Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade 3 – Gerenciamento de Preços
3.1 - O preço como elemento de estratégia empresarial
1. “O efeito de preço baixo estimula a demanda de curto prazo e fornece incentivo para o varejista definir preços promocionais como mecanismo para incrementar os lucros de curto prazo. Por outro lado, preços promocionais diminuem as expectativas de preço do consumidor e, portanto, sua boa vontade em adquirir produtos a preços mais altos no futuro. Para a empresa, isso significa que lucros maiores hoje vêm à custa da perda da demanda futura, o que significa lucros menores no futuro. Consequentemente, uma empresa que maximiza seus lucros deve considerar as implicações de longo prazo na determinação dos seus objetivos e estratégias de precificação”.
(Fonte: ALVES, C.. A.; VAROTTO, L. F.; GONÇALVES, M. N. Objetivos de preço e estratégias de preço no varejo: uma análise empírica no varejo paulistano. Revista Brasileira de Marketing, v. 10, n. 2, p. 84-105, 2011. Disponível em: <http://revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index. php/remark/article/download/2259/1908>. Acesso em: 23 ago. 2016.
Com o trecho apresentado, os autores ajudam a fixar alguns conceitos:
I. Preços e lucro estão fortemente relacionados.
II. O preço influencia a demanda.
III. Preços baixos nem sempre representam a melhor estratégia.
IV. O estrategista de preços deve estabelecer o preço de hoje pensando, também, nos resultados de amanhã.
Assinale a alternativa com os conceitos corretos:
a) I e II, somente.
b) II e III, somente.
c) III e IV, somente.
d) II, III e IV, somente.
e) I, II, III e IV.
3.2 - Componentes na formação de preços
2. Quando se analisam custos, eles podem ser classificados de várias formas diferentes. Uma das classificações refere-se aos custos diretos. Selecione, entre as alternativas a seguir, a que esclarece o que se pode entender por custos diretos:
a) São todos os custos envolvidos no processo de fabricação e comercialização de um produto.
b) São todos os custos que a empresa decide que devem ser alocados na lista de custos relativa à produção de um determinado bem.
c) São todos os custos relacionados à compra de materiais efetuada por uma empresa.
d) São aqueles que podem ser diretamente ligados ao produto e que não precisam que sejam executados rateios para atribuição de uma parcela ao item sendo custeado.
e) São todos os custos relativos a salários e benefícios.
3.3 - Adequação do preço
3. Estratégias de adequação de preços são usadas pelas empresas para apresentar diferentes preços ao mercado, em função de critérios ou situações específicas. De acordo com as estratégias de adequação de preços, é possível afirmar que:
a) Uma vez fixado um preço, ele só deve mudar em função de atualizações inflacionárias.
b) Preços devem ser alterados com frequência moderada, para não causar má impressão no cliente.
c) Preços nunca devem subir.
d) Movimentos mercadológicos de diversos tipos fazem com que preços devam ser constantemente reavaliados.
e) Preços nunca devem baixar.
3.4 - Iniciativas e respostas a mudanças de preços
4. Quando em uma empresa, seja ela qual for, inicia discussões referente à tomada de decisão com relação a preços, há apenas três escolhas possíveis de serem tomadas: manter, reduzir ou alterar os preços atuais. Veja as situações a seguir:
I. As estimativas indicam, com segurança, que a redução levará a um aumento de demanda que aumentará a lucratividade.
II. O principal concorrente reduziu seus preços.
III. Obteve-se uma ótima redução de custos.
IV. Os clientes não percebem valor proporcional ao preço.
Das situações trazidas, qual/quais delas são indicadores de que os preços devem ser reduzidos?
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e IV, apenas.
e) II, apenas.
Unidade 4 - Gerenciamento de comunicação e promoção
4.1 - Comunicação de marketing
5. “Os executivos disseram que a empresa precisa explicar mais claramente sua estratégia de preços para os consumidores locais. Na reunião de analistas de outubro, McMillon disse que ‘nossa comunicação de marketing poderia ser melhor’ no Brasil. A empresa agora está anunciando no horário nobre televisivo local.” Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/estrategiade-preco-da-walmart-fracassa-entre-brasileiros>. Acesso em: 9 ago. 2016.
Na opinião do executivo entrevistado, o processo de comunicação da empresa em questão poderia ser melhor. Assinale a alternativa que apresenta corretamente três componentes desse processo:
a) Emissor, mensagem e barulho.
b) Mensagem, receptor e barulho.
c) Emissor, mensagem e transmitido.
d) Transmissor, barulho e mensagem.
e) Emissor, mensagem e receptor.
4.2 - Composto mercadológico: propaganda e publicidade
6. ““O Conar, órgão de autorregulamentação do mercado, proibiu um dos mais tradicionais slogans da publicidade brasileira de ir ao ar. "Deu duro? Tome um Dreher", criado em 1984 pelo fabricante do conhaque, foi considerado impositivo, o que é hoje proibido pelas regras de propaganda no caso de bebidas alcoólicas. A fabricante do produto afirma, em nota, que o slogan não foi proibido e que o Conar sugeriu que a marca retirasse o verbo "Tome". "Os demais elementos permanecem inalterados, sendo a versão atual do slogan esta: 'Deu duro... Dreher. Desce macio e reanima'", diz a empresa.” Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ monicabergamo/2016/08/1801869-slogan-deu-duro-tome-umdreher-e-proibido-pelo-conar.shtml>. Acesso em: 17 ago. 2016.
Sendo um órgão de autorregulamentação, o CONAR não pode multar, prender, ordenar devolução de dinheiro ao consumidor ou a troca de mercadorias. Seu foco é a ética na publicidade. Com isso, objetiva evitar excessos e corrigir desvios e deficiências constatadas nos anúncios. Com a sugestão apresentada à marca Dreher, o CONAR indicou que fosse feita alteração em um dos 5 Ms da propaganda. Selecione a alternativa que apresenta esse M:
a) Mensuração.
b) Mensagem.
c) Missão.
d) Moeda.
e) Mídia.
4.3 - Promoção de vendas
7. “Esse meio de promoção requer uma participação ativa do receptor, mediante sua habilidade e inteligência. Sua principal característica é a de o participante não depender especificamente da sorte, mas, sim, de sua habilidade de competir para ganhar. Sua intenção é não apenas premiar os participantes, mas também divulgar a empresa ou um de seus produtos.” DE TOLEDO, Eduardo Lins; VAZ, Antônio Augusto A. Promoção de vendas: uma ferramenta de incentivo ao consumo. (adaptado) Disponível em: <http://insite.pro.br/2008/31.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2016.
O texto apresenta a definição de uma das ferramentas que podem ser usadas no composto promocional. Assinale a alternativa que nomeia corretamente essa ferramenta:
a) Brinde.
b) Concurso.
c) Sorteio.
d) Bônus.
e) Selo.
4.4 - Venda pessoal e relações públicas
8. “Seja na venda pessoal ou na eletrônica, você deve preservar as referências para o potencial cliente, ou seja, manter o vínculo que o levou ao longo de todas as etapas do ciclo de vendas. Neste momento, o cliente entrou em seu funil de vendas e seu objetivo é levá-lo a comprar. Se não gerenciar este potencial cliente ao longo do funil, você correrá o risco de perdê-lo. Pior: neste ponto, você poderá estar entregando ele para o seu concorrente.” Disponível em: <http://exame.abril.com.br/pme/noticias/suaempresa-esta-preparada-para-vender-na-era-da-tecnologia>. Acesso em: 5 set. 2016.
No trecho apresentado, a palavra vínculo é utilizada para designar umas das três características da venda pessoal. Selecione a alternativa que apresenta essa característica:
a) Resposta.
b) Relacionamento.
c) Responsabilização.
d) Interação pessoal.
e) Responsabilidade.

Mais conteúdos dessa disciplina