Buscar

prova 2 Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia

Prévia do material em texto

1.
	A cada ciclo, no ensino de geografia, o professor, ao planejar suas aulas e preparar as avaliações, deverá prestar atenção às proposições dos PCN. Com relação ao primeiro ciclo, quais são os critérios de avaliação estabelecidos? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Apoderar-se da ideia de interdependência entre a sociedade e a natureza e reconhecer aspectos dessa relação na paisagem local e no lugar em que se encontra inserido.
(    ) Reconhecer, através da observação e da descrição, alguns aspectos naturais e culturais da paisagem, percebendo nela elementos que expressam a multiplicidade de tempos e espaços que a compõe.
(    ) Utilizar procedimentos básicos do fazer geográfico de observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais.
(    ) Reconhecer e comparar os modos e as razões que levam diferentes grupos sociais, inclusive o seu próprio, a produzir conhecimentos técnicos e tecnológicos, sendo capaz de discernir benefícios e prejuízos por eles causados, localizar alguns lugares e sujeitos que deles podem dispor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	A Terra é formada por três camadas: a crosta, o manto e o núcleo. Cada camada apresenta características e temperaturas diferentes, tornando-se mais quente conforme se aproxima do centro do planeta. Referente ao núcleo, assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	Pode ser considerado uma camada externa, pois é representado pela superfície, a área que todos os seres vivos habitam. A reunião de todas essas camadas essenciais para a manutenção da vida é chamada de biosfera.
	 b)
	O núcleo é a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais.
	 c)
	O núcleo é a camada mais profunda do planeta Terra, situada após o manto, sendo a mais quente das camadas terrestres. É dividido em duas partes: núcleo externo e núcleo interno.
	 d)
	O núcleo representa a camada intermediária da Terra, posicionando-se acima do manto interno e abaixo da crosta terrestre.
	3.
	A bússola foi um dos instrumentos de orientação utilizados desde a Idade Antiga, durante as Grandes Navegações e Descobrimentos que ocorreram no decorrer dos séculos XV e XVI. As direções da rosa-dos-ventos do interior da bússola são baseadas no movimento aparente do sol, porém seu funcionamento se baseia numa agulha imantada que aponta o norte magnético. A partir da identificação desta direção, as demais são interpretadas. Assim, utilizamos pontos de orientações, que são chamados de:
	 a)
	Pontos Colaterais, Pontos Subcolaterais e Pontos Subsolares.
	 b)
	Pontos Cardeais, Pontos Colaterais e Pontos Subcolaterais.
	 c)
	Pontos Cardeais, Pontos Subsolares e Pontos Laterais.
	 d)
	Pontos Centrais, Pontos Laterais e Pontos Subcolaterais.
	4.
	O professor, ao trabalhar com a criança sobre o processo da globalização, pode perfeitamente relacionar a globalização e seus efeitos locais, regionais, nacionais e globais. Sobre a prática do professor em sala de aula no contexto da globalização, analise as seguintes sentenças:
I- O professor poderá comentar sobre os acontecimentos diários na política, sociedade e meio ambiente, e relacioná-los com o cotidiano da criança, mostrando, assim, ao aluno, que de uma forma ou outra tem a ver com a globalização.
II- Quanto mais complexas as informações sobre a globalização, maior será o entendimento da criança.
III- O professor deve estar constantemente informado e dar mais atenção ao que acontece no Brasil e no mundo. Assim terá mais compreensão e clareza no momento de fazer a relação com o que está sendo trabalhado.
IV- Toda criança tem acesso às informações e às novas tecnologias, ficando, assim, mais fácil inseri-las no contexto da globalização.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	5.
	O conceito de lugar, considerado por muito tempo como um dos mais problemáticos da Geografia, tem se destacado, recentemente, como uma das chaves para a compreensão das tensões do mundo contemporâneo. Articulando, entre outras, as questões relativas à globalização versus individualismo, sentimentos e racionalidade, pertencimento e identidade, o lugar tem se apresentado como um conceito capaz de ampliar as possibilidades de entendimento de um mundo que se fragmenta e se unifica em velocidades cada vez maiores. Diante do assunto exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Compreender o lugar em que vive permite ao sujeito conhecer a história e conseguir entender as coisas que ali acontecem.
II- Os lugares vividos pela maioria das crianças brasileiras são espaços vazios de conteúdo, sem história, são neutros, são transitórios, em geral, de uma arquitetura de desnudamento.
III- O lugar tem muitos significados que são atribuídos pelas pessoas e, muitas vezes, traduz os espaços com os quais as pessoas têm vínculos mais afetivos e subjetivos do que racionais e objetivos: uma praça ou uma rua onde se brinca desde a sua infância, o alto de um morro de onde se observa a cidade.
IV- É possível pensar o conceito de lugar relacionado aos espaços que nos são familiares e que fazem parte de nosso cotidiano, carregados de emoções e que nos dão a sensação de segurança, de pertencimento, de identidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Observe o mapa do Brasil e a localização dos estados. Para responder a esta questão, você precisa pensar em pontos de referência e em sua localização. Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais sempre são definidos a partir de sua localização, em relação às demais direções ou demais elementos de uma paisagem, mapa ou espaço. Nesta questão, o seu ponto de referência será a cidade de Brasília, ou seja, você posicionar-se-á nesta cidade e observará onde se localizam os demais estados, comparando o mapa com a rosa-dos-ventos. Lembrando que você está em Brasília, analise as sentenças a seguir:
I- Os estados do Acre e de Rondônia se localizam na direção oeste, enquanto parte da Bahia e de Minas Gerais se localiza a sudeste.
II- O Estado de Roraima se localiza na direção noroeste, enquanto que Mato Grosso do Sul se localiza a sudoeste.
III- Pode-se afirmar que o Estado de São Paulo possui um território que se localiza nas direções: sul, sul-sudeste e sudeste.
IV- O Estado do Amapá se localiza na direção norte-noroeste, e os estados do Piauí e do Ceará se localizam na direção norte-nordeste.
V- Ao se deslocar de avião, em linha reta, para a ilha de Santa Catarina, a direção do voo será sul-sudoeste.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000005127/md.0000052706.png>. Acesso em: 14 dez. 2015.
	
	 a)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	7.
	Os povos antigos eram inicialmente nômades. Com o tempo, tornaram-se sedentários, mas sempre continuaram viajando, deslocando-se pelos espaços, sendo necessária a orientação. Para podermos nos orientar no espaço geográfico, utilizamos pontos de referência, observamos astros e podem-se utilizar instrumentos como a bússola, o astrolábio e, atualmente, o GPS (Sistema de Posicionamento Global).  Sobre a bússola, a orientação das direções é dada por pontos (dos mais gerais para mais específicos) denominados:
	 a)
	Pontos Cardeais, Pontos Colaterais e Pontos Subcolaterais.
	 b)
	Pontos Colaterais, Pontos Subcolaterais e Pontos Subsolares.
	 c)
	Pontos Centrais,Pontos Laterais e Pontos Subcolaterais.
	 d)
	Pontos Cardeais, Pontos Subsolares e Pontos Laterais.
	8.
	O desenvolvimento de uma criança em relação à noção de espaço varia de criança para criança. A esse respeito, Almeida e Passini (2008, p. 28) salientam alguns carácteres distintos em relação ao entendimento do espaço vivido, percebido e concebido. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Consciência do Espaço Corporal.
II- Relações Espaciais Topológicas Elementares.
III- Relações Espaciais projetivas e Euclidianas.
(    ) A criança passa a manter a posição dos objetos e altera o ponto de vista até atingir as relações espaciais, conseguindo se situar, identificar e mapear o local onde se encontra, em grandes distâncias.
(    ) A criança faz relação com o espaço determinado próximo a ela, em pequenas distâncias.
(    ) O processo espacial acontece pelo próprio corpo da criança, existindo dois aspectos fundamentais: o esquema corporal e lateralidade.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	9.
	Uma família, ao entrar em férias, resolve viajar por três cidades. De acordo com o mapa de escala 1/200.000, a primeira cidade fica a 14 cm do ponto onde eles estão, a segunda cidade fica a 8 cm da primeira cidade, e a última fica a 25 cm da segunda. Utilize o cálculo de escala para saber quantos quilômetros essa família irá percorrer nas três cidades em um dia de viagem e assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	44 km.
	 b)
	94 km.
	 c)
	50 km.
	 d)
	28 km.
	10.
	O estudo da noção de espaço na Geografia, de acordo com as orientações dos PCN, para o primeiro ciclo (1º,  2º e 3º anos) deve conduzir a criança nesta fase para a leitura de mundo próximo, já observando as transformações do espaço geográfico através da prática de um conjunto de atividades (econômicas, sociais, religiosas, de lazer etc.). Sobre as orientações dos PCN para o ensino de geografia no primeiro ciclo, assinale a alternativa CORRETA que melhor expressa seus objetivos:
	 a)
	Contribuir na elaboração de conceitos geográficos.
	 b)
	Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	 c)
	Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes, fora da realidade do aluno.
	 d)
	Analisar, no ensino de geografia, os objetos e os métodos do fazer geográfico.

Continue navegando