Buscar

Disfunções orgânicas atividade física e saúde aula 1


Continue navegando


Prévia do material em texto

Disfunções orgânicas, atividade física e saúde 
Nessa aula foi falado sobre saúde e doença cujo conceito pode ser definido como não apenas ausência de doença, mas sim como um bem estar físico, mental e social. ´
É o resultante de boa alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, moradia e acesso a serviços de saúde.
Conceituar doença não é apenas saber defini-la, implica, na capacidade de compreender sua história, suas consequências e seus determinantes.
A doença é um sinal de alteração do equilíbrio homem meio ambiente.
Estar doente é, perder a liberdade, restrição e ser dependente.
O processo saúde doença é um dos pontos centrais para o profissionais de saúde que buscam promovê-la, cuidando para que as pessoas possam ter, tanto quanto possível, uma boa qualidade de vida, mesmo quando as limitações se estabelecem. Para essa relação especial com os clientes, é necessário o aprendizado do uso de instrumentos e da tecnologia para o cuidado que compõem a formação desse profissional.
No quadro geral da etiologia da doença, são inerentes ao organismo e estabelecem a repetitividade do indivíduo: herança genética, anatomia e fisiologia do organismo humano e estilo de vida.
Para a maioria da população, antes da morte vem doenças precedidas de um período sustentável de comportamentos de risco.
Comportamento de risco: tabagismo, uso abusivo de álcool e dieta inadequada.
Inatividade - sedentarismo: o sedentarismo é responsável por quase 2 milhões de mortes por ano.
Disfunções orgânicas: obesidade, diabetes, síndrome metabólica, hipertensos, cardiopatas, problemas musculoesquelético, osteoporose e doenças respiratórias.
Medidas preventivas: medidas inespecíficas, são medidas gerais, com o objetivo de promover o bem estar das pessoas.
Medidas especificas, são medidas restritas, incluem as técnicas próprias para lidar com cada dano em particular.
Níveis de prevenção:
Prevenção primaria, são ações dirigidas para a manutenção da saúde.
Prevenção secundaria, ações que visam a prevenção para regredir a doença.
Prevenção terciaria, as ações que dirigem a fase final do processo, visam reabilitar o paciente.
Promoção de saúde, tem relação com os hábitos saudáveis e redução de comportamentos de risco, envolvendo opções, tomadas de decisões e mudanças de comportamento. Processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo.
O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o surgimento de doenças crônica degenerativa e disfunções orgânicas, por outro lado a atividade física vem ganhando destaque como estratégia de prevenção na saúde coletiva. Fundamental na investigação de fatores determinantes da atividade física para que haja propostas estratégicas de promoção e intervenção para adoção e aderência a sua pratica regular, contribuindo para a diminuição dos gastos públicos hospitalares e melhorando o impacto positivo na saúde pública e otimizando a qualidade de vida da população.