Buscar

HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA DA NUTRIÇÃO - Aula 01

Prévia do material em texto

HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA DA NUTRIÇÃO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	SDE4542_A1_202001007679_V1
	
	
	
	
		Aluno: ELLA AREIAS DOS SANTOS
	Matr.: 202001007679
	Disc.: HIST. ANTR. NUTR. 
	2020.2 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		 
	Sobre a Antropologia Cultural, considere as seguites assertivas:
I - Estuda os aspectos culturais dos grupos e das sociedades.
II - É uma ciência da natureza.
III - Estuda exclusivamente a cultura dos homens contemporâneos.
IV - É uma ciência que pertence ao grupo das Ciência Sociais
 
Podemos considerar corretas as afirmativas:
	 
	
	
	
	II e IV
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	I e IV
	
	
	I e III
	
Explicação:
A Antropologia Cultural é uma ciência social autônomal que estuda os aspectos culturais dos grupos e das sociedades e estudo a cultura humana desde de os antropóides.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Quando olhamos para uma cultura com estranhamento e julgamentos, temos uma atitude:
	
	
	
	Simplista
	
	
	Etnocêntrica
	
	
	Egoncêntrica
	
	
	Pacificadora
	
	
	Centralizadora
	
Explicação:
Quando olhamos para uma cultura com estranhamento e julgamentos, temos uma atitude etnocêntrica. Pensar nessa ação nos leva a um outro conceito antropológico com o qual dialogaremos ao longo da disciplina: etnocentrismo.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com o antropólogo Sidney Mintz:
"O comportamento relativo à comida liga-se diretamente ao sentido de nós mesmos e à nossa identidade social, e isso parece valer para todos os seres humanos" (Mintz SW. Comida e antropologia. Uma breve revisão. Rev. Brasil. Ci. Soc. 2001; 16 (47): 31-41
A partir dessa afirmação é possível concluir que:
 
	
	
	
	O nutricionista deve perceber o alimento para além de micro e macro nutrientes, sem considerar aspectos simbólicos e culturais em relação a alimentação e Nutrição.
	
	
	O nutricionista não deve levar em consideração o comportamento dos seres humanos no que diz respeito à sua alimentação.
	
	
	O nutricionista deve entender a Antropologia como uma disciplina auxiliar da Nutrição no que se refere à compreensão dos conceitos de micro e macro nutrientes.
	
	
	O nutricionista deve entender a alimentação, para além de micro e macro nutrientes, como uma prática universal, uma vez que todos somos seres humanos e todos os seres humanos são totalmente iguais.
	
	
	O nutricionista deve perceber o alimento para além de micro e macro nutrientes, considerando aspectos simbólicos e culturais em relação a alimentação e Nutrição.
	
Explicação:
Os nutricionistas devem levar em consideração o comportamento humano e entender o alimento para além de micro e macro nutrientes, considerando aspectos simbólicos e culturais em relação a alimentação e Nutrição. A Antropologia é mais que uma disciplia que não tem competencia em conceituar micro e macro nutrientes, o auxílio deste campo de saber é em relação as dimenções simbólicas e culturais em torno dos alimentos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		 Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Existem idéias que se contrapõem ao etnocentrismo, uma das mais importantes é a de relativização. Relativizar, nesse caso, acontece quando:
	
	
	
	transforma-se as diferenças em hierarquia;
	
	
	o significado de um ato é visto não na sua dimensão absoluta, mas no contexto em que acontece;
	
	
	as verdades da vida são mais uma questão de essência e menos uma questão de posição;
	
	
	compreendemos o outro com nossos próprios valores.
	
	
	a verdade não está no olhar, mas naquilo que é olhado;
	
Explicação:
O relativismo cultural compreende que cada cultura tem uma lógica e que a lógica desta cultura não pode ser usada para se comprreender outra culturas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Leia atentamente o texto abaixo:
 
            Comem muito e com grande avidez e, apesar de embebidos em sua tarefa, ainda acham tempo para fazer grande bulha.  A altura da mesa faz com que o prato chegue ao nível do queixo; cada qual espalha seus cotovelos ao redor e, colocando o pulso junto à beirada do prato, faz com que, por meio de um movimento hábil, o conteúdo todo se lhe despeje na boca.  Por outros motivos além deste, não há grande limpeza nem boas maneiras, durante a refeição; os pratos não são trocados, sendo entregues ao copeiro segurando-se o garfo e a faca numa mesma mão; por outro lado, os dedos são usados com tanta freqüência como o próprio garfo.
LUCCOCK, J. As refeições no Rio de Janeiro, princípio do século XIX. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977.p. 163.
 
Neste trecho da descrição de uma refeição no Rio de Janeiro feito por Luccock, o conceito que melhor se aplica é:
	
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	Relativismo cultural
	
	
	Antropologia cultural
	
	
	Egocentrismo
	
	
	Diversidade cultural
	
Explicação:
A postura do cronista é etnocêntrica, uma vez que ele tem um julgamento de valor negativo e preconceituoso sobre os brasileiros.
	
	
	
	 
		
	
		6.
			Qual a importância do estudo da História e Antropologia da Nutrição para o profissional de Nutrição?
	
	
	
	Não tem nenhuma importância.
	
	
	Para poder operar intervenções no âmbito nutricional é necessário conhecer os significados simbólicos que o público-alvo atribui aos alimentos.
	
	
		Compreender a estrutura dos alimentos.
	
	
	Unicamente aumentar sua cultura geral.
	
	
	Fazer um inventário da cultura alimentar dos diferentes povos.
	
Explicação:
	Explicação:
Para promover a saúde, é necessário que o nutricionista consiga fazer um trabalho preventivo efeciente, inclusive no âmbito da Educação Nutricional, ou que consiga mudar os hábitos alimentares de seus pacientes. Para isto, é necessário que ele conheça o universo de representações de seus pacientes acerca da alimentação e que ele se adapte à mesma.

Continue navegando