Buscar

Template - portfolio B II 2020 (1) (1)

Prévia do material em texto

trovadorismo
INSIRA UMA IMAGEM AQUI
O que foi o Trovadorismo na Idade Média e quais são as suas características?
Trovadorismo foi um movimento literário e poético, que surgiu durante a idade média, mais precisamente no século XI no sul da França. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia que Deus é o centro de tudo), pois a igreja católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio do ocidente. Esse movimento foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa e teve seu ápice por volta de 1150 e 1170.
		O trovadorismo é caracterizado por uma “poesia cantada”, as chamadas cantigas trovadorescas ou cantigas provençais. As mesmas abordam quatro temas. Que são: cantigas de amor, de amigos, de escárnio e de maldizer.
As cantigas de amor que pertence ao gênero lírico, tinham como o tema o sofrimento amoroso. As de amizade cantavam a saudade do ser amado também do gênero lírico. Já as cantigas de escárnio e maldizer que pertencem ao gênero satírico, demonstravam a ousadia do trovador ao criticar a sociedade da época, em que o livre pensamento era combatido pela igreja.
Suas principais características são: a relação entre poesia e música, gênero lírico e satírico, veneração ao ser amado, retratação da amizade, crítica ao contexto político e social, trocadilhos e termos ambíguos e a retratação do modo de vida na aristocracia feudal.
		
	o trovadorismo medieval
Nome: Edilaine Saturno de Matos
RU:2406094
Polo: Laranjeiras do Sul
		
INSIRA UMA IMAGEM AQUI
Trovadores medievais
	
	o trovadorismo medieval
	
	
INSIRA UMA IMAGEM AQUI
Digite uma legenda para a sua imagem
Abordagem sobre um trovador medieval
PAIO SOARES TAVEIRÓS
Era trovador da primeira metade do século XII. De origem da pequena nobreza galega, é autor da célebre Cantiga da Garvaia, uma cantiga de amor plena de ironia, que é considerada a primeira obra em língua galaico-portuguesa.
	As Trovas hoje na cidade de Nova Friburgo-Rj.
A primeira edição dos jogos florais de Nova Friburgo, foi realizada em 1960 com o tema “amor” e recebeu mais de 2000 trovas do Brasil e do exterior. Foi o primeiro grande concurso de trovas encerrado com uma programação festiva, consagrando Nova Friburgo como “ Berço dos modernos Jogos Florais no Brasil”.
Assim considerada Berço da Trova no País. Nova Friburgo realiza desde 1960 os disputados jogos florais, concurso de poemas que são expostos na “Alameda das Trovas”, na praça Getúlio Vargas. Também chamada praça dos Suspiros, o espaço tem um muro grafado com versos de autores que fizeram história.
Minha sogra tagarela
Queima a língua na cozinha
Diz alguém: “que azar o dela...”
E eu penso: “que sorte a minha”!
Sérgio Bernardo
	Insira aqui o título da trova sobre a sua cidade
Entre montes situada
Tu acolheste de coração 
Nova Laranjeiras amada 
O imigrante e o índio neste chão

Continue navegando