Buscar

Prova discursiva


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina:
	Cultura Popular Brasileira (ART21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) -
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O cunhadismo foi um dos principais responsáveis pela miscigenação cultural no Brasil. Após a chegada dos colonizadores europeus, a partir do século XVI, a prática do cunhadismo foi um importante fator na formação do povo brasileiro. Explique o que era a prática do cunhadismo e no que isso resultou.
	Resposta Esperada:
O cunhadismo era a prática indígena de aceitação de pessoas estranhas na comunidade. Nas comunidades indígenas, um homem poderia ter quantas esposas conseguisse sustentar. Assim, com a chegada dos primeiro navios europeus, trazendo quase que exclusivamente pessoas do sexo masculino, estes passaram a ser inseridos nas comunidades indígenas e a casarem com as índias, sendo que um mesmo homem possuía vários casamentos. A partir disto, surgiram muitos mestiços, que passaram a ocupar o território brasileiro. Para o homem branco, era uma maneira eficiente de conseguir mão de obra, principalmente para a extração de madeira e outros recursos.
	2.
	Cada vez mais reconhecemos que, nos processos educativos entram em relação sujeitos humanos, educadores e educandos, que carregam culturas, memórias, valores, identidades, universos simbólicos e imaginários para os cursos de formação e para os processos de ensinar-educar-aprender. Onde foram aprendidos? Como foram formadas as identidades culturais, os valores, o universo simbólico que mestres e alunos levam às salas de aula? Se partimos desse reconhecimento, teremos de aceitar que a diversidade cultural chega às escolas nas vivências, valores, memórias, representações e identidades dos mestres e alunos, que esse será o "material" mais rico para trabalhar a descoberta dessa riqueza cultural e dessa pluralidade de identidades, valores e representações que vão nos conformando como sujeitos de cultura. Os estudos críticos e pós-críticos contribuem para a ampliação da discussão acerca dos processos educativos na medida em que propõem a inclusão, entre objetos de conhecimento escolar, das produções poéticas, das diversidades, da cultura visual e das identidades juvenis, entre outras questões pertinentes à contemporaneidade. As imagens a seguir correspondem a quadros de duas produções audiovisuais realizadas por jovens. A partir desses informações, disserte sobre o papel do professor de Artes Visuais no ambiente escolar, abordando o fazer artístico articulado à produção de visualidades que contemplem as diversas identidades, a riqueza cultural e a pluralidade de valores.
FONTE: ARROYO, M. Currículo, território em disputa. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
	
	Resposta Esperada:
O professor de Artes Visuais no ambiente escolar, respeitando a diversidade cultural, deve ter a seguinte postura: *ser desprovido de preconceitos, *observar a diversidade de identidades culturais e a liberdade de expressão de subjetividades particulares; *ser mediador da aprendizagem e motivador do estudante na expressão artística de sua compreensão de mundo; *estar aberto ao novo, ao original, ao diferente e à criatividade, elementos que pertencem ao campo da Arte. 
A abordagem do fazer artístico articulado à produção de visualidades está relacionada às seguintes estratégias metodológicas/didáticas: *articulação de aprendizagens e atividades na produção de visualidades, em diálogo com poéticas contemporâneas, percebendo diferenças dentro de grupos; utilização de mídias tecnológicas, ações, intervenções, performances etc.
Parte inferior do formulário