Buscar

Quais as atribuições de um Engenheiro Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais as atribuições de um Engenheiro Civil?
A formação do Engenheiro Civil possibilita atuação em várias áreas
O trabalho do Engenheiro Civil pode se iniciar já na escolha do terreno para a implantação do projeto, com parecer sobre localização, legislações, aspectos ambientais e topográficos, entre outras, que possibilitem analises preliminares de viabilidade do projeto.
A seguir, segue algumas etapa de montagem e aferição do projeto preliminar a ser desenvolvido, juntamente com o cliente, e o estudo da legislação incidente no terreno e na edificação.
Com esses dados e a definição do terreno inicia-se a fase do projeto, com as seguintes etapas:
· Estudo Preliminar: estudo do problema para determinação da viabilidade de um projeto.
· Anteprojeto ou Projeto Pré Executivo: solução geral do problema com a definição que será adotado, da concepção estrutural e das instalações em geral possibilitando clara compreensão da obra a ser executada.
· Projeto Básico (opcional): solução intermediário do Projeto Executivo, que contém representação e informações técnicas da edificação que possibilitem uma avaliação de custo, já compatibilizadas com os projetos das demais atividades complementares.
· Projeto de Prefeitura: solução definitiva do Anteprojeto, representada em plantas, cortes, elevações, especificações e memoriais de todos os pormenores de que se constitui a obra a ser executada, sempre em concordância com a legislação.
· Projeto Executivo: o Projeto Executivo é a orientação geral dos cálculos complementares ao projeto arquitetônico tais como: calculo de estrutura, das instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, das instalações elétricas, telefônicas e de informática, caberão sempre ao Engenheiro o qual, a seu critério, poderá indicar outros profissionais legalmente habilitados para sua execução.
· Fiscalização e/ou Gerenciamento: o engenheiro pode acompanhar a execução da obra através de várias maneiras: desde simplesmente como fiscalizador da execução, até ser responsável por todas etapas da execução, desde a compra do material, até a finalização da obra.
Engenheiro Civil também executa as atividades relacionadas a seguir
1. Planeja, organiza, executa e controla projetos na área da construção civil, realiza investigações e levantamentos técnicos, defini a metodologia de execução, desenvolve estudos ambientais, revisa e aprova projetos, especifica equipamentos, materiais e serviços.
2. Orça a obra, compões custos unitários de mão de obra, equipamentos, materiais e serviços, apropria custos específicos e gerais da obra.
3. Executa a obra de construção civil, controla cronograma físico e financeiro da obra, fiscaliza obras, supervisiona segurança e aspectos ambientais da obra.
4. Presta consultoria técnica, pericia projetos e obras (laudos e avaliações), avalia dados técnicos e operacionais, programa inspeção preventiva e corretiva e avalia relatórios de inspeção.
5. Controla a qualidade da obra, aceita ou rejeita materiais e serviços, identifica métodos e locais para instalação de instrumentos de controle de qualidade.
6. Elabora normas e documentação técnica, procedimentos e especificações técnicas, normas de avaliação de desempenho técnico e operacional, normas de ensaio de campo e de laboratório.
7. Participa de programa de treinamento, quando convocado.
8. Participa, conforme a política interna da instituição, de projetos, cursos, eventos, comissões, convênios e programas de ensino, pesquisa e extensão.
9. Elabora relatórios e laudos técnicos em sua área de especialidade;
10. Trabalha segundo normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental.
11. Executa tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática.
12. Executa outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.
Detalhes de partes do projeto
O Engenheiro Civil também é o profissional responsável em detalhar algumas partes do projeto. A estrutura é a principal delas. A partir do projeto elaborado o Engenheiro Civil faz uma proposta para a execução da estrutura (localização e dimensões de pilares, vigas, lajes, fundação, e outros elementos relacionados a estrutura).
Além da estrutura, o Engenheiro Civil também detalha sistemas elétricos, rede hidrossanitária, e outros projetos complementares, seguindo o projeto arquitetônico.
Somente com projeto elaborado e autorizado pelo órgãos competentes a obra pode ser iniciada.
O Engenheiro Civil faz o acompanhamento da obra, muitas vezes é o Engenheiro que fica na obra, organizando a mão-de-obra, a divisão das tarefas, recebendo os materiais dos fornecedores, etc.
Uma obra bem executada depende do trabalho consciente do Engenheiro Civil.
Antes de construir veja quais atividades que você combinou com o Engenheiro Civil que será realizada em sua oba. Não construa sem contratar um Engenheiro Civil, pois como diz o ditado: “

Mais conteúdos dessa disciplina