Buscar

teste de qualide do leite

Prévia do material em texto

Faculdade Joaquim Nabuco
Aline Maria de Melo 01237740
Emelly Mayara Alves da Silva 01244857
Pratica adulteração do leite
 
Paulista – Pernambuco
2020
Introdução:
A prática de adulteração no leite é comum em parte dos estabelecimentos industriais envolvidos com a produção, beneficiamento e/ou envase do leite, podendo as fraudes ser caracterizadas em dois tipos; sanitária: A prática de adulteração no leite é comum em parte dos estabelecimentos industriais envolvidos com a produção, beneficiamento e/ou envase do leite, podendo as fraudes ser caracterizadas em dois tipos: sanitária: adição de substâncias estranhas ao leite com o intuito de mascarar deficiências do produto.
FRAUDES NO LEITE 
De acordo com a legislação brasileira, é considerado fraude: 
•Ser de um tipo e apresentar-se rotulado como de outro de categoria superior; •Cru vendido como pasteurizado;
•Ser exposto ao consumo sem as devidas garantias de inviolabilidade.
 Como detectar as fraudes do leite de maneira simples:
Adição de água:
A principal fraude detectada no leite ainda continua sendo a adição de água com o objetivo de aumentar seu volume. A adição de água no leite reduz de forma significativa o seu valor nutritivo, procedimento este que além de prejudicar a qualidade microbiológica do produto, reflete a falta de comprometimento com a produção de leite com qualidade. A crioscopia indica a temperatura de congelamento do leite, sendo que essa medição do ponto de congelamento é usada como forma de detectar fraude por adição de água. O ponto de congelamento é determinado, principalmente, pelos elementos solúveis do leite, em especial a lactose. Esta análise representa um importante atributo qualitativo do leite “in natura” e um determinador da autenticidade do leite de consumo. 
Adição de amido:
Para disfarçar a diluição, o leite diluído é adulterado também com amido de milho. Então, um consumidor ao comprar um leite adulterado desta maneira estaria pagando por uma quantidade de produto menor do que a quantidade indicada pela embalagem.
Se for adicionada uma solução alcoólica de iodo ao amido, aparece uma das seguintes cores: roxo, azul ou verde. O amido é um polímero de glicose e as moléculas do polímero interagem com o iodo presente na solução. O sistema resultante da interação polímero-iodo é o responsável por uma dessas cores: roxo, azul ou verde. Sendo assim, esse pode ser um teste para identificar amido.
Teste da acidez 
Determinação quantitativa exata do pH do leite; 
• Abrange tanto a acidez aparente quanto a adquirida;
 • É a medida da capacidade tamponante da amostra de leite entre o pH do mesmo e o ponto de viragem da fenolftaleína; 
Teste da acidez titulável
 • Expresso em Graus Dornic.
 • Cada 0,1mL de NaOH equivale a 1°D
. •Procedimento:
 1. Adicionar 10 mL de leite previamente homogeneizado em um erlenmeyer; 
2. Adicionar 3-4 gotas de fenolftaleína (2%);
 3. Titular com NaOH até o aparecimento da cor rósea.
 •Leitura 4. Anotar o volume gasto de NaOH na reação.
Conclusão 
Os testes de qualidade tanto do leite quanto de qualquer outro produto é um sistema de proteção ao produtor e ao consumidor, já que seu objetivo fundamenta-se em assegurar, ao industrial, a fabricação de um alimento com excelente padrão de qualidade e segurança e, ao consumidor, propicia um produto em condições de cumprir com sua finalidade.

Continue navegando