Buscar

Mapa Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	R.A.
	 
	Curso:
	 Licenciatura em Matemática
	Disciplina:
	 Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
O pensamento filosófico surgiu na Grécia Antiga por volta do século VI a.C, os primeiros filósofos tinham por finalidade explicar a natureza por meio da própria natureza e não por pensamentos sobrenaturais e místicos. A filosofia tem um papel fundamental na vida das pessoas, muitas vezes não damos a devida importância para essa área de conhecimento, mas tudo que existe há um pouco de filosofia, desde nosso pensamento até quando começamos a questionar como as coisas são e como elas funcionam, quando buscamos um conhecimento. A filosofia foi essencial para se obter um conhecimento científico e desenvolver didática para o ensinamento de uma matéria, para superar o senso comum e a formação ética da prática educativa.
Se faz necessário a filosofia na formação docente para se criar o habito de se fazer uma reflexão e uma observação sobre sua ferramenta de trabalho, sua didática que será desenvolvida com seus alunos e ao perceber que seus alunos não estão tendo o aproveitamento devido na disciplina ministrada ele deverá fazer uma reflexão, e com essa fará com que o educador desenvolva outra metodologia de ensino e assim levando a seus alunos o conhecimento, além de desenvolver um saber mais crítico.
A filosofia na educação se preocupa em compreender de forma crítica a natureza e as especificidades da educação. O professor tem um papel político e pedagógico, primeiro por ter a função de inserir um cidadão em uma sociedade e segundo que seu ensino deve ser estruturado e não de forma desorganizada. Para o educador e de extrema importância a filosofia para uma quebra de paradigma e autoconhecimento, onde dentro de sala de aula ele deverá estar preparado para o ensino de diversas culturas, diversas formas de pensamentos. Por isso a filosofia e fundamental para a formação de um educador, para que ele possa orientar a busca por um conhecimento científico, onde eles devem buscar a sua própria opinião sobre determinados, fazendo assim que seus alunos não fiquem “alienados” em apenas um determinado pensamento. A filosofia desempenha uma grande importância na vida de um educador pois ele tem que buscar e incentivar os seus alunos a questionar as coisas que estão em nossa volta e em nossa sociedade afim de procurar a solucionar algum problema existente que esteja afetando a sociedade em geral.
A filosofia não só deve ser inserida não somente na parte de formação à docência, mas sim a todos os dias, além de que a filosofia sempre deve estar presente em todas as áreas de atuação, pois ela nos mostra como devemos descobrir as coisas que nos cercam e assim buscando uma verdade, um novo conhecimento. Já o profissional da educação deve ter uma ênfase maior pois ele é o maior formador de opiniões que temos em nossa sociedade e ajuda na construção de um saber, contudo ajuda todos os dias a se criar um cidadão para a sociedade em que vivemos.

Outros materiais