Buscar

Insulina, Glucagon e Tipos de Diabetes

Prévia do material em texto

1- Insulina e Glucagon
Insulina ativa a proteína responsável pela entrada da glicose se ligando a receptores específicos. Ela é o principal hormônio anabólico do organismo, sinaliza nas células Beta no pâncreas. Promove o armazenamento da glicose no músculo, no fígado, triglicerídeos. Além disso, a insulina aumenta captação celular, glicogênese, síntese proteica, lipogênese. 
Glucagon contra regulatório da insulina, estimula a oxidação de ácidos graxos. Também promove a glicogenólise, gliconeogênese, lipólise, cetogênese.
2- Através de uma dieta baixa em carboidratos, 
3- Hemoglobina glicada serve como acompanhamento da glicose, mas também como medir em média a glicose em 3 a 4 meses.
4- DM TIPO I (IA IB) TIPO II DM gestacional.
DM TIPO IA: Auto imune, destruição imuno imediata de células betapancreaticas com deficifiencia insulina. Causando o impedimento da glicose para entrar por não ativarem as GLUTS. Marcadores de autoimunidade são anti corpos ilhota. Diagnóstico de meses e anos na fase pré clinica da doença. Fatores da fisiopatologia do DM tipo IA envolve fatores genéticos e ambientais. 
DM TIPO IB: É idiopático, não tem conhecimento da real etiologia da doença. Diagnostico por exclusão, paciente não produz anticorpos mas seu nível de insulina é baixo. Graus variáveis de deficiência insulínica.
DM TIPO II: DM é a forma mais comum, de 90% a 95%. Principal característica, defeitos na ação e secreção de insulina e na regulação da produção hepática da glicose. Resistencia a insulina e o defeito na função das células beta estão presentes na fase pré clinica da doença. Os sintomas aparecem no caso mais grave da doença. Insulina não se liga aos receptores para ativação das GLUTS, glicose não entra nas células. Fatores ambientais, sedentarismo, dietas ricas em carboidratos. Acomete adultos com mais de 40 anos e idosos. Diagnostico também é por exclusão. 
DM GESTACIONAL: Qualquer intolerância a glicose, de magnitude variável, com inicio durante a gestação. 
Consequência da gestação: Pode ser de antes da gestação e não teria conhecimento. Aquiriu a intolerância durante a gravidez.
No Brasil 7% das gestações são complicadas pela hiperglicemia gestacional. 
Na DM gestacional e na DM TIPO II ocorre resistência a ação da insulina. Na gestante qualquer sinal de intolerância pode afetar o desenvolvimento fetal. Aumenta as chances da mulher desenvolver DM TIPO II no futuro. 
5- O TOTG deve ser pedido a partir do exame de glicose der alterado, ir aumentando dentro da normalidade da glicemia. 
6- Principal complicação do DM é a hiperglicemia.
7- 
 
 
 
Aula 4 – TDE 
 
1. Quais são os dois principais hormônios que regulam os níveis de glicose 
sanguínea? Quais as funções de cada um? 
2. De que forma é feito o controle glicêmico? 
3. O que é a hemoglobina glicada e qual a sua importância no controle 
glicêmico? 
4. Faça um quadro comparativo com as principais características do DM 
tipo 1, DM tipo 2 e DM gestacional. 
5. O que é e em que situações é solicitado o TOTG? 
6. Quais são as principais complicações do DM? 
7. Interprete os seguintes resultados: 
RESULTADO INTERPRETAÇÃO 
Glicose 
(mg/dL) 
HbA1C 
(%) 
 
105 - 
81 5,0 
178 7,8 
88 7,2

Continue navegando