Buscar

30243 7 - AOL 5 - Tópicos Integradores I (Gestão da Qualidade) - 20202 B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

30243 . 7 – AOL 5 - Tópicos Integradores I (Gestão da Qualidade) - 20202.B
Pergunta 1
“Nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação, também deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase.”
A que fase do ciclo PDCA se refere a descrição acima?
a) Solicitar
b) Verificar e controle
c) Agir de forma corretiva
d) Executar
e) Planejar 
Pergunta 2
Também conhecido como Marketing Mix, segundo Mesquita (2015) estes são as variáveis que ditarão e influenciarão na maneira como suas estratégias devem ser montadas e também atuaram na forma como o mercado responde às suas investidas. Quais são os 4P’s do Marketing?
a) Preço, pagamento, produto e programado.
b) Preço, público, produto e privativo.
c) Preço, programado, produto e promoção.
d) Preço, praça, produto e privatização.
e) Preço, praça, produto e promoção.
Pergunta 3
Sobre a Logística, analise as alternativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) A logística evoluiu, ao longo dos anos, de uma área meramente distributiva (a gestão de estoque e a de transportes) para uma área totalmente integrada ao planejamento estratégico de uma organização integrando as áreas de compras.
( ) Quando se observa a logística na organização, o primeiro enfoque deve ser a comunicação que deve ser integrada mantendo um fluxo contínuo, claro e objetivo das informações sobre os processos em todos os níveis organizacionais, tornando os processos mais ágeis e reduzindo o índice de erros.
( ) Outro fator integrado à logística é a gestão de estoque, essa área é de fundamental importância para garantir o suprimento da demanda de matéria-prima e produtos ao mesmo tempo em que se consegue reduzir os custos operacionais, evitando desperdícios ou ausência de produtos.
a) V, F e V.
b) V, V e V.
c) F, V e F.
d) V, V e F.
e) F, F e F.
Pergunta 4
Verifique as ferramentas a seguir e identifique qual está INCORRETA.
a) CARTAS DE CONTROLE: são gráficos utilizados para acompanhar um processo.
b) HISTOGRAMAS: é uma técnica muito empregada para descobrir a relação entre um efeito e as causas para que esse efeito esteja ocorrendo.
c) GRÁFICOS DE DISPERSÃO: gráficos de dispersão ou diagrama de dispersão é um modelo representativo de duas ou mais variáveis dentro de um gráfico.
d) FOLHAS DE VERIFICAÇÃO: é um documento feito na forma de planilha ou tabela para auxiliar na coleta de dados.
e) FLUXOGRAMA: nessa ferramenta utiliza-se apoio gráfico para listar todas as atividades de um processo. Ele apresenta uma sequência lógica de tudo que é realizado nas etapas do processo.
Pergunta 5
SOBRE A gestão da qualidade, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
a) Segundo a ISO 9000, qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.
b) Gestão da qualidade não pode ser entendida como produto ou serviço de acordo com as especificações do projeto.
c) Gerar qualidade significa mensurar o quanto um produto ou serviço atende às necessidades de seus clientes de forma agradável.
d) Inicialmente era conceituada como Garantia de qualidade, passou a ser vista como Controle de Qualidade e hoje é conceituada como uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa.
e) A Gestão da Qualidade surgiu na Segunda Guerra Mundial, para corrigir os erros dos produtos bélicos.
Pergunta 6
Verifique as demais ferramentas comumente associadas à Gestão da Qualidade e assinale a INCORRETA.
a) Benchmarking: nessa ferramenta utiliza-se apoio gráfico para listar todas as atividades de um processo. Ele apresenta uma sequência lógica de tudo que é realizado nas etapas do processo.
b) PDCA: é uma ferramenta na busca da melhoria contínua, do Kaizen, apresenta como objetivo a simplificação do processo de melhoria dos processos, a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar deste processo e melhorar a qualidade da organização.
c) Brainstorming: em português, significa tempestade de ideias e é uma técnica usada para gerar ideias dentro de um grupo de pessoas através de soluções interessantes e criativas para resolver o problema.
d) 5S: modelo que surgiu no Japão em 1950. São cinco princípios (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke) – Senso de Utilização, Organização, Limpeza, Saúde ou Melhoria Contínua, Autodisciplina, que podem ser implantados na empresa para gerar a qualidade.
e) 5W2H: utilizada para ajudar a planejar as ações. Assim é preciso elaborar um quadro e responder as perguntas: O quê? Quando? Por que? Onde? Como? Quem? Quanto?
Pergunta 7
“Técnica em que os problemas são separados em partes, assim eles são analisados entre si. Geralmente, para a produção do diagrama é utilizado um gráfico de barras verticais.” 
A que ferramenta da qualidade se refere a descrição acima?
a) Diagrama de Pareto
b) Fluxograma
c) Histograma
d) Folha de Verificação
e) Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe)
Pergunta 8
Mesquita (2015) cita os principais tipos de marketing atualmente utilizados no mercado, nesse sentido, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
a) Marketing Indireto: uma maneira mais sutil de veicular sua marca ou empresa em momentos que os consumidores não estão esperando. Normalmente utilizado durante filmes, novelas, jogos e quaisquer outros momentos em que não nos deparamos com um anúncio propriamente dito.
b) Marketing Direto: utilizando informações precisas do público-alvo como nome, telefone, endereço, interesses e entre outros, são criadas mensagens diretas para esse consumidor. Os canais de contato utilizados são: e-mails, ligações, mensagens e mala direta.
c) Marketing Social: empresas que apoiam e patrocinam grandes eventos culturais como shows, filmes e quaisquer outras causas sociais. 
d) Endomarketing: essa é uma estratégia de marketing voltada para ações internas nas empresas, ao invés de focar no externo, ações de endomarketing tem como objetivo promover e envolver os próprios colaboradores de uma determinada organização.
e) Marketing Viral: conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, que irão fazer com que você atribua um maior valor a sua imagem pessoal.
Pergunta 9
Sobre a Gestão da qualidade total, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
a) Satisfação Total do Cliente, Desenvolvimento dos Recursos Humanos e Constância de Propósitos não são princípios da Gestão da Qualidade Total.
b) Com uma abordagem englobando toda a organização, tem o objetivo de tornar a empresa mais competitiva, flexível e eficaz construindo um planejamento sólido e compreendendo as atividades exercidas em cada setor da organização.
c) É um conceito de controle que decorre da aplicação da melhoria contínua e estende o conceito de qualidade para toda a organização, desde o pessoal de escritório e chão de fábrica até a cúpula em um envolvimento total. 
d) Uma das razões da utilização desse sistema pelas organizações é o alcance da eficiência e a satisfação dos clientes para com a empresa, consequentemente, há uma melhora na imagem, no desempenho e na cultura organizacional diferenciando-a das demais organizações.
e) Também, tem relação à mudança de postura gerencial e a forma de entender o sucesso de uma organização que visa satisfazer os consumidores e os stakeholders ligados direta e indiretamente à organização.
Pergunta 10
As organizações estão continuamente em busca da perfeição de seus processos, mas ao longo desse caminho árduo nos deparamos com diversos entraves, especialmente no Brasil, são eles:
a) Segurança no transporte, infraestrutura das indústrias e organização do espaço físico do estoque.
b) Segurança no estoque, infraestrutura das estradas e organização do espaço econômico do estoque.
c) Segurança no estoque, infraestrutura das estradas e organização do espaço social do estoque.
d) Segurança no transporte, infraestrutura das estradas e organização do espaço físico do estoque.
e) Segurança no transporte, infraestrutura das indústriase organização do espaço físico do estoque.

Outros materiais