Buscar

Fundamentos de Direito - Atividade tema 07

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Fernanda é casada com José. O casal tem três filhos: Gabriela, Juliana e Fernando. Gabriela tem 16 anos completos. Juliana tem 24 anos e é usuária de drogas. O uso de drogas fez com que Juliana perdesse um pouco do discernimento da realidade. Fernando tem 17 anos, mas é emancipado por sentença judicial.
Analisando-se a família, percebemos que:
I – os relativamente incapazes são Fernando e Gabriela;
II – Gabriela é absolutamente incapaz;
III – Fernando e Juliana são relativamente incapazes;
IV – Fernando não é relativamente e nem absolutamente incapaz, e Juliana é relativamente incapaz. 
Agora, assinale a opção que contém as afirmações corretas.
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas a afirmativa IV está correta. 
c. As afirmativas II e III estão corretas.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Apesar de Juliana ter 24 anos, ela é usuária de álcool e drogas com forte comprometimento do discernimento da realidade. Assim, ela é considerada relativamente incapaz, de acordo com o inciso II do artigo 4º do Código Civil. Fernando, apesar de ter 17 anos, foi emancipado por decisão judicial. Dessa forma, para os atos da vida civil, ele é considerado absolutamente capaz. 
BRASIL. Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Institui o Código Civil. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos. Brasília-DF, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm>. Acesso em: 28 ago. 2017.
 
A resposta correta é: Apenas a afirmativa IV está correta..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
João é viciado em jogo e, por isso, sempre vende partes de seu patrimônio para saldar suas dívidas de jogo. Tânia, esposa de João, já não suporta essas dissipações de patrimônio. Assim, ela consultou um advogado para saber o que pode ser feito em relação a essa situação.
Se você fosse o advogado consultado por Tânia, quais apontamentos você faria sobre essa situação?
Escolha uma:
a. João pode ser considerado relativamente incapaz. Entretanto, não poderá ser interditado, já que ele tem discernimento da realidade.
b. João não pode ser considerado relativamente incapaz, uma vez que ele tem discernimento da realidade.
c. João pode ser considerado absolutamente incapaz e, assim, pode ser interditado por meio de processo de interdição ou processo específico de curatela.
d. João pode ser considerado relativamente incapaz e, assim, pode ser interditado por meio de processo de interdição ou processo específico de curatela. 
Feedback
Sua resposta está correta.
De acordo com o inciso IV, do artigo 4º, do Código Civil, João se enquadra como um sujeito pródigo, ou seja, é uma pessoa que não tem condições de administrar o próprio patrimônio, pois gasta imoderadamente. Dessa forma, ele pode ser considerado relativamente incapaz e poderá ser interditado, desde que haja um processo de interdição ou específico de curatela. 
BRASIL. Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Institui o Código Civil. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos. Brasília-DF, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm>. Acesso em: 28 ago. 2017.
A resposta correta é: João pode ser considerado relativamente incapaz e, assim, pode ser interditado por meio de processo de interdição ou processo específico de curatela..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Gabriel tem 15 anos e ingressou com ação de alimentos em face de seu pai, com o intuito de receber pensão alimentícia. Ao receber a demanda (a ação), o juiz intimou Gabriel para que a representação processual no polo ativo seja regularizada no processo.
O juiz teve tal atitude porque:
Escolha uma:
a. apesar de Gabriel ser menor púbere e absolutamente incapaz, não é necessário que ele seja representado no processo por sua genitora ou representante.
b. Gabriel é menor púbere e relativamente incapaz, sendo necessário que seja representado no processo por sua genitora ou representante.
c. apesar de Gabriel ser menor impúbere e relativamente incapaz, é necessário que ele seja representado no processo por sua genitora ou representante.
d. Gabriel é menor impúbere e absolutamente incapaz, sendo necessário que seja representado no processo por sua genitora ou representante. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Menores de 16 anos são considerados menores impúberes e absolutamente incapazes, de acordo com o artigo 3º do Código Civil. Assim, é necessário que o menor seja representado nos atos da vida civil, como em um processo judicial. 
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Institui o Código Civil. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos. Brasília-DF, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm>. Acesso em: 28 ago. 2017.
A resposta correta é: Gabriel é menor impúbere e absolutamente incapaz, sendo necessário que seja representado no processo por sua genitora ou representante..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Rita tem 16 anos completos e não quer esperar os 18 anos completos para praticar atos da vida civil. Assim, por querer ser independente, pediu aos seus pais que eles a emancipassem. Os pais de Rita atenderam ao pedido e, assim, a emanciparam, o que configurou a emancipação voluntária parental. Diante disso, Rita gostaria de saber quais atos podem ser praticados por ela.
Assim, podemos afirmar que Rita poderá: 
I – assinar contratos e comprar e vender imóveis;
II – consumir bebida alcoólica;
III – obter carta de motorista;
IV - entrar em lugares que restrinjam a entrada de menores de idade.
Agora, assinale a opção que contém as afirmações corretas:
 
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa I está correta. 
b. Apenas a afirmativa III está correta.
c. As afirmativas II e IV estão corretas.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A emancipação antecipa os efeitos da maioridade e, consequentemente, da capacidade civil. Assim, faz com que o menor deixe de ser incapaz e passe a ser capaz para os limites do Direito Privado. Porém, ele não deixa de ser menor, pois a emancipação envolve fins civis ou privados. Dessa forma, para atos que dizem respeito às restrições penais, o menor será considerado menor de idade. Por isso somente a afirmativa I está correta, já que Rita poderá assinar contratos e comprar e vender imóveis. As outras afirmativas dizem respeito às restrições penais.
A resposta correta é: Apenas a afirmativa I está correta..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que a emancipação é o ato jurídico que antecipa os efeitos da maioridade ao menor antes de ele atingir 18 anos. Assim, quando os efeitos da maioridade são antecipados, a capacidade também é antecipada. O parágrafo único do artigo 5º do Código Civil traz um rol taxativo de situações, nas quais são permitidos casos de emancipação.
A seguir, temos alguns dos tipos de emancipações. Relacione as emancipações com as situações que as caracterizam. 
	(I) Emancipação legal, por exercício de emprego público efetivo.
	(   ) Roberto completou 17 anos em janeiro de 2017 e em março de 2017 formou-se em Ciências Contábeis, em uma boa universidade.
	(II) Emancipação legal, por colação de grau em curso de ensino superior reconhecido.
	(   ) Roberta tem 17 anos completos e foi nomeada de forma definitiva para um cargo público no Estado do Rio de Janeiro.
	(III) Emancipação legal, por estabelecimento civil ou comercial ou pela existência de relação de emprego, obtendo o menor as suas economias próprias, de modo a ter a sua subsistência.
	(   ) Hugo tem 17 anos completos e, com autorização dos pais, tem o próprio negócio. Ele vende peças automotivas na cidade de Niterói. Assim, tem condições de ter a sua subsistência.
Agora, assinalea opção que apresenta a sequência correta.
 
Escolha uma:
a. III-II-I.
b. I-III-II.
c. III-I-II.
d. II-I-III. 
e. I-II-III.
Feedback
Sua resposta está correta.
A emancipação legal que ocorre por meio do exercício de emprego público efetivo ocorre na situação em que o menor é nomeado, de forma definitiva, para cargos ou empregos públicos. É importante sempre lembrar que cargos comissionados não configuram essa situação. A emancipação legal que ocorre por meio de colação de grau em curso de ensino superior somente ocorre se esse curso é reconhecido pelo Ministério da Educação. E a emancipação legal por meio de estabelecimento civil ou comercial ou pela existência de relação empregatícia, de forma que o menor obtenha suas próprias economias e, assim, tenha a sua subsistência, ocorre quando o menor trabalha para alguém ou constitui negócio próprio.
A resposta correta é: II-I-III..