Buscar

1-lista de exercicio

Prévia do material em texto

ALUNO(A): Caio Alexandre Belo Reis
	N.o2017118003
	CURSO: Engenharia Ambiental
	TURMA:Ambiental
	DATA: 06/11/20
	DISCIPLINA: Automação e Controle
	PROF.: J. Batista
	NOTA:
Lista de exercício
1. Explique o que é planta, controlador, sensor e atuador? Dê exemplos de cada um.
       Planta é a representação estrutural e organizacional da área industrial no local onde ela funciona, onde atua para desenvolver alguma função ou produto. Um exemplo seria um laticínio.
     Na automação industrial, controladores de processo são equipamentos responsáveis pelo controle de processo industrial ou parte dele através de algoritmos de controle específicos. Um exemplo são os marca-passos
      Os sensores são equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma adequada à extração de informações. Exemplo: sensor de nível-Eletro boia.
    Atuador é um dispositivo que produz movimento, convertendo energia pneumática, hidráulica ou elétrica, em energia mecânica. Estes mecanismos transformam, em geral, a energia de entrada (diversas naturezas) em movimentos de saída. Ex.: Motores elétricos.
2. Explique o que você entende por controle, SET-POINT, porquê controlar a variável manipulada? Dê exemplos práticos.
     Controle é um conjunto de equipamentos que gerenciam a função de máquinas, aparelhos e outros sistemas físicos. O Set-Point é o ponto de ajuste do sistema em que ele busca o valor desejável e é importante controlar a variável manipulada, pois ela que recebe ações de um sistema de controle ajustando o valor medido com o valor desejável para que esses sejam os mais próximos possíveis.
3. Faça um esboço qualquer de algo que se caracterize como uma planta, para isso, deve conter os três elementos básicos de um sistema de controle: controlador, sensor e atuador. Explique a função de cada um deles no seu sistema de controle apresentado.
Uma indústria que fabrica tijolos onde os fornos, responsáveis por assar as argilas para a criação dos tijolos se caracteriza como um controlador, onde o mesmo possui sensores responsáveis por controlar a temperatura com atuadores para o nível de temperatura pretendida para os tijolos ficarem no ponto ideal e sensores de quantidade que evitam que o volume dentro dos fornos exceda.
4. Faça o diagrama em blocos do sistema de controle de malha aberta, conhecido também como sistema sem realimentação. Dê exemplos.
5. Faça o diagrama em blocos do sistema de controle de malha fechada, conhecido também como sistema realimentado ou feedback.
6. Quais as 4 variáveis típicas? Quais as variáveis atípicas? Cite algumas voltadas para área de engenharia ambiental.
 
As quatro variáveis típicas são: Pressão, vazão, temperatura e nível. As variáveis atípicas são várias, como potência, condutividade elétrica, viscosidade e etc. Algumas variáveis voltadas para a área de Engenharia Ambiental são temperatura, vazão, viscosidade, radioatividade, entre outas.
7. Explique como funciona o sensor de nível tipo boia, sensor de ultrassônico e RADAR. Num controle de nível quais fatores você levaria em conta na escolha do tipo a ser usado.
Sensores de Nível, também conhecidos como “chave de nível” ou “boia de nível“, funcionam com contato reed switch e flutuador magnético. O movimento desse flutuador abre ou fecha o contato do reed switch. O princípio de funcionamento dos sensores ultrassônicos está baseado na emissão de uma onda sonora de alta frequência, e na medição do tempo que leva para a recepção do eco, produzido quando a onda se encontra com um objeto capaz de refletir o som. O radar é constituído de uma antena transmissora receptora de sinais de alta frequência, a transmissão ocorre através de pulsos eletromagnéticos de alta potência, curto período e feixe curto. Esse feixe ao ser propagado se alarga, ganhando a forma de um cone até atingir o alvo que está sendo monitorado. Após atingir o alvo, o sinal é então refletido e a antena passa a ser receptora de sinais. Com a velocidade de propagação do pulso e o tempo gasto para o eco chegar, é possível calcular com exata precisão a localização do objeto.
8. Num processo de detecção para separação de tipos diferentes de metais. Por exemplo, numa esteira, onde passa ferro, bronze e cobre todos juntos, qual o sensor você utilizara: Indutivo ou capacitivo? Justificando a escolha?
Um sensor indutivo. Pois, são dispositivos eletrônicos capazes de medir a proximidade de objetos metálicos que entram em seu campo magnético, sendo o tipo de sensor mais adequado para esta situação.

Continue navegando