Buscar

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ PLANO DE AULA DE DIDATICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
POLO EAD CELO 0304 
DISCIPLINA: DIDATICA
PROFESSORA: CYNTIA MARIA SILVA FERRINI
NOME: LUCI CREIDE LOURENÇO DA SILVA
MATRICULA: 202003250431
DATA: 19/05/2020
TÍTULO: PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 
 CORPO EM MOVIMENTO
 CONTEUDO PROGRAMATICO:
 1-Resumo 
 2-Introdução
 3-Objetivo
 4-Competencia/habilidade
 5-Desenvolvimento
 6-Recursos metodológico
 7-Avaliação 
 8-Conclusão
 9-Bibliografia
 RESUMO:
 Sabe-se que na educação infantil o movimento é de grande importância na educação da criança pequena, pois é por meio dos movimentos que a criança se expressa e se comunica com o mundo empregando o corpo como uma ferramenta para interagir com o mesmo, é importante para o pleno desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos de idade fornecendo ampla estrutura básica para mudança, de forma que as crianças entendam o mundo a sua volta, com isso passa a manusear objetos, brinquedos, jogos com meios de aprender e expressar suas emoções e seus pensamentos. 
 A atividade contribui no momento em que as crianças perceberam a importância do conhecimento do corpo e da motricidade para seu pleno desenvolvimento.
Segundo Miranda (2008) aprender a mover-se, envolve atividade como tentar praticar, pensar, tomar decisões, avaliar, ousar e persistir para o autor, a aprendizagem através do movimento implica em usar movimento, por meio para se chegar a um fim. Esse fim, não necessita ser necessariamente o aperfeiçoamento das habilidades da criança, em se mover efetivamente, mas pode ser um meio pelo qual a criança aprende mais sobre si mesma, sobre seu ambiente e sobre o mundo que o cerca. 
 
INTRODUÇAO:
 O movimento é a linguagem do corpo, é a expressão dos nossos sentimentos e vontades, o movimento é fundamental para desenvolvimento e para aprendizagem.
 É por isso que desde os primeiros momentos de vida de um bebê devemos estimulá-lo com brincadeiras, jogos, e objetos, pois contribui para seus desenvolvimentos aumentando a coordenação motora, a concentração e motiva desde cedo a linguagem. É importante entender que o movimento é fundamental para o processo ensino aprendizagem da criança. Quanto mais a criança for estimulada, mais resposta ela dará para estas ações, fazendo com que sua visão de mundo se amplie para receber ainda mais estímulos.
 O tema corpo e movimento aborda um processo ensino e aprendizagem, capaz de produzir o conhecimento a partir de sua pratica educativa superando dessa forma, ações tradicionais e conservadoras a questão mais importante em discussões diante da atividade corporal e a consciência do próprio corpo, e de suas mobilizações, proporcionando o controle e o domínio dos movimentos, uma educação bem conduzida é determinante para o desenvolvimento psíquico, intelectual, e psicomotor da criança.
 De acordo com as Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil ( 2010) assevera que as práticas pedagógicas que compõe a proposta curricular da educação infantil devem garantir que ¨promovam conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiência sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentações ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança.¨ ( BRASIL, 2010,P.25).
 
 
 OBJETIVO:
 Utilizar diferentes linguagens corporal, musical, e oral ajustadas em diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender a ser compreendido, priorizar o aprendizado, em um ambiente afetivo e acolhedor, com segurança e independência, onde a criança sinta o prazer em aprender.
 Possibilitar o desenvolvimento das diferentes funções do corpo em movimento, despertando nas crianças da educação infantil a consciência do seu próprio corpo e de suas partes.
 -Ampliar a percepção da criança e de sua autonomia.
 -Diferenças as partes do corpo 
 -Desenvolver a psicomotricidade
 
 COMPETENCIAS E HABILIDADE
 O desenvolvimento na educação infantil possibilita a formação integral dos alunos, em seus âmbitos social, emocional, físico e cognitivo. Além disso o aperfeiçoamento contribui com o processo de aprendizagem de forma que as crianças adquirem e aplicam os conhecimentos.
 As habilidades física e motora são algumas das primeiras que desenvolvemos na vida. As crianças usam os músculos do corpo para se sentar, ficar em pé e pular.na educação infantil, atividade físicas e corporais são importantes para desenvolver essas características motora fina que envolvem o uso de músculo pequenos, com os das mãos, pegar objetos manusear livros e segurar o lápis são ações que dependem desse tipo de habilidade.
DESENVOLVIMENTO
 Além de um ambiente lúdico e educativo a uma diversão de experiência, utilizamos uma variedade de material didático como brinquedos adequados para a idade cronológica da criança, o livro didático com a atividade para ser feita em aula, revista, jogos, sala de vídeo, onde foi colocada à musica para que todos dançassem e aprendessem os movimentos de forma divertida. Cabeça, ombro, joelho, pé, olhos, ouvidos, boca e nariz ( you tube – www.you tube.com/wath?=kAaOmak4XMY).
 - Desenhar o autorretrato todos em rodinhas 
 - Debates informais tipo cor dos olhos, cabelo e pele 
 - Perguntar sobre a parte do corpo
 -Observar no espelho a sua imagem
 -Oferecer um pedaço de papel do seu tamanho pedir que o aluno faça o contorno de um outro aluno.
Recursos Metodológicos
- Lápis, canetinhas e cola colorida
-Caderno de arte 
-Folha 40 kg e papel e cartolina 
- Ouvir e assistir o vídeo da música da (XuXa) cabeça, ombro, joelho e pé da 
-Espelho para que as crianças observem a sua imagem
Avaliação 
 Ao observar as atividades corpo e movimento, podemos perceber que vai além do brincar, ou seja, a brincadeira tem que estar vinculada com planejamento pedagógico. É necessário que haja intencionalidade educativa dando abertura aos interesses e iniciativas das crianças e que professor seja mediador do processo no direcionamento das atividades em prol do conhecimento do corpo e da motricidade.
 A atividade em questão enriqueceu e oportunizou vivencia motoras, colaborando assim para o desenvolvimento integral da criança, proporcionando aprendizagem significativas, além de corresponder as especificidades de cada uma delas.
 Segundo OLIVEIRA (2011) o corpo é uma forma de expressão da individualidade. A criança percebe as coisas que as cercam em função de seu próprio corpo, isto significa que, conhecendo-o terá maior habilidade para se diferenciar. Ela passa a distingui-lo em relação aos objetos circundantes, observando-os e manejando-os. 
 Conclusão 
 A educação infantil, levou-nos a refletir sobre a pedagogia do movimento e a entender com as atividades, vivências com as práticas corporais e lúdicas o agir e o interagir da criança no mundo.
 Durante as atividades tivemos a oportunidade de desenvolver habilidades no plano motor e na ampliação de possibilidade expressivas do movimento, utilizando vários gestos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças e demais situações de interação. Foi possível também a utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em toda brincadeiras. Percebemos também que os alunos da turma participaram e se envolveram nas atividades proposta sendo a vivência proveitosa e harmoniosa.
 Percebemos que por meio dessas atividades lúdicas corporais não só o aluno, mais também o professor se propicia por tornar a aula prazerosa, seja com música, exercício, jogos entre outras, trabalhando didaticamente a aprendizagem de forma divertida, e ao mesmo tempo educativa.
 O tema como foi visto e vivenciado, ajudou as crianças a adquirirem conhecimento do mundo que a rodeia através do seu corpo de sua percepção e sensações, pois está ligado a aspectos afetivos ou relacional.
 O corpo, portanto, é uma forma da criança expressar a sua individualidade e reconhecer-se a si mesmo e perceber as coisas que a cerca.
 De acordo com WALLON (APUD OLIVEIRA, 2011.p 33) é ¨sempre a ação matriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais¨.Portanto, na evolução da criança, a dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança, em que o ato motor relaciona-se com funções expressivas, instrumental ou de sustentação as posturas e aos gestos.
Referências bibliográficas
 BRASIL, Ministério da educação secretaria de educação básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/secretaria de educação básica-BRASILIA: MEC, SEB,2010.
 OLIVEIRA, Gisele de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico.16 eds. Petrópolis, RJ vozes.2011 
 MIRANDA,M. J. estudos dos aspectos ambientais, sócio econômico e do desempenho motor da criança residente nas proximidades Ribeirão Anicuns, Goiânia-GO. 2008. 
	
- 
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
POLO EAD CELO 0304 
DISCIPLINA: DIDATICA
PROFESSORA: CYNTIA MARIA SILVA FERRINI
NOME: LUCI CREIDE LOURENÇO DA SILVA
MATRICULA: 202003250431
DATA: 19/05/2020
TÍTULO: PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 
RELATÓRIO DE METODOLOGIA ATIVA 
Introdução:
 Os recursos tecnológicos são de grande apoio e auxílio aos professores que através do mesmo, podem levar os seus alunos, por exemplo, a imagem, som de forma associada ou não, mais com qualidade de informação, existem várias metodologias educacionais nessa área, que são muita atrativa e solicitam a interação da criança ao mesmo tempo em que ensinam, não por memorização, mais com entendimento do que está sendo proposto. As escolas auxiliam esse trabalho, ao oferecer salas de recursos, onde os professores possam ter acesso a materiais e equipamentos digitais e tecnológicos em um ambiente preparado e especifico.
 Este trabalho teve como objetivo investigar o aprendizado e a qualidade de ensino com o uso de recursos tecnológicos na educação infantil, estabelecendo o nível de conhecimento sobre os recursos utilizados e a importância dada a eles no uso cotidiano dos professores.
 O pensamento de LEV S. VGOSTSKY e JEAN PIAGET e quais são os facilitadores desta aprendizagem quando a criança está inserida em uma escola de educação infantil, bem como a sua interação com tecnologia facilitadora no âmbito escolar. 
Desenvolvimento
 A utilização da tecnologia auxiliou o professor na tarefa e melhorou o seu desempenho profissional e contribui para o processo de ensino e aprendizagem.
 As escolas possuem uma plataforma onde também existem toda orientação para a atividade ser desenvolvida. É uma ferramenta utilizada com frequência pelos professores. 
 Capacitar o professor numa nova dinâmica de ensino e aprendizagem, unindo tecnologia e ludicidade, viabiliza a inserção da criança no mundo virtual de maneira atrativa, legitima e atual.
Para o filósofo e pedagogo JOHN DEWEY, algumas das ideias mais inspiradoras, foi o modelo de ensino e aprendizagem, que percebe que o aluno como protagonista de seu processo de educação, além de sua proposta de desenvolvimento integral do indivíduo levando em consideração aspecto físico, emocionais e intelectuais. Para o pedagogo, tão importante quanto a atividade cognitiva, era o desenvolvimento de habilidade manuais e criativas.
 Dewey também tinha como preocupação a relação indissociável entre teoria e pratica e acreditava que o conhecimento era construindo de forma coletiva, por meio de compartilhamento de experiências
Conclusão 
 De acordo com a troca de experiência, fica evidente que é muito importante o uso das tecnologias digitais para o processo de ensino e aprendizagem e que o professor deve buscar, pouco a pouco.
 Sendo assim, é de extrema importância a aplicação desses recursos na sala de aula, pois eles irão ajudar para que os alunos se interesse pelo conteúdo, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem ativa, que irá garantir uma aula dinâmica, facilitando para mudanças significativas na pratica pedagógicas.
Referência bibliográfica 
PINTO, AM as novas tecnologias e a educação paraná, texto do portal ampedsul,1997
http//de criança para criança- BNCC Base nacional comum curricular
portal.mec.gov.br guia de tecnologia educacionais criado em 2007 a 2010 – Ministério da educação

Mais conteúdos dessa disciplina