Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA pm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
1. Qual o seu conhecimento sobre as vacinas?
Como técnica de enfermagem, devido aos locais onde estudei e trabalhei, nas campanhas de vacinação que participei, oque posso dizer a respeito é que elas são de total segurança, a vacina é responsável por estimular o nosso corpo a produzir respostas imunológicas para a proteção contra certas doenças. Quando falamos sobre vacinação, nos vem a cabeça “prevenção” que segundo o velho ditado ainda é o melhor remédio, sem falar no custo benéfico não apenas governamental mas também a nível de saúde, pois preservamos nosso corpo de tratamento exaustivos e desgastantes. Para a população ela é fornecida gratuitamente pelo SUS, o qual disponibiliza profissionais habilitados para tirar todas as duvidas e fornecer as informações necessárias sobre vacinação.
2. Qual a sua opinião sobre a postura adotada pelas pessoas que se recusam a tomá-las?
Acredito ser de total egoísmo, sabendo que por meio de pessoas que se recusam a tomar podemos fazer com que doenças já erradicadas voltem a amedrontar nossa população, se trata de uma falta de responsabilidade, não é apenas uma escolha pessoal mas sim coletiva; não esquecendo que a saúde é responsabilidade de todos.
Uma pesquisa feita pela Faculdade de São Leopoldo Mandic em campinas, apontou que dentre mil brasileiros 16,5% ainda hesitam em tomar a vacina e 4,5% se recusam. A falta de vacinação pode se tonar uma das maiores ameaças á saúde global. Então uma atitude totalmente “egoísta”.
3. Você já percebeu que recentemente muitas doenças que haviam sido erradicadas do Brasil como o Sarampo, a Poliomielite e a Rubéola voltaram? Além do fato das pessoas estarem deixando de tomar vacinas, na sua opinião, existem outros fatores que estejam colaborando com isso?
Sim, mesmo com todas as informações e tecnologias isso tem assustado, não se sabe ao certos todos os motivos, além da falta de vacinação, mas acredito que vários fatores ajudam a aumentar os riscos.
Um dos grandes problemas enfrentados é a falta de saneamento básico, a proliferação de microrganismos responsáveis por muitas doenças acabam achando local certo para sua sobrevivência. Fatores ambientais que afetam o desequilíbrio ambiental, as mutações genéticas de vírus e bactérias que aprendem a sobreviver fora de seus habitats naturais. Outro fator é os vírus importados de refugiados, turistas e de brasileiros que viajam e trazem vírus mais agressivos. (como foi o caso do COVID 19)
 
4. Em 2020, estamos vivendo uma Pandemia, devido ao COVID-19, que é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2. Até o momento ainda não há vacina contra esse vírus. Mas quais seriam as consequências se a população como um todo, não tomarem a vacina quando ela estiver pronta e distribuída?
Segundo pesquisa do Data Folha 9% dos brasileiros não querem tomar a vacina, não se sabe os motivos, se por medo (efeitos colaterais e toxicidade) por descrença (não acreditam na eficácia), acreditam que por terem contraído a doença estão imunes a elas ou novamente por acreditar nos movimentos anti vacina, onde acreditam se tratar de politicagem e vantagens governamentais.
Como sabemos, para a eficácia da vacina é necessária uma alta taxa de adesão, para que o vírus seja eliminado. Lembrando que a produção desta vacina envolve milhares de pessoas, muitos testes, debates, discussão global e esforços a população deveria considerar que será para beneficio global.
Sabendo que haverá recusa, o vírus poderá continuar a se propagar pela população e fazer mais vitimas, e pelo que os estudos mostram ela não será 100% eficaz, juntando os fatores manteremos o estado de pandemia e o isolamento, não podendo retornar as nossa atividades rotineiras, gerando um caos na saúde e economia do país.
Uma solução seria a obrigatoriedade da vacinação COVID, incluso por lei no PNI (Plano Nacional de Imunização) para a prevenção a saúde mundial.
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/06/pesquisa-afirma-que-165-dos-pais-brasileiros-nao-confiam-em-vacinas.html
http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao
https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2020/09/4872955-governo-poe-em-risco-adesao-a-futura-vacina.html
https://www.migalhas.com.br/depeso/330540/sera-obrigatoria-a-vacina-contra-o-coronavirus
ALUNA: Jaqueline A. Silva Heg

Continue navegando