Buscar

Questões de Antropologia (Respostas) (28-04-2020)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 03
No pensamento sociológico, a concepção evolucionista do positivismo expressa:
I- Uma visão hierarquizada das sociedades;
II. A crença em uma origem cultural específica dos grupos sociais;
III. Uma forma adequada de compreensão da diversidade social e cultural;
IV. Uma sucessão de fases ou estágios de desenvolvimento cultural.
V A compreensão das sociedades informada pela teoria evolucionista.
Marque uma letra a seguir que demonstra quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas INCORRETAS.
A) I ; II e V; 
B) I e V; 
C) II e IV;
D) III e IV
E) II e III.
Justifique sua resposta.
Questão 04
Leia com atenção o texto que segue e responda o que é solicitado.
Durkheim pretendia tirar a sociologia da esfera da “metafísica abstrata” e inseri-la no âmbito das ciências empíricas, oferecendo um método (As Regras do Método Sociológico) capaz de garantir a objetividade necessária e conduzir a análise de uma ordem específica de fatos colocando a Sociologia no que Comte chamou de “era das especialidades”.
Seguindo a tradição positivista, Durkheim procura delimitar claramente o que é o objeto da sociologia e aponta o reino social, distinto do reino animal e mineral, como sendo o “lugar” desse objeto. Para ele, “a vida social não é outra coisa que o meio moral, ou melhor, o conjunto dos diversos meios morais que cercam o homem.”
“Procurando garantir à Sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensassem ou declarassem a seu respeito. Estas formulações seriam apenas opiniões, juízos de valor individuais que podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista.”
RESPONDA: De que maneira Durkheim define consciência individual e consciência coletiva e como essa diferenciação fundamenta a ideia de que “para fins científicos, os fatos sociais devem ser tratados como coisas exteriores.”
Respostas:
3- E. Comte propunha uma ciência da sociedade, capaz de explicar e compreender todos os fenômenos sociais da mesma forma que as ciências naturais buscavam interpelar seus objetos de estudo. Auguste Comte apostava no progresso moral e científico da sociedade por meio da ordem social e do desenvolvimento das ciências. O estágio em que a humanidade encontrava-se era o de maior evolução, segundo a Lei dos Três Estados, de Comte, que estabelece três classificações distintas: o estado teológico (primeiro e menos desenvolvido), o estado metafísico (segundo e intermediário) e o estado positivo (último e melhor). O estado positivo ocorreu, segundo Comte, a partir do momento em que a humanidade passou a priorizar a ciência como fonte do saber confiável. A liberdade individual e, principalmente, a responsabilidade moral são preceitos fundamentais do positivismo, pois são valiosos pilares para o progresso.
4 - Os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos: a sociedade não seria simplesmente a realização da natureza humana, mas, ao contrário, aquilo que é considerado natureza humana é, na verdade, produto da própria sociedade. Os fenômenos sociais são considerados por Durkheim como exteriores aos indivíduos, e devem ser conhecidos não por meio psicológico, pela busca das razões internas aos indivíduos, mas sim externamente a ele na própria sociedade e na interação dos fatos sociais. Fazendo uma analogia com a biologia, a vida, para Durkheim, seria uma síntese, um todo maior do que a soma das partes, da mesma forma que a sociedade é uma síntese de indivíduos que produz fenômenos diferentes dos que ocorrem nas consciências individuais.

Outros materiais