Buscar

Avaliando o Aprendizado Composição dos Alimentos

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Adaptada de Prefeitura Fazenda de Rio Grande - PR - 2018)
Dados de saúde dos adolescentes foram obtidos na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012 e serviram como subsídio para ações de prevenção, promoção e atenção à saúde nessa faixa etária. Um total de 109.104 escolares do 9º ano do ensino fundamental em 2842 escolas do Distrito Federal e de capitais brasileiras constituiu a amostra. Os dados resultantes demonstraram que 56% e 53,8% consomem, respectivamente, refrigerantes e biscoitos doces pelo menos 5 vezes na semana. Em contrapartida, 17,7% e 21,3%, respectivamente, nunca consomem hortaliças e frutas frescas. A composição nutricional e a lista de ingredientes de alguns desses alimentos estão apresentadas na tabela a seguir:
Analisando os resultados do PeNSE 2012, a nova classificação de alimentos apresentada no atual Guia Alimentar da População Brasileira e os ingredientes presentes nas listas dos produtos acima, pode-se afirmar que:
		
	 
	bolacha doce comum sem recheio é um alimento processado que contém na lista de ingredientes fonte de gordura trans, responsáveis por aumentar níveis de LDL- colesterol e reduzir HDL colesterol no sangue.
	
	suco pronto é considerado alimento minimamente processado, pois os corantes adicionados são naturais e os ingredientes predominantes são sucos de maçã, maracujá, abacaxi, laranja e uva.
	
	suco pronto para beber é um alimento processado mais saudável do que o refrigerante, considerado igualmente alimento processado, pois o último contém quantidade maior de aditivos alimentares.
	
	refrigerante zero tem a vantagem de não apresentar açúcar na composição e conter edulcorantes aspartame e ciclamato de sódio, apesar de ser classificado como alimento ultraprocessado.
	
	mix de frutas oleaginosas é considerado alimento minimamente processado saudável por apresentar em sua composição a castanha do Pará, rica em vitamina C, e a uva passa, fonte de ácido graxo e ômega 3, ambos antioxidantes alimentares.
	Respondido em 08/11/2020 14:38:29
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	UFJF (2014). As hortaliças podem ser classificadas de acordo com a parte botânica, isso facilita a aquisição, seleção e escolha da técnica de preparo. São exemplos de folhas e flores:
		
	
	Taioba e acelga.
	 
	 Alcachofra e brócolis.
	
	Salsão e alface.
	
	Couve e repolho.
	
	Almeirão e brócolis.
	Respondido em 08/11/2020 14:41:06
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A função dos óleos e gorduras tem sido intensamente pesquisada e discutida. Em relação as gorduras trans, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Estão presentes em alimentos de origem vegetal como frutas oleaginosas, cereais e leguminosas.
	
	Sua utilização ocorre em escala industrial no processamento de laticínios desnatados.
	 
	São produzidas a partir da hidrogenação parcial de óleos vegetais
	
	São constituídos por elementos essenciais como os ácidos graxos poli-insaturados.
	
	Se recomenda que sua ingestão não ultrapasse 7% do valor energético total da dieta.
	Respondido em 08/11/2020 14:42:05
	
Compare com a sua resposta: Fibras solúveis: Retardam o esvaziamento gástrico e promove saciedade. Fibras insolúveis: Aumentam o peso e a maciez das fezes e aceleram o trânsito intestinal.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	As hortaliças são plantas ou partes de plantas possíveis de serem utilizadas como alimento. Sobre este grupo de alimentos, assinale a alternativa correta.
		
	
	Hortaliças são alimentos com baixo valor energético e ricos em vitaminas e minerais. Dentre as vitaminas, destacam-se a vitamina C, vitamina B12 e vitamina A. Dentre os minerais, podemos citar potássio, ferro, magnésio e cálcio.
	
	O alto consumo de hortaliças tem sido associado ao risco elevado de doenças cardiovasculares certos tipos de câncer como câncer de estômago, por exemplo. Por isso, a OMS não recomenda a ingestão maior que 400g/dia de hortaliças.
	
	O grupo dos tubérculos e raízes inclui beterraba, batata inglesa, inhame, mandioca, etc. Este grupo só contém alimentos que podem ser consumidos após o cozimento.
	 
	As hortaliças podem ser classificadas de acordo com a qualidade, origem botânica e teor de carboidratos. De acordo com o teor de carboidratos, o Grupo A apresenta até 5% de carboidratos. Como exemplo, temos a abobrinha, alface, berinjela, repolho, etc.
 
	
	Hortaliças são alimentos fontes de vitaminas e minerais, com poucas calorias, poucas fibras, alguns são ricos em água, e elevadíssimo teor de lipídios e proteínas, sendo uma excelente fonte destes macronutrientes.
	Respondido em 08/11/2020 14:43:07
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Os produtos light apresentam redução mínima de 25% em um determinado nutriente ou caloria.
II - Os produtos light são indicados para dietas de redução de peso, pois sempre apresentam redução de um nutriente que fornece energia.
III - Um produto light ou diet de marcas diferentes sempre tem o mesmo percentual de redução do nutriente em questão para o produto.
IV - A redução de carboidrato, proteína e lipídios dos produtos diet é sempre de 100%.
V - Um alimento pode ser considerado diet e light ao mesmo tempo.
		
	 
	Afirmativas I e V estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Afirmativas I e II estão corretas.
	
	Afirmativas III e IV estão corretas.
	
	Afirmativas IV e V estão corretas.
	Respondido em 08/11/2020 14:46:46
	
Compare com a sua resposta:
Tomate: composto bioativo Licopeno. Atua como antioxidante e na prevenção do câncer de próstata. Sua biodisponibilidade é maior quando cozido.
Brócolis: compostos bioativos Glucosinolatos/isotiocianatos - Efeito protetor contra o câncer influenciam na toxidade de xenobióticos e na carcinogênese. Atuam também na hipercolesterolemia: inibe a agregação plaquetária, atuando como cardiprotetor.
Soja: composto bioativo Isoflavonas. Atua nas dislipidemias: Eleva o óxido nítrico e a síntese de ácidos biliares. Além disso diminiu a secreção hepática de lipoproteínas, associadas a um aumento no clearence do colesterol. Age também no diabetes: diminui a resistência a insulina, contribuindo na manutenção da glicemia
Peixe (salmão): composto bioativo Ácido Graxo Ômega 3. Atua Hipercolesterolemia: reduz níveis séricos de triacilglicerol, efeitos na contrabilidade cardíaca, efeitos na pressão arterial, efeitos na função plaquetária. Age também no Diabetes diminuindo a resistência a insulina
Arroz integral: compostos bioativos: fibras (solúveis e insolúveis) e gama-orizanol. Possuem ação antioxidante, quelante de metais, restaurador da secreção gástrica e permeabilidade intestinal.
Suco de uva: compostos bioativos: Resveratrol, taninos e epicatequinas. Atuam nas Dislipidemias através da inibição da oxidação de LDL e da atividade plaquetária, protegendo o sistema cardiovascular. Possui potente atividade antioxidante e antiinflamatória.

Mais conteúdos dessa disciplina