Buscar

prova trabalho 2

Prévia do material em texto

Vitória dos Santos Joaquim
201601116985
1) MARIA DA SILVA, procura você sem seu escritório e relata o seguinte: “ Doutor fui contratada em 05/04/2018 pela empresa WWW Importadora LTDA, estabelecida na cidade de Duque de Caxias, para exercer a função de auxiliar de RH, onde cumpria jornada de trabalho de 8h às 17h, com intervalo para descanso e alimentação das 12h às 13h de segunda a sexta-feira, onde recebi como última remuneração o valor de R$ 3.000,00(três mil reais). No dia 15/09/2020 meu superior hierárquico me chamou ao RH e me demitiu, informando que devido a grave crise financeira em que passa a empresa, não tinha dinheiro para pagar minhas verbas rescisórias, e foi então que informei a ele que também não havia usufruído do meu primeiro período aquisitivo de férias, sendo informada por ele estava dando baixa na minha CTPS com a data da demissão e que era para eu buscar meus direitos junto na justiça”. Diante da situação hipotética quais são os direitos trabalhistas que Maria da Silva tem a receber, e ingressando com a reclamação trabalhista, quais são as sanções previstas na CLT para a empresa? (1,6 pontos) 
RESPOSTA: 
Maria da Silva faz jus ao recebimento das verbas rescisórias a seguir expostas: Aviso Prévio indenizado de 36 dias, pois foi demitida sem justa causa e sem recebimento do aviso prévio, ou seja, não trabalhou e nem recebeu de forma indenizada, como deveria segundo o Art. 487, § 1º, da CLT c/c do Artigo 1º da LEI Nº 12.506/11. Baseando-se nisso, também mudará a data de demissão anotada na CTPS do dia 15/09/2020 para 21/10/2020; do Décimo Terceiro Proporcional ao período de 1º de janeiro de 2020 até o dia 21 de outubro de 2020, conforme o Art. 1º da Lei no 4.090, de 13 de julho de 1962; Ao ser demitida Maria faz jus a receber as Férias Proporcionais a partir de 5 de abril de 2020 até o dia 21 de outubro de 2020, pelo tempo equivalente e ainda serem acrescidas do terço constitucional, como explicitado pelo Artigo 130 c/c o Artigo146 da CLT, bem como pelo Artigo 7, XVII, da Constituição Federal; do Saldo de Salários, pois Maria não recebeu o devido valor pelos 15 dias trabalhados no mês de Setembro, devendo receber o valor do salário mensal, na forma dos Artigos 457 e 458 c/c 462 da CLT; da Multa de 40% Sobre o Saldo do FGTS, pois como ele não recebeu nenhuma verba rescisória, logo não houve o pagamento dos 40% sobre o 
valor de saldo do FGTS, devendo percebê-lo, de acordo com o Art.18, § 1º, da Lei 8036/90. 
Ademais Maria também faz jus ao recebimento das Férias Vencidas do Primeiro Período Aquisitivo, de 5 de abril de 2018 até 4 de abril de 2019. 
Uma das sanções previstas na CLT é a multa do Artigo 467, das verbas incontroversas, que ocorre caso o pagamento das verbas rescisórias não sejam adimplidos até a primeira audiência. A outra sanção prevista na CLT é a multa do Artigo 477, referente às verbas rescisórias em atraso, que não foram pagas pelo empregador ao demitir Maria.
2) Maria trabalhava na empresa LJL comércio de roupas Limitada, na função de vendedora, onde trabalhavam outras 4 funcionárias, porém não teve até a presente data sua CTPS anotada sob a alegação da empresa que estava em contrato de experiência, e tinha como hábito chegar com 20 minutos de atraso todos os dias, além de atrasos no seu horário de descanso e alimentação, por estar cochilando no estoque da loja. Maria recebeu uma advertência e uma suspensão, por escrito e com a ciência dela. Diante da situação hipotética narrada, responda às indagações a seguir, devidamente fundamentada. (1.6 pontos) 
A) A empresa poderá lançar a advertência e a punição aplicadas à empregada na parte de anotações gerais de sua CTPS? Explique e fundamente sua resposta (0,8 pontos) 
 B) Informe em quanto tempo a carteira de trabalho de Rosa deveria ser anotada. Explicando e justificando sua resposta. (0,8 pontos) 
RESPOSTA: 
A) Não, Tendo em vista que a advertência e a punição são em vista da conduta de Maria, o Artigo 29, § 4º, da CLT, veda qualquer tipo de anotação desabonadora a conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social 
B) A Carteira de Trabalho e Previdência Social deveria ser anotada no prazo de 48 horas, como disposto no Artigo 29 da CLT. 
 3) GUSTAVO DA SILVA, funcionário da sociedade empresária ABC Comércio de Veículos, pediu demissão do emprego, informando que cumpriria o aviso prévio com trabalho, o que de fato ocorreu. Com o término do contrato de trabalho, GUSTAVO SILVA ajuizou reclamação trabalhista afirmando que durante o aviso prévio não teve a redução da sua jornada em duas horas diárias nem faltou a sete dias corridos, razão pela qual requereu o pagamento de novo aviso prévio e sua integração para todos os fins. Considerando a situação hipotética, você na qualidade de advogado da sociedade empresária ABC Comércio de Veículos LTDA, responda:(1,6 pontos) 
 A) Qual a sua teve de defesa para defender os interesses de seu cliente? Responda de forma fundamentada. (0,8 pontos) 
 B) O aviso prévio pode ser reconsiderado? Explique sua resposta e fundamente (0,8 pontos) 
RESPOSTA: 
A) A tese que eu usaria a fim de defender os interesses do meu cliente é de que só pode ocorrer a redução de jornada durante o aviso prévio quando o empregado tiver sido dispensado, e não ao se demitir, como na situação de Gustavo da Silva, tal qual explícito no Artigo 488 da CLT. 
B) O aviso prévio pode ser reconsiderado, sob a condição dessa reconsideração acontecer no prazo em que decorre o aviso prévio, bem como da parte contrária ser a favor, conforme exposto no Artigo 489 da CLT. 
 4) Para a elaboração de uma petição inicial é necessário a presença de alguns requisitos em conformidade com a legislação pertinente (CPC e CLT). Para tanto indique quatro requisitos da petição inicial, informando as consequências processuais na hipótese de ausência. Explique de forma fundamentada. (1,6 pontos ) 
RESPOSTA: 
Acordando com o Artigo 840 da CLT c/c Artigo 319 do CPC (que conforme o Artigo 769 da CLT, pode ser utilizado subsidiariamente no processo trabalhista), podemos 
exemplificar alguns requisitos que devem estar presentes na petição inicial trabalhista, como: a qualificação das partes, com nomes, prenomes, estado civil, profissão, carteira de identidade, CPF/CNPJ, endereço eletrônico, domicílio e residência, bem como o número do PIS e da CTPS, e data de nascimento e nome da mãe; uma breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, de forma a fundamentar os direitos a que se faz jus; o pedido, que deverá ser certo, determinado, baseado nos fatos e fundamentos descritos anteriormente; e também a indicação do valor total da causa. 
Caso a Petição Inicial não atenda aos requisitos do Artigo 840 da CLT c/c Artigo 319 do CPC, ela estará inepta, e o juiz, segundo o artigo 321 do CPC, mandará emendar ou completar a petição inicial, no prazo de 15 dias, devendo depois desse tempo, caso a diligência não tenha sido cumprida, indeferir a petição inicial. 
 
5) JUSSARA MARIA, auxilia de produção, trabalhou para a sociedade empresária SPA TEMPO BOM LTDA, de 17/12/2018 a 25/02/2019. Cumpria jornada das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. De segunda a sexta-feira, deveria ter intervalo para almoço e descanso de uma hora, mas, em razão do volume de trabalho, só conseguia desfrutar de 40 minutos. JUSSARA MARIA procura você em seu escritório para ter conhecimento de seus direitos. Responda aos itens abaixo (1,6 pontos) 
A) O que você deverá pleitear em sede de reclamação trabalhista quanto ao intervalo? Explique e fundamente (0,8 pontos) 
B) Qual é a natureza jurídica do pagamento do intervalo suprimido de Ramiro? Explique e fundamente (0,8 pontos) 
RESPOSTA: 
A) Baseando-me no Artigo 71, § 4º, da CLT, eu pleitearia a indenização referente aos vinte minutos de intervalo que faltavam de segunda a sexta feira, acrescentando ainda os 50% sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho. 
B) Também fundado no Artigo 71, § 4º, da CLT, é possível afirmar que a natureza jurídica do pagamento do intervalo suprimido de Jussaraé indenizatória.

Continue navegando