Buscar

PROVA FINAL DISSERTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Bruna 
	
	Disciplina:
	Teoria e Metodologia da Ginástica (19586)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655878) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25607334
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Constata-se, atualmente, nas aulas de educação física um grande número de alunos que apresentam menor resistência física durante a realização das atividades. Os alunos seguem uma rotina em que têm menos acesso aos espaços para brincar, correr e praticar esportes, uma vez que passam mais tempo no computador, por exemplo. Assim, cabe aos professores de educação física realizar nas suas aulas atividades que desenvolvam esta importante qualidade física. Disserte sobre a resistência física e como desenvolver esta qualidade física nos alunos.
	Resposta Esperada:
A resistência física é uma qualidade física que capacita o músculo do indivíduo a realizar as contrações necessárias para a execução dos movimentos. Quanto maior for este potencial, melhor será a realização dos movimentos, com mais amplitude, frequência, velocidade e força; os grupos musculares que constituem o corpo fazem contrações repetitivas por períodos cada vez mais prolongados, adquirindo maior resistência muscular. Nas aulas de educação física, o professor poderá utilizar diversas práticas corporais que exijam um maior tempo de duração de execução, como corridas, jogos, circuitos etc.
	2.
	Na passagem entre a Idade média e a Idade Moderna, especialmente no Renascimento, as representações e os significados sobre o corpo tiveram uma mudança significativa. A conhecida tela "O nascimento de Vênus" de Sandro Boticelli nos dá pistas sobre a forma moderna de entendimento sobre o corpo. Descreva as principais mudanças sobre a forma como o corpo foi/é visto no período citado e o papel dos exercícios ginásticos neste contexto.
	Resposta Esperada:
Na Idade Média, devido à influência da religiosidade cristã, o corpo, os cuidados corporais e muitas práticas e jogos eram vistas como pecado ou luxúria, pois eram considerados um desvio dos cuidados com a alma, o que deveria ser foco dos indivíduos. Era um corpo rude, marcado pela guerra e pelas dificuldades do período. No Renascimento, a partir de estudos sobre os músculos, os ossos e a fisiologia humana, o corpo e suas práticas voltam a ser valorizados, sendo que os exercícios passam a ser uma forma de cuidar do corpo, da sua aparência e da sua saúde, e também de discipliná-lo, numa tentativa educação pelo corpo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando