridade aos seus subordinados.
b) Sobrecarga com problemas trabalhistas e o tempo que o diretor da fábrica tinha que se dedicar a estes, desviando sua atenção de questões urgentes da fábrica.
b) Faça uma lista das vantagens e falhas da segunda reorganização da fábrica e suas possíveis consequências no futuro da empresa.
R: A segunda reorganização procura resolver alguns dos problemas encontrados na primeira reorganização, podemos citar algumas vantagens do modelo adotado:
Promove descentralização, na medida em que dissolve o poder entre mais chefias.
Alia as vantagens do modelo funcional, já citados na questão anterior, e por comitê, tais como: pluralidade de pontos de vista, limita a impulsividade e arrogância de diretores, ajuda a formar espírito de equipe, consolida a autoridade e prepara profissionais com visão global e sistêmica.
Em relação às falhas, não é apresenta no caso estudado preocupações com a mudança cultural e preparo dos profissionais para o trabalho em comitês, desta forma pode haver resistências e disputas de poder, sobretudo entre funcionários mais velhos de casa e novos integrantes.

Continue navegando

Outros materiais