Buscar

Portfólio 1

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BACHARELADO
‘
	Disciplina: Musculação e treinamento de força
	Tarefa: Atividade de Portfólio
	Nome: Thiago Ferreira Carvalho
	RA: 8040003
	Turma: DGEFB2002BTTA4S 
	Parecer do Tutor: 
Atividade no Portfólio
Objetivos:
· Compreender a importância da anatomia muscular. 
· Analisar a forma e o tipo de fibra muscular. 
· Identificar os tipos de fibra muscular. 
· Compreender o planejamento do treinamento de força. 
· Conhecer e identificar as variáveis agudas do treinamento de força. 
· Analisar as formas básicas do treinamento de força. 
Descrição da atividade:
Levando em conta os conhecimentos adquiridos, após a leitura atenta das Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir e poste no Portfólio. 
Não se esqueça de formatar seu trabalho com capa, alinhamento justificado e referências bibliográficas:
1) Como o músculo é formado funcionalmente? 
	Formado por fibras musculares que são inervadas pelo motoneurônio alfa, que compõe a unidade motora, ativando assim o esforço voluntário. Ocorre uma junção neuro muscular, o axônio alfa se encontra com a fibra muscular que se localiza no ventre muscular.
2) De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?
	Os Músculos são divididos em liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.
Lisos: Contração involuntária e lenta, não tem estrias (é liso, por isso o nome), está presente nos órgãos viscerais.
Estriado cardíaco: Contração involuntária, porém, vigorosa e rítmica. Diferencia-se do estriado esquelético por suas estriações serem mais curtas e não tão evidentes.
Estriado esquelético: Movimento voluntário e rápido, o termo esquelético, deve-se a sua ligação ao esqueleto. Cada fibra muscular contém várias miofibrilas, filamentos de proteínas.
3) As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.
O tipo 1 tem coloração avermelhada, contração lenta e oxidativas, devido a maior atividade mitocondrial, grande capacidade de obter ATP, alto poder de adaptação ao treinamento.
O tipo 2 tem a cor esbranquiçada, a contração é rápida. Possuem alta atividade da enzima ATPase, por isso geram mais força e velocidade, porém são mais fadigáveis.
4) Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.
Os músculos são divididos por classificação funcional, ou seja, a classificação de cada um pode variar de acordo com o movimento realizado.
Agonista: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado, normalmente apresenta uma contração concêntrica. Ex: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o bíceps braquial.
Antagonista: é aquele que se opõe à ação do agonista, regulando a potência, a força e a rapidez do movimento pretendido, e normalmente, apresenta uma contração excêntrica. Quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave. Ex: no exemplo anterior, o antagonista é o tríceps braquial.
Sinergista: é o músculo que indiretamente ajuda em um movimento, atua eliminando ou minimizando movimentos indesejáveis, ajudando assim a tornar os movimentos precisos e objetivos. Ex: no mesmo exemplo, os flexores e extensores do punho contraem-se mantendo estáveis as articulações do punho e cotovelo.
Fixadores: estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente. Estabilizam a parte proximal do membro quando se move a parte distal.
5) A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?
Plano sagital, divide o corpo em direita e esquerda, seu eixo é chamado de latero-lateral e realiza os movimentos de flexão e extensão;
Plano Frontal ou Coronal, divide o corpo em anterior e posterior, seu eixo é o anteroposterior e realiza os movimentos de Adução e Abdução;
Plano transverso, divide o corpo em superior e inferior, seu eixo é o longitudinal ou craniocaudal e realiza os movimentos de rotação interna e externa.
6) O que você entende sobre princípio da adaptação? 
	Basicamente o princípio da Adaptação é causado pela quebra da homeostase, o corpo do indivíduo sofre um estimulo (saindo assim da homeostase) e ocorrem reações em seu corpo, reações estas onde o indivíduo, primeiro tem um alarme sobre o que está acontecendo naquele momento, depois o corpo já está adaptado ao estímulo, com os devidos mecanismos de defesa e no último alarme e quando o indivíduo consegue perceber que está chegando à exaustão.
7) O que determina a recuperação em um treinamento de força?
	Determinada pelo tipo de treino.
8) Quais são os tipos de respiração na musculação? Defina cada uma delas.
	Contínua: respiração livre, independente da fase do exercício.
Ativa: inspira-se na fase concêntrica e expira-se na fase excêntrica.
Passiva: inspira-se na fase excêntrica e expira-se na fase concêntrica.
Bloqueada: bloqueio da respiração em ambas fases, a respiração volta na fase final.
Combinada: combinação de qualquer tipo de respiração.
REFERÊNCIAS:
FIOCO, Evandro Marianetti. Musculação e treinamento de força: Caderno de Referência de Conteúdo. Batatais: Claretiano, 2016. 104 p.
GOZZI, Rogério. Tipos de Músculos: Liso, Estriado Cardíaco e Esquelético - Sistema Muscular - VideoAula 081. Youtube.com: Anatómia Fácil com Rogério Gozzi, 15 set. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ChGAO-qi0z8. Acesso em: 24 set. 2020.
MAGALHÃES, LANA. TECIDO MUSCULAR: Características, funções e classificações. Toda Matéria, 18 set. 2018. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/tecido-muscular/#:~:text=Entre%20as%20suas%20principais%20caracter%C3%ADsticas,de%20fibras%20musculares%20ou%20mi%C3%B3citos. Acesso em: 1 out. 2020.
2

Continue navegando