Buscar

TESTE 5 - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Prévia do material em texto

1.
		Considerando que o processo de integração para novos empregados refere-se a um treinamento intensivo com relação as informações sobre a empresa contratante, visando diminuir a ansiedade e a insegurança do colaborador ao novo ambiente de trabalho, podemos afirmar que os principais itens abordados neste processo de ambientação são:
	
	
	
	políticas de Recursos Humanos porque o empregado precisa ter ciência de todos seus descontos em folha de pagamento.
	
	
	missão, visão, valores institucionais, aspectos sobre a cultura e a estrutura organizacional e as políticas de recursos humanos porque são as informações que facilitarão a adaptação do empregado.
	
	
	somente os aspectos fundamentais da cultura organizacional e informações relevantes ao organograma da empresa porque são informações suficientes para o bom desempenho.
	
	
	missão, visão e valores institucionais, porque o novo empregado precisa saber apenas sobre a cultura da empresa onde vai trabalhar.
	
	
	missão, visão, valores, estrutura organizacional, e política de RH porque precisa conhecer a empresa como um todo.
	
Explicação:
O Programa de Integração pressupõe ofertar aos novos Colaboradores, aquelas informações que permitirão que ele conheça a organização em que inicia a sua relação de trabalho e, desta forma, possa se perceber como parte dela.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Considerando as atividades desenvolvidas pela área de Treinamento e Desenvolvimento em uma empresa, assinale a opção que indique corretamente, o que faz um Analista de RH que atue nesta área I - Pesquisar custos envolvidos no processo de recrutamento e seleção II - Levantar as necessidades de treinamento em todas as áreas da empresa III - Participar do processo de integração do novo empregado
	
	
	
	I e II estão corretos
	
	
	I, II e III estão corretos
	
	
	I e III estão corretos
	
	
	II e III estão corretos
	
	
	I está correto
	
Explicação:
Se considerarmos uma empresa com um RH bem estruturado e dividido em todos os subsistemas, o Analista de Treinamento não deverá adotar ações direcionadas para a observação dos custos em Recrutamento e Seleção.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Qual é o papel do RH no processo de integração dos novos colaboradores?
	
	
	
	Avaliar as competências dos funcionários e encaminhar para os exames médicos.
	
	
	Prevenir conflitos coletivos de trabalho.
	
	
	Qualificar, habilitar pessoas para exercerem determinados cargos.
	
	
	Realizar a "ambientação" dos novos colaboradores.
	
	
	Fornecer mão-de-obra para atender as necessidades das organizações.
	
Explicação:
Deve-se considerar que dentre os diversos papéis que pertencem ao RH, fazer a ambientação e integração do novo contratado é um deles.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O que NÃO deve constar de um programa de integração de novos colaboradores?
	
	
	
	Informações sobre fornecedores e clientes
	
	
	A história da organização
	
	
	O segmento e aposição da empresa no mercado em que a empresa atua
	
	
	Informações cadastrais dos colaboradores
	
	
	Os produtos, serviços, processos de fabricação e logística de distribuição
	
Explicação:
As informações particulares à cada Colaborador não devem ser compartilhadas em eventos que favoreçam a exposição da privacidade do outro.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Um funcionário, ao entrar numa organização, passa por um treinamento cujo objetivo é a apresentação da empresa e dos direitos e deveres do funcionário. Observe as alternativas e assinale aquela cujas ações atendem apenas a esses objetivos.
	
	
	
	Visitar as instalações do escritório e participar de uma gincana com a participação dos novos funcionários.
	
	
	Promover um encontro dos novos funcionários para esclarecer dúvidas sobre seus deveres e obrigações e convidá-los para um café da manhã com o diretor da área.
	
	
	Assistir a um vídeo sobre a empresa e participar de um café da manhã com os funcionários novos.
	
	
	Visitar as instalações da empresa e receber explicações sobre aspectos trabalhistas e sobre as atribuições de seu cargo.
	
	
	Participar de um almoço com os funcionários de seu setor e receber explicações sobre o manual com regras e informações úteis.
	
Explicação:
Dentre as alternativas de respostas oferecidas para a questão proposta pelo enunciado, apenas deve ser reconhecida como plenamente adequada, aquela que informa sobre situações específicas que podem e devem ser tratadas em um Programa de Integração de Novos Colaboradores.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Na fase final de um processo de treinamento e imersão, um grupo de jovens trainees foi exposto a uma série de elementos informais relacionados aos valores e normas de conduta da empresa. Em visitas aos diferentes escritórios e fábricas da empresa, eles puderam observar certos comportamentos, usos e costumes compartilhados pelos demais colaboradores. Essa ação possibilita ensinar aos novos integrantes a forma de perceber, pensar e agir na empresa. A descrição conduz à conclusão de que se trata de um processo dirigido à valorização:
	
	
	
	da cultura organizacional.
	
	
	do intercâmbio técnico.
	
	
	de replicação de processos.
	
	
	do contrato de desenvolvimento.
	
	
	da vantagem competitiva.
	
Explicação:
Os aspectos subjetivos do ambiente organizacional mencionados pelo enunciado da questão, tratam das características que estão presentes na Cultura de uma empresa.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O papel que lhe é designado pode ser facilmente absorvido, em função do seu conhecimento prévio sobre a função, enquanto que para outras este papel deve ser comunicado por membros mais antigos da organização. Contudo, todas as pessoas que entram na empresa sejam elas experientes ou não,  devem passam por um processo de integração, ou seja, de condicionamento às práticas e filosofia da companhia. As pessoas terão que renunciar a alguns hábitos e costumes antigos, que são vistos na nova organização como ¿vícios de trabalho¿ e, portanto, prejudiciais para a execução das atividades e alcance dos resultados desejados. No processo de socialização o colaborador e a organização firmam um contrato psicológico, demonstrando que há um entendimento sobre os direitos e obrigações que deverão ser respeitados e seguidos por ambas às partes.
Sendo assim, identifique as sentenças que são V (verdadeiras) e F (falsas) quanto aos diferentes métodos de socialização:
(   ) entrevistas de seleção, o candidato começa a conhecer o ambiente de trabalho.
(   ) as tarefas do cargo devem ser as últimas a serem ensinadas ao novo colaborador.
(   ) a organização deve designar deixar que o novo colaborador sozinho para que com calma encontre o seu lugar.
(   ) programas de integração podem ser elaborados e desenvolvidos pela área de treinamento.
	
	
	
	V, F, V, V
	
	
	F, F, F, V
	
	
	V, F, F, V
	
	
	V, F, F, F
	
	
	V, V, F, V
	
Explicação:
O papel que lhe é designado pode ser facilmente absorvido, em função do seu conhecimento prévio sobre a função, enquanto que para outras este papel deve ser comunicado por membros mais antigos da organização. Contudo, todas as pessoas que entram na empresa sejam elas experientes ou não, devem passam por um processo de integração, ou seja, de condicionamento às práticas e filosofia da companhia. As pessoas terão que renunciar a alguns hábitos e costumes antigos, que são vistos na nova organização como ¿vícios de trabalho¿ e, portanto, prejudiciais para a execução das atividades e alcance dos resultados desejados. No processo de socialização o colaborador e a organização firmam um contrato psicológico, demonstrando que há um entendimento sobre os direitos e obrigações que deverão ser respeitados e seguidos por ambas às partes.
Sendo assim, identifiqueas sentenças que são V (verdadeiras) e F (falsas) quanto aos diferentes métodos de socialização:
(V) entrevistas de seleção, o candidato começa a conhecer o ambiente de trabalho.
(F) as tarefas do cargo devem ser as últimas a serem ensinadas ao novo colaborador.
(F) a organização deve designar deixar que o novo colaborador sozinho para que com calma encontre o seu lugar.
(V) programas de integração podem ser elaborados e desenvolvidos pela área de treinamento.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O subsistema da Administração de Recursos Humanos responsável por promover a socialização dos empregados é denominado:
	
	
	
	Treinamento e Desenvolvimento.
	
	
	Recrutamento e Seleção.
	
	
	Planejamento de RH.
	
	
	Benefícios e compensação.
	
	
	Administração de Cargos e Salários.
	
Explicação:
Nas empresas de médio e/ou grande porte em que há um RH estruturado com todos os seus desdobramentos, o subsistema de Treinamento e Desenvolvimento é o responsável pelas ações que envolvem o Programa de Integração de novos colaboradores.

Continue navegando