Buscar

prova deficiencia visual auditiva e surdocegueira


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100039 - DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (o PPP, ou simplesmente projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. Tudo preto no branco. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada além de um papel guardado na gaveta.
Refletindo sobre este documento podemos afirmar que:
d )
 É o cerne do trabalho escolar e fruto de um processo global em permanente construção
QUESTÃO 2
Surge na década de 60 uma tendência para melhor atender a educação dos surdos e às suas demandas, que utilizava tanto o gestual quanto a linguagem oral, assegurando por meio do uso de qualquer recurso ou instrumento linguístico a facilitação da forma de comunicação da pessoa surda, como por exemplo, a utilização da língua de sinais, a datilologia, que é o ato de soletrar qualquer palavra usando o alfabeto manual ou de números, e o português sinalizado dentre outros, recomendando o uso de gestos, mímica, língua de sinais, a fala, leitura labial e leitura escrita.
Estamos nos referindo a que abordagem educacional para pessoas surdas?
e )
 Comunicação Total.
QUESTÃO 3
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece em seu art. 205, "[...] a educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".
Além disso, esse documento privilegia quais princípios do ensino?
b )
 Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
 
QUESTÃO 4
Ao refletimos sobre a amplitude da deficiência auditiva que se pauta pela plasticidade neuronal, esclarecendo que o sistema auditivo é formado pelo órgão sensorial da audição, pelas vias auditivas do sistema nervoso e por estruturas cerebrais que recebem, analisam e interpretam as informações sonoras. Portanto, um diagnóstico audiológico realizado durante o primeiro ano de vida possibilita a intervenção médica e/ou fonoaudiológico, ainda no período crítico de maturação e plasticidade funcional do sistema nervoso central, permitindo um prognóstico favorável em relação ao desenvolvimento global da criança. A capacidade de plasticidade dos neurônios que compõem os sistemas sensoriais é fundamental durante a fase inicial da vida, tanto no período intrauterino quanto no neonatal, garantindo a consolidação do seu desenvolvimento (AZEVEDO, 1997).
Por sua vez, o Comitê Brasileiro sobre Perdas Auditivas na Infância (CBPAI, 2000) recomenda a implantação da triagem auditiva neonatal universal para todas as crianças do nascimento até os três meses de idade (SMITH, 2003). Essa triagem neonatal é obrigatória e gratuita nos hospitais e maternidades públicos desde 2010, o teste da orelhinha é, normalmente, aplicado em recém-nascidos. Esse processo é rápido e não provoca desconforto a criança,
E o que pode acusar esse exame
e )
 Eventuais anormalidades na cóclea, região do ouvido repleta de células ciliadas.
QUESTÃO 5
Em 1855 aconteceu a primeira iniciativa de educação de surdos quando um professor francês surdo foi convidado por D. Pedro II a vir para o Brasil e ele preparou um programa que consistia em usar o alfabeto manual e a Língua de Sinais da França. Apresentou documentos importantes para educar os surdos brasileiros, mas ainda não havia escola especial no Brasil. Solicitou então ao imperador D. Pedro II um prédio para fundar uma escola de pessoas surdas. Quem era ele?
a )
 Edward Huet.Charles Michel de L'Epée.
QUESTÃO 6
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece em seu art. 205, "[...] a educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." Além disso, a Carta Magna de 1988 deixa claro, que um dos princípios do ensino será "igualdade de condições para o acesso e permanência na escola" (BRASIL, 1988).
Este documento legal também deixa claro que o dever do estado com a educação será efetivado mediante a garantia de "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência" preferencialmente em que local?
e )
 Na rede regular de ensino.
QUESTÃO 7
Os brinquedos/equipamentos adaptados para as crianças pequenas com deficiência visual, cegueira ou baixa visão, refletiu-se muito sobre a sua relevância em produzi-los ou adaptar os existentes, pelos pais e/ou responsáveis e cuidadores, profissionais interessados na estimulação do desenvolvimento dessas crianças.
Quais os motivos que levam o pais e reponsáveis a desenvolverem os materias adaptados para crianças com cegueira ou baixa visão?
e )
 Em especial para o bom desenvolvimento na área neuromotora, que, em geral, mostra-se mais prejudicada pela deficiência visual
QUESTÃO 8
A visão é um dos cinco sentidos. São grandes as diferenças entre a visão dos seres humanos e dos animais. A visão dos seres humanos é complexa, pois existem algumas partes responsáveis por detectar a luz, e outras responsáveis por detectar as imagens e de interpretá-las.
A visão funciona assim: a luz que chega ao olho atravessa à córnea, o humor aquoso e a pupila, e chega ao cristalino, que direciona os raios de luz até a retina, onde se forma uma imagem invertida do objeto focalizado. Entram então em ação as células receptoras, ou seja, os cones e os bastonetes, que enviam impulsos nervosos ao nervo óptico, que por sua vez os envia ao cérebro. A imagem que chega ao cérebro é então interpretada, de modo que a imagem, antes invertida, seja vista na posição correta.
Nesta perspectiva, qual a região no cérebro humano responsável pela visão?
 a )
 Córtex visual primário.
QUESTÃO 9
Na prática oralista estimava-se que mais de 95% dos surdos eram filhos de pais ouvintes, que não conheciam a Língua de Sinais. Com isso, as crianças apresentavam isolamento psicológico e prejuízo no desenvolvimento linguístico, cognitivo e social, com consequências negativas no acesso à informação. Durante todo o tratamento a participação familiar era de fundamental importância, pois é a família que iria fornecer as reais estimulações, já que a mesma convivia com o surdo a maior parte do tempo, conhecendo assim a vivência da criança.
Neste conteto, qual era o principal objetivo da abordagem educacional oralista?
b )
 Desenvolver a fala do surdo, pois a língua falada era considerada essencial para a comunicação e desenvolvimento integral das crianças surdas.
QUESTÃO 10
Manifestou-se nos anos 90 um movimento a favor de um novo paradigma educacional das pessoas surdas. Nessa vertente, emergiu uma visão que diz respeito a uma forma antagônica, de entendimento da surdez e das pessoas surdas, tendo como princípios básicos a diferença cultural e a linguística, com uma maneira distinta de construir a realidade histórica, política e social, acrescida da experiência visual, constituindo-se em uma condição passível de aceitação pela sociedade desta época (SANCHEZ, 1993).
De que concepção educacional estamos nos referindo?
e )
 Visão Socioantropológica.
Parte inferior do formulário

Continue navegando