Buscar

Caro estudante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caro estudante,
No decorrer da unidade foram apresentados diversos temas relacionados à tecnologia no campo da educação e como a tecnologia tem sido recebida nas escolas.As tecnologias de informação e comunicação presentes na escola não substituem a presença do professor, mas podem auxiliar e transformar suas ações, pois a tarefa de armazenar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas de computador. O papel do professor passa a ser o de estimular e orientar o estudante a pesquisar, querer acessar as informações relevantes, fontes confiáveis e compartilhar conhecimentos.A escola, enquanto instituição responsável por formar sujeitos, pode auxiliar no processo também da formação da capacidade de lidar com os avanços tecnológicos. Na escola, o sujeito pode ter contato com as tecnologias da informação e comunicação e colocar a tecnologia em prol da aprendizagem. Por isso, é importante que o professor alie à sua rotina as tecnologias, na busca pelo desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem mais adequado e adaptado às demandas da sociedade atual.
Com base nisso,
- Elabore uma atividade pedagógica, utilizando o celular como ferramenta tecnológica educacional.
- Aponte as vantagens e desvantagens que se pode obter por meio do uso dessa ferramenta.
Bons estudos!
 A ideia principal da Atividade é utilizar o celular como fonte de pesquisa. Onde o Professor ao iniciar a aula irá separar os alunos em grupos de 4 ou 6 alunos, propondo a eles um tema já previsto antes, depois de separar os alunos, iria propor que acessassem uma fonte confiável como YouTube buscando por vídeos aulas sobre o assunto proposto, dando lhes total liberdade aos alunos para escolher qual vídeo assistir, desde que não ultrapassem o tempo máximo de 30 minutos. Após terminar o vídeo aula cada grupo de alunos teria mais um tempo de uns 15 ou 20 minutos para que assim organizem suas ideias e conseguissem explicar o que eles aprenderam no vídeo, qual foi a metodologia de ensino utilizada pelo professor durante o vídeo aula. Dessa maneira o professor estará desenvolvendo em seus alunos o protagonismo, aonde o aluno irá começar a buscar sua própria maneira de aprender. 
 Essa atividade vai proporcionar vantagens ao professor, pois através do uso de vídeos aulas irá facilitar a comunicação que muitas vezes o professor habituado com sua linguagem mais técnica não alcança todos os alunos. Sem contar que essa aula irá proporcionar prazer aos alunos, tornando a aula e o conteúdo mais interessante e divertido através de imagens e sons. Quando é trabalhado em grupos com o celular desenvolve o trabalho em equipe desde o momento da escolha do vídeo até o momento de falar o que aprenderam ou não, despertando também a curiosidade e o interesse para buscar mais informações sobre determinados assuntos. 
 Apesar das vantagens, umas das principais desvantagem seria a distração do aluno que muitas das vezes podem ocorrer, pois o professor acha que estão realizando a atividade proposta enquanto eles estão distraídos com outras coisas como mensagens, fotos, acessando outras páginas e deixando de lado o conteúdo principal. Além disso os alunos não podem selecionar o conteúdo sem antes a supervisão do professor para averiguar as informações corretas, já que na internet possui uma vasta gama de conteúdos e conceitos, e se não os alunos não forem direcionados corretamente podem adquirir conhecimentos errôneos. Sempre o professor e o aluno devem trabalhar em conjunto os TICS, tornando assim á aprendizagem significativa e despertando o interesse e o foco de seus alunos.

Continue navegando