Buscar

Apresentação História 1 Mesopotâmia

Prévia do material em texto

História da arte e da arquitetura i
Arquitetura na mesopotâmia
A MESOPOTÂMIA: TERRA ENTRE DOIS RIOS
A arte mesopotâmica representa as diversas manifestações artísticas (pintura, escultura, arquitetura, artesanato, literatura, etc.) que foram desenvolvidas pela civilização mesopotâmica durante cerca de 4.000 anos.
Eles habitavam as terras férteis do vale dos rios Tigre e Eufrates, territórios que hoje pertencem a Turquia e ao Iraque. 
Os principais povos mesopotâmicos foram: os sumérios, os acádios, os assírios, os caldeus e os babilônicos.
ARQUITETURA MESOPOTÂMICA
A arquitetura mesopotâmica foi a mais desenvolvida das artes desse período, sendo marcada pela grandiosidade das formas. 
A escultura e a pintura possuíam a mesma finalidade decorativa, ou seja, elas foram produzidas para decorar os espaços arquitetônicos.
Os principais materiais utilizados para a produção da arte mesopotâmica eram a argila, o adobe, a terracota, a cerâmica, 
o cobre, o bronze, o basalto, o ouro, a prata, o estanho, o alabastro, o junco, o marfim e ainda, diversas pedras preciosas.
TORRE DE BABEL - PIETER BRUEGEL, O VELHO - 1563 – ÓLEO SOBRE PAINEL
ARQUITETURA MESOPOTÂMICA
Um traço característico dessa arquitetura era o “Zigurate”, torre de vários andares, em geral sete, sobre a qual havia uma capela, usada para 
observar o céu. Os principais materiais utilizados para erguer essas construções eram a argila e os tijolos queimados e cozidos ao sol.
As construções arquitetônicas foram marcadas pela grandiosidade nas quais incluíam arcos, pinturas murais, esculturas e decorações em baixo relevo, sobretudo nos templos e palácios.
Zigurate de Ur
Zigurate de Ur
ARQUITETURA MESOPOTÂMICA
Nabucosonosor II, cujo o reinado se estendeu de 605 a 562 a. C., reconstruiu a capital como uma das maiores cidades de da antiguidade e foi, provavelmente, o responsável pelos famosos jardins suspensos da Babilônia, dispostos de forma engenhosa em terraços elevados, irrigados por canais provenientes do rio Eufrates
portão de Ishtar
Grandes murais, artigos utilitários e de adorno foram desenvolvidos pelos mesopotâmicos. Muitas pinturas eram produzidas para adornarem os templos e palácios como os murais. Utilizavam diversas cores (com maior incidência do preto, branco, vermelho e amarelo) e mosaicos para retratar sobretudo, cenas cotidiano, de guerra, rituais, cerimônias, deuses e também a história desses povos.
Casa Munita Gonzalez
LOCALIZAÇÃO: BATUCO, CHILE
ANO: 2011
ÁREA DO TERRENO: 5000 m2
ÁREA CONSTRUÍDA: 275 m2
MATERIALIDADE: TERRA-PAINEL (AÇO E BARRO LIGHTENED) 
CALCULISTA: GERARDO
MÓVEIS DE MOBILIÁRIO FERCOVICO: MARCELA VISINTEINER
Casa Munita Gonzalez
A família é composta por 6 pessoas, para as quais foi desenvolvido um programa a partir dos espaços comuns, onde a cozinha-sala de jantar é o espaço principal, juntamente com o estar no pavimento térreo e com o estar para crianças no primeiro pavimento com pé-direito duplo. Além disso, inclui um quarto principal com banheiro privado no primeiro andar, e ainda 3 dormitórios simples com banheiro compartilhado no primeiro pavimento e um quarto de serviço.
Casa Munita Gonzalez
Um dos elementos centrais da casa é o tapial confeccionado com argilas de diferentes cores que divide a cozinha da sala de estar, onde é inserido o fogareiro de combustão lenta que funciona como principal fonte de calor durante o inverno. Todas as porta e janelas são de madeira de carvalho reciclado com vidros tipo termo-painel, e os pisos são igualmente confeccionados com madeiras recicladas. Tanto para o sistema construtivo quando para os acabamentos são utilizados materiais recicláveis.
Casa Munita Gonzalez
O projeto visa impactar minimamente o meio ambiente e o usar ao máximo a energia passiva. Por isso é construído através de um sistema construtivo baseado no Terra-painel para garantir a eficiência térmica da casa, este sistema é constituído por painéis de malha de aço soldadas pregadas e então aterradas sobre uma estrutura principal composta por vigas e pilares de aço. Para o sistema de esgoto é utilizado o Sistema Tohá ou Lombrifiltro em que a água é reutilizada para irrigação.
Casa Munita Gonzalez
Casa Munita Gonzalez
Casa Munita Gonzalez
Casa Munita Gonzalez
Casa Munita Gonzalez
O projeto arquitetônico da casa é determinado em termos de privacidade, conforto térmico, e proteção necessária para o revestimento da terra crua diante da ação do clima. Então, como a erosão pelo vento e pela água pluvial são as principais ameaças para a terra crua, são projetados beirais nas coberturas das fachadas norte e é feito um corte inclinado no volume na fachada leste.
Fechando-se ao sul, onde se localiza o acesso a casa e abrem-se mais vistas em direção ao quintal de orientação norte. A cobertura é interrompida para iluminar os corredores alcançando uma habitabilidade com abundante luz natural no interior.
REFERÊNCIAS
https://www.coladaweb.com/artes/arquitetura/arquitetura-mesopotamica
https://www.infoescola.com/artes/arte-da-mesopotamia/
https://www.todamateria.com.br/arte-mesopotamica/
http://www.surtierraarquitectura.cl/casa-munita-2/
https://www.archdaily.com.br/br/01-123149/casa-munita-gonzalez-slash-arias-arquitectos-plus-surtierra-arquitectura?ad_medium=gallery

Continue navegando