A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
AD1 Fund III

Pré-visualização | Página 1 de 1

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância 1 (AD1) – 2º SEMESTRE / 2020
Disciplina: Fundamentos da Educação III - História da Educação
Coordenador: Prof. Ramofly Bicalho dos Santos
Nota: 10,0
Questões 
1ª questão: (2,0 pontos)
O processo de colonização portuguesa no Brasil caracterizou-se por promover:
a) Liberdade de comércio e trabalho assalariado;
b) Escoamento do excedente demográfico português;
c) Descentralização política e monopólio comercial;
d) Subordinação política e monopólio comercial; 
Alternativa correta é a letra D
2ª questão: (4,0 pontos)
Com base na leitura dos textos, responda o que se pede: Quais os objetivos da educação jesuítica no Brasil Colônia? Aponte quatro características da pedagogia jesuítica presente no período colonial. (4,0 pontos)
Os jesuítas tinham como finalidade evangelizar e converter os índios ao cristianismo, para isso começaram a alfabetizá-los com o catecismo. E para o padre Manuel da Nóbrega, a forma mais eficaz de se aproximar e minimizar os conflitos da época, era através da educação. Pois sabiam que não seria possível converter os indígenas sem que soubessem ao menos ler e escrever. 
A pedagogia jesuíta era muito influenciada por teorias filosóficas de Aristóteles, como por exemplo, que tinha como fundamento a universalização do ensino. Organizaram escolas jesuítas que usavam o Ratio Studiorum como plano de estudo pedagógico e bem estruturado. Com isso, possibilitou um novo modelo de formação, que possibilitava o aluno praticar ativamente a prática de ensino. Utilizavam metodologia eficazes como avaliação, escritas, leituras e apresentações.
3ª Questão: (4,0 pontos)
Na quarta semana de aula, de 29/08 a 04/09, estudamos a proposta de reforma educacional realizada por Marquês de Pombal. Nessa análise, quais as consequências da proposta pombalina para a educação brasileira e portuguesa? Compare os efeitos culturais, políticos e educacionais da Reforma Pombalina na Colônia e na Metrópole. 
O ministro de Portugal, Marques de Pombal, interveio no papel das escolas jesuítas, que tinha como cunho religioso, expulsando os jesuítas do Brasil em 1759. Todas as escolas, bibliotecas foram destruídas ou abandonadas, com isso a Igreja para de intervir na educação, passando a ser domínio do Estado. As escolas tiveram seu modelo educacional modificado bruscamente, tendo agora que obedecer ao poder real. Tudo isso pois, Marques de Pombal tinha interesses econômicos e políticos resultando em uma reforma educacional.