Buscar

MELHORAMENTO GENETICO RESUMO a

Prévia do material em texto

MELHORAMENTO GENETICO: CRUZAMENTO INDUSTRIAL	Comment by Kedma: Formatar todo o trabalhando colocando nas normas.
Risiane Rodrigues Pereira	Comment by Kedma: Colocar nas normas, postei o modelo, abaixo também tem o rodapé com as informações.
Weverthon Matheus Xavier de Castro
Kedma Nayra da Silva Marinho
RESUMO
O melhoramento genético é uma ferramenta extremamente importante pra a produção de carne, pois é através desse meio que podemos obter alta lucratividade e qualidade dos animais. Com isso o cruzamento industrial como ferramenta de ganho de peso, precocidade, aproveitamento de carcaça, é uma alternativa de mensurar e se obter animais de alto padrão genético de acordo com a necessidade de cada região. Por fim, tendo um produto final de qualidade proveniente desse sistema aumenta-se a lucratividade e um padrão genético com melhor aproveitamento dos animais e dos recursos locais.	Comment by Kedma: 	Comment by Kedma: Deve conter metodologia e a conclusão tb de forma bem resumida.
Palavras chaves: precocidade, carne, manejo. 	Comment by Kedma: 
INTRODUÇÃO
A produção de carne em determinada região ou país se deve a utilização do melhoramento genético, juntamente com o meio ambiente, manejo, produção e comercialização. Deste modo, se tem varias maneiras de integrar genética, manejo, produção e comercialização abrindo um leque de sistemas eficientes que aperfeiçoam cada um desses recursos, que atenda as exigências de mercado de cada região. (BARBOSA, 1998)	Comment by Kedma: Poderia utilizar referencias mais atuais 
No Brasil a o conceito precocidade ainda é pouco conhecido, a pesar de que o termo já esta concebido por um zootecnista europeu a mais de um século. A ABNP (Associação Brasileira de Novilhos Precoces), os animais precoces têm as seguintes características: a) peso da carcaça b) idade do animal e c) acabamento de carcaça. (BARBOSA, 1998)	Comment by Kedma: Essa informação vc encontra em artigos mais atuais 
Ao longo dos anos os estudos relacionados cruzamento industrial bovino, favorecem a maior produção pelos animais, pois puderam observar que os animais provenientes desse cruzamento proporcionaram boa qualidade de carnes nobres, maciez, baixa força de cisalhamento e alto índice de fragmentação miofibrilar. (MAIA, 2018)
O objetivo do presente trabalho é abordar o assunto de cruzamento industrial como ferramenta de melhoramento genético em ganho de peso dos animais.
METODOLOGIA
 	Através de uma busca por artigos sobre o tema, foi feito uma pesquisa com auxílio das plataformas scielo e Google Acadêmico, e escolhidos algumas publicações para descrever o assunto em questão. Para realizar a pesquisa foram utilizadas as seguintes palavras: melhoramento genético, cruzamento industrial, bovinos de corte, produtividade. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO 
 	O maior desafio da bovinocultura de corte é atingir um padrão de qualidade nos seus diferentes cortes comerciais, tal como atualmente ocorre com a avicultura de corte e suinocultura. Nos cruzamentos industriais, normalmente tem-se recomendado como linha paterna o uso de raças europeias, que apresentam bom ganho de peso e boas qualidades de carcaça e de carne. Além disso, com relação à linha materna, as raças zebuínas têm sido indicadas por apresentar melhor adaptação ao ambiente tropical, rusticidade e menores exigências de mantença. A razão desse sucesso do cruzamento é o alto nível de heterose, originária da grande distância genética existente entre os grupos Bos taurus e Bos indicus. A adoção de tecnologia é o meio para a realização dos nossos intentos, além dos contínuos esforços para manutenção e evolução dos aspectos sanitários e nutricionais, a genética do nosso rebanho será o fator de diferenciação entre os modelos de produção. 	Comment by Kedma: Paragráfo muito extenso, precisa reorganizar e colocar referência bibliográfica em cada paragrafo - Vocês podem colocar mais informações referentes aos artigos (mais artigos) pois possuem espaço ainda.
 	A razão principal para se fazer o cruzamento orientado entre raças é aumentar a lucratividade, através do aumento da produtividade. Nenhuma raça é perfeita, cada uma tem seus pontos fortes e fracos. O animal produto do cruzamento deverá combinar o elevado potencial de produção da raça de clima temperado com a adaptação da raça tropical. Escolhendo-se as raças apropriadas para o cruzamento, o potencial de produção e a adaptação tropical dos animais cruzados podem ser combinados ao seu ambiente - quanto mais complementares forem as raças, maior é a produtividade, e, consequentemente, maior a lucratividade. O cruzamento entre raças ou heterozigose busca gerar heterose, ou vigor híbrido, para um grupo de características comercialmente importantes, particularmente de reprodução e sobrevivência. 	Comment by Kedma: 	Comment by Kedma: Colocar referência, paragrafo muito extenso. Cuidado para não ter copiado textos na integra dos artigos para não ser plágio. Cada informação deverá colocar a fonte de onde foi extraído.
	Avaliando cruzamentos industriais observaram que os animais provenientes destes cruzamentos apresentam boa qualidade de carne nobre, maciez, baixíssima força de cisalhamento e alto índice de fragmentação miofibrilar. 	Comment by Kedma: Colocar referência
 	A precocidade, ganho de peso, acabamento de carcaça e aumento de lucratividade são alguns dos fatores responsáveis pela adoção dos programas de melhoramento animal e atualização dos sistemas de produção, viabilizando maior produtividade. Para o sucesso do cruzamento industrial deve-se utilizar raças que se complementem, viabilizando a produção de animais que expressem de forma satisfatória as características mais fortes e diminua a expressividade dos pontos mais fracos de cada raça, maximizando a produtividade nas diferentes fases do sistema produtivo. Portanto, o uso de matrizes férteis, adaptadas e que utilizem baixa energia de mantença eleva a qualidade da carne produzida.	Os pecuaristas brasileiros têm utilizado de forma crescente o cruzamento industrial entre raças zebuínas e taurinas, com o intuito de elevar o ganho de características positivas dos animais, visando à produção de carnes nobres em locais de criação mais rústicos.	Comment by Kedma: Parágrafos muito extensos, precisar redefinir e colocar a referência . Todos os seus parágrafos encontram se sem referências 
CONCLUSÃO
 	A utilização do cruzamento industrial promove maior eficiência na produção de carne bovina, uma vez que incorpora características desejáveis de duas ou mais raças, assim garantindo mais lucratividade para o produtor.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS	Comment by Kedma: As referências devem estar também no texto, as mesmas que estão no trabalho.
BARBOSA, P. F. Cruzamentos Industriais e a Produção de Novilhos Precoces. Embrapa. São Carlos. SP. 1998.
MAIA, G. F. N. Desempenho Produtivo De Dois Grupos Genéticos De Bovinos De Corte Em Pastos Puros e Consorciados Na Amazônia Ocidental. Rio Branco. AC. 2018. 
SOUZA, V, L. F. et al. Cruzamento industrial sobre as características de carcaça e da carne de novilhas precoces. Maringá. PR. 2010.
ZADRA, A. Cruzamento Industrial: Processo Chave para Obtenção de Novilhos Precoces. 	Comment by Kedma: Ano?

Continue navegando