Buscar

APOL TECNOLOGIA ASSISTIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Tecnologia Assistiva
Leia a citação a seguir:
“A Educação Especial passa, também, a assumir uma nova responsabilidade, pois constitui o alicerce no qual o aluno com deficiência irá se apoiar para efetivar sua aprendizagem escolar. Deve estar diretamente interligada à escolaridade comum e, consequentemente, aos desafios que as deficiências sensorial, intelectual, física, motora e as altas habilidades/superdotação impõem nesse processo de inclusão escolar.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em GIROTO, Claudia Regina; OMOTE, Sadão; POKER, Bortolini Rosemar. As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. São Paulo. Cultura Acadêmica, 2012. p.238.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Tecnologia Assistiva na perspectiva de educação inclusiva: o ciberespaço como lócus de autonomia e autoria sobre o ciberespaço e o ensino inclusivo, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O ciberespaço é um lócus limitador no processo de mediação e construção da autonomia, autoria e pensamento.
	
	B
	O professor deve promover a aplicação da Tecnologia Assistida apenas para quem apresenta dificuldades para acessar os conteúdos escolares.
	
	C
	Por meio de novos canais de comunicação, as formas de expressão e estilos de aprendizagem são valorizadas, permitindo ao aluno o acesso ao conhecimento.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Esta é a resposta correta porque: “Com a criação do ciberespaço o homem reinventa adaptando-se a este ambiente, percorrendo um caminho entre o real e o virtual e abre portas para que pessoas com deficiência se integrem, contudo, percebe-se que este é um espaço democrático que integra ainda pessoas de qualquer faixa etária, ou ideologia, com ou sem habilidade. A tecnologia assistiva, com seu imenso arsenal de recursos e serviços, vem para auxiliar a aprendizagem de crianças com deficiência na escola regular. A apropriação desta tecnologia pelo professor deve promover não só sua aplicação para aqueles alunos reconhecidamente com deficiência, mas para aqueles que, por algum motivo, têm apresentado dificuldades para acessar os conteúdos escolares. Há que citar crianças com desempenho acima da média, sempre tão esquecidas e desvalorizadas. O uso das tecnologias de informação e comunicação com crianças com altas habilidades/superdotação e a possibilidade de uso de tais estratégias em favor do desenvolvimento dela” (texto-base Tecnologia Assistiva na perspectiva de educação inclusiva:..., p. 167).
	
	D
	Conhecer sobre as tecnologias de informação e comunicação sensibiliza o professor para que se paute pelas limitações e não pelas suas potencialidades.
	
	E
	A TA exerce diferença no movimento da educação inclusiva, porém não oferece estratégias que podem melhorar as práticas pedagógicas dos nossos professores.
Questão 2/5 - Tecnologia Assistiva
Analise o fragmento de texto:
“A Tecnologia Assistiva, como um tipo de mediação instrumental, está relacionada com os processos que favorecem, compensam, potencializam ou auxiliam, também na escola, as habilidades ou funções pessoais comprometidas pela deficiência, geralmente relacionadas às funções motoras, funções visuais, funções auditivas e/ou funções comunicativas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GALVÃO FILHO, Teófilo A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Org.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. Porto Alegre: Redes Editora, 2009. p. 207-235.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Tecnologia Assistiva na perspectiva de educação inclusiva: o ciberespaço como lócus de autonomia e autoria sobre a educação inclusiva, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O acesso do aluno deficiente ao ensino regular nos ensinos fundamental e médio deve ser garantido pelos sistemas de ensino.
	
	B
	Os sistemas de ensino devem garantir o acesso do aluno deficiente ao ensino regular desde a educação infantil até o ensino superior.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “dentre as políticas voltadas aos deficientes, a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva de Educação Inclusiva, tem como objetivo orientar os sistemas de ensino para: garantir o acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados de ensino; transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior [...]” (texto- base Tecnologia Assistiva na perspectiva de educação inclusiva:..., p. 164).
	
	C
	A educação inclusiva ocorre verdadeiramente e de maneira efetiva em todos os níveis, em todas instituições de ensino privadas ou públicas, como é previsto em lei.
	
	D
	O professor que se sente inabilitado para lidar com a tecnologia assistida e a diferença em sala de aula poderá negar o direito de aprendizagem ao aluno especial.
	
	E
	A demanda e a necessidade do aluno portador de necessidade especial são de responsabilidade dos pais, ao professor cabe apenas ensinar tradicionalmente.
Questão 3/5 - Tecnologia Assistiva
Leia o fragmento de texto:
“O Decreto 5.296/04 [...] em seu artigo 47º, por exemplo, torna obrigatório que os portais e sítios eletrônicos da administração pública garantam a acessibilidade para usuários deficientes visuais. O Comitê Brasileiro de Acessibilidade, vinculado à Associação Brasileira de Normas Técnicas, também dispõe de orientações para a acessibilidade em espaços virtuais, expressas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Tecnologia Assistiva na perspectiva de educação inclusiva: o ciberespaço como lócus de autonomia e autoria sobre ciberespaço e ensino, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O ciberespaço forma um ambiente de comunicação, organização, informação, socialização e conhecimento.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Para Leão ciberespaço (2001 apud NUNES; SANTOS, 2008 s/p) define-se como ‘um ambiente criado pelo computador para as redes de informação que forma um novo espaço de comunicação, organização e sociabilização, mas principalmente como um novo mercado da informação e do conhecimento’. Desta feita, o ciberespaço traz em si ferramentas como: chats, fóruns, blogs etc., e se faz como uma possibilidade de existir, aprender e ser para além da matéria. Assim, fazendo uso das tecnologias assistivas, todos os sujeitos, independente das barreiras físicas ou espaciais, podem interagir uns com os outros em tempos-espaços não lineares e sem limites” (texto-base Tecnologia Assistiva na perspectiva de educação inclusiva:..., p. 165).
	
	B
	No ciberespaço, os sujeitos podem interagir uns com os outros de forma presencial e convencional.
	
	C
	A educação a distância (EaD) como modalidade alternativa está fora do método de educação inclusiva, por não promover a socialização.
	
	D
	O ciberespaço limita-se a chats como campo virtual de interação, as demais ferramentas são inadequadas para o ensino inclusivo.
	
	E
	Espaços Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAS) são uma possibilidade de ciberespaço destinada exclusivamente para pessoas com dificuldade de mobilidade.
Questão 4/5 - Tecnologia Assistiva
Leia o excerto de texto:
“Consideram-se ajudas técnicas, para os efeitos deste Decreto, os elementos que permitem compensar uma ou mais limitações funcionais motoras, sensoriais ou mentais da pessoa portadora de deficiência, com o objetivo de permitir-lhe superar as barreiras da comunicação e da mobilidade e de possibilitar sua plena inclusão social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponívelem: BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009. 138p.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto- base Tecnologia Assistiva na perspectiva de educação inclusiva: o ciberespaço como lócus de autonomia e autoria sobre tecnologias assistivas e ciberespaço, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Apesar dos avanços no que se refere às tecnologias assistivas, o uso do ciberespaço ainda não é uma realidade nas grandes escolas brasileiras.
	
	B
	O professor deve usar o ciberespaço em favor do processo de inclusão social para unir e socializar ainda mais os alunos ao invés de segregá-los.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Apesar dos avanços no que se refere a preparação de Tecnologia Assistiva (TA) e criação de ciberespaços que contribuam no acesso das pessoas com deficiência, tanto em ambientes físicos quanto virtuais, a escola e o professor tem o papel expressivo na aprendizagem para que os indivíduos com deficiência ou ditos normais, em favorecer o acesso a essas tecnologias e os ciberespaços para esses indivíduos. É imprescindível que o professor rompa as barreiras no que se refere a utilização de todos as formas de tecnologias e ambientes virtuais, pois se esses profissionais não romperem seus pensamentos simplistas e fragmentados, o processo de inclusão escolar correrá risco tais como: a segregação em ambientes que deveriam ser inclusivos” (texto-base Tecnologia Assistiva na perspectiva de educação inclusiva:..., p. 166).
	
	C
	A comunicação através do ciberespaço configura uma aprendizagem isolada limitando a possibilidade de comunicação.
	
	D
	O ciberespaço limita a interação entre os sujeitos, portanto tem um caráter segregador e não-inclusivo.
	
	E
	Através do ciberespaço sujeitos podem interagir uns com os outros em espaços limitados e lineares.
Questão 5/5 - Tecnologia Assistiva
Leia a citação:
“A aquisição de uma deficiência em qualquer etapa da vida de um indivíduo é uma condição que pode impactar seu cotidiano no que se refere às estruturas e funções do corpo, à realização de atividades e à participação social. Com o intuito de diminuir este impacto, o desenvolvimento tecnológico tem influenciado o campo da reabilitação e observa-se um crescente investimento na produção de recursos que passaram a compor o rol de ações terapêuticas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARELA, Renata Cristina B.; OLIVER, Fátima Corrêa. A utilização de Tecnologia Assistiva na vida cotidiana de crianças com deficiência. Ciência e Saúde Coletiva. https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232013001400028&script=sci_arttext&tlng=en . Acesso em: 16 jul. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Tecnologia Assistiva na perspectiva de educação inclusiva: o ciberespaço como lócus de autonomia e autoria sobre o ensino-aprendizagem do aluno especial, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O processo de ensino do aluno com necessidades especiais independe do contexto escolar e do comprometimento do professor.
	
	B
	O professor deve atualizar-se sempre para que o aluno especial possa usufruir do maior número de recursos que facilitem seu aprendizado e sua autonomia.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “O professor deve estar em atualização constante de sua prática e cada vez mais buscar inúmeras formas para que seu aluno com deficiência possa dispor de maneira efetiva do maior número de recursos, inclusive tecnológicos disponíveis para auxiliar no processo de ensino aprendizagem. A TA fornece ferramentas que facilitem a interação com seu aluno de forma coerente, tornando possível, a inclusão do portador de necessidades especiais na escola regular de ensino” (texto-base Tecnologia Assistiva na perspectiva de educação inclusiva:..., p.160).
	
	C
	Ciberespaço ou espaço virtual não possibilitam o exercício da cidadania, nem do ensino-aprendizagem do aluno.
	
	D
	São dispensáveis os recursos tecnológicos no  processo de inclusão social do aluno deficiente na escola regular de ensino.
	
	E
	A independência e a autonomia do aluno especial não interferem no processo ensino-aprendizagem.

Continue navegando