Buscar

Desafio Profissional Mayara

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: SÃO PAULO – BELENZINHO
CURSO: GEOGRAFIA
Disciplinas norteadoras: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
MAYARA PERNOMIAN DOS SANTOS
 RA: 6019393281
“Construindo meu Projeto de Vida”
NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: JOSY ARAUJO
SÃO PAULO – SP 
01/06/2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------03
JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------------------------05
OBJETIVOS --------------------------------------------------------------------------07
METODOLOGIA---------------------------------------------------------------------09
CRONOGRAMA---------------------------------------------------------------------11
AVALIAÇÃO-------------------------------------------------------------------------12
REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------13
1- INTRODUÇÃO
No trabalho a seguir será apresentado o projeto “Construindo meu Projeto de Vida”, onde os alunos do ensino médio do Colégio Futuro produzirão um projeto de pesquisa profissional.
Este projeto será realizado durante o ano letivo e será dividido em quatro etapas:
- Pesquisa inicial.
Os alunos foram submetidos a uma pesquisa em sua primeira semana de aulas por meio de uma folha questionário intitulada “descobrindo quem eu sou e do que gosto” onde foram perguntados quais eram seus futuros objetivos profissionais e por quê?
-Pesquisa teórica.
Os alunos farão uma pesquisa teórica, sobre suas áreas profissionais escolhidas. Os professores auxiliarão os alunos, indicando material de pesquisa.
-Pesquisa prática.
Os alunos irão fazer uma pesquisa pratica em universidades, empresas, entrevistas com consultores de profissões, profissionais da área escolhida, entrevistando-os e conhecendo suas opiniões sobre cada área.
-Apresentação 
No final do ano letivo os alunos irão apresentar seu trabalho durante uma semana no pátio da escola em um evento para os pais e mestres.
Escola:
O Colégio Futuro pertence à rede pública. Fica situada no bairro de Itaquera, tem em seu entorno a estação de trem José Bonifácio e Dom Bosco e os prédios da COHAB. Como potencialidade do bairro destaca-se pela proximidade das estações, bem como seu amplo espaço, contendo 02 quadras uma coberta e outra descoberta, sala de informática, biblioteca, sala de apoio a deficientes, laboratório etc.
O Colégio Futuro é constituído de um prédio com dois pavimentos com aproximadamente 4.000,00 m² e mais uma área extra com 02 pátios, um interno e outro externo. O primeiro pavimento dispõe de secretaria, sala dos professores, sala da equipe gestora, banheiros, cozinha, cantina, pátio interno e uma sala de apoio para deficientes.
No segundo pavimento estão as salas de aula, totalizando 18 salas de aula, um laboratório de informática e uma biblioteca.
Corpo docente do ensino médio:
O colégio possui 28 professores com uma proporção de 35 alunos por professor, todo corpo docente possui formação profissional licenciados em suas respectivas matérias e 40% do corpo possui uma ou mais graduação. E 30% dos professores trabalham a mais de 10 anos na escola, 45% a mais de 05 anos e 25% a mais de 02 anos. Em sua maioria não participam de organizações sociais ou político com a comunidade.
Corpo discente do ensino médio:
Os alunos têm em média 14 a 17 anos de idade, 15% exercem atividades profissionais e 20% fazem cursos em escolas técnicas. Moram com as famílias, cuja renda varia entre 01 e 03 salários mínimos, 50% participam de instituições religiosas, 05% do corpo discente é repetente e há alguns conflitos verbais de gênero.
O corpo discente é dividido em três turnos:
Matutino- 07h00minh às 12h20min h 
Vespertino- 13h00minh às 18h20min h
Quanto ao que pretendem após a conclusão do ensino médio, as respostas dividem-se em trabalhar e continuar os estudos em nível superior.
JUSTIFICATIVA
O momento da definição profissional é gerador de muitas angústias e incertezas uma vez que, provavelmente, passaremos boa parte de nossas vidas desempenhando atividades profissionais que dependerão das escolhas que fizermos. Sendo assim, o trabalho desenvolvido tem como propósito auxiliar os estudantes do Ensino Médio a definirem e escolherem com mais segurança a futura profissão e o curso de graduação mais condizente com suas habilidades e preferências.
O artigo 205 de nossa Constituição responde de maneira muito clara esta questão: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". Assim, a escola tem como um de seus deveres a preparação para o trabalho. Ocorre que é muito comum percebermos crianças, jovens e adultos em uma sala de aula apenas como estudantes. Especialmente em relação às crianças e adolescentes até os 16 anos sabe-se que, na verdade, seu lugar não é no trabalho, mas na escola, conforme a Constituição de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 
Entretanto, quando consideramos a realidade brasileira, muitas dessas crianças e adolescentes começam a trabalhar desde muito cedo. Assim, a escola tanto tem como tarefa a preparação para um trabalho futuro, como também a reflexão e debate em torno da própria situação presente de seus alunos. Muitos deles já estão hoje, no presente, inseridos no mercado de trabalho, tendo começado inclusive antes da idade permitida por lei. Não é apenas para o futuro que a escola deve olhar, é preciso contemplar a situação presente dos alunos em relação ao trabalho. 
O fenômeno da globalização trouxe fortes responsabilidades para as várias instituições e setores da sociedade ligados, especialmente, os relacionados ao mundo do trabalho. Esse fato ocorreu devido à necessidade de qualificação profissional que pudesse dar manutenção ao novo cenário formado pela globalização e que está diretamente ligado ao capitalismo desenfreado.
Nesse novo contexto, a escola recebeu uma sobrecarga de responsabilidades, dentre elas estão: “incluir, preocupar-se com a formação de maneira interdisciplinar, atender às demandas do mundo tecnológico e formar pessoas dotadas de ética”. (LAGAR at al., 2013, p.43 apud Libâneo).
A realidade cotidiana do Colégio Futuro mostra que, a maioria dos estudantes estão muito desejosos de iniciar uma carreira profissional seja pela necessidade financeira ou pela necessidade da realização pessoal.
O projeto “Construindo meu Projeto de Vida” será dividido em 04 etapas durante o ano letivo, e terá como foco principal ajudar os estudantes a ter uma orientação profissional, onde todo corpo docente da escola atuará como colaboradores e orientadores. 
OBJETIVOS GERAIS
Durante as primeiras semanas de aula foi feita uma pesquisa na escola, por meio de uma folha questionário “descobrindo quem eu sou e do que gosto” onde foi perguntado quais eram seus futuros objetivos profissionais e porquê? 
Devido à condição social de cerca de 60% dos alunos serem desfavoráveis houve uma demanda muito grande de respostas: “Desde que eu tenha um bom salário posso me adaptar a várias profissões.” 
Muitos outros alunos especificaram a profissão que desejariam seguir, mas quando responderam a seguinte pergunta: Por quê? Muitos não souberam responder ou disseram que essa seria a profissão que seus pais desejariam que seguissem. 
Portanto, o objetivo desse projeto é estimular o aluno a encontrar sua vocação profissional levando em conta elementos da ação didática.
O professor
O aluno 
 A disciplina (matéria ou conteúdo) 
 O contexto da aprendizagem 
 As estratégias metodológicas 
OBJETIVOS ESPÉCÍFICOS 
Especificamente o objetivo desse projeto multidisciplinar é estimular os alunos a conhecer as áreasprofissionais envolvendo a comunidade escolar e a família. 
 Também terá como objetivo: 
* Verificar a relação entre professores e alunos no Colégio do Futuro; 
* Identificar o nível de interesse dos alunos; 
* Reconhecer as prioridades estabelecidas pelos alunos; 
* Analisar o círculo de convivência dos alunos extraclasse; 
* Apresentar os motivos que conduzem os alunos à evasão escolar.
METODOLOGIA
RECURSOS QUE SERÃO UTILIZADOS: 
Como principal recurso a Internet, Guia de estudantes, Manuais de Vestibulares, Guia de Profissões, Câmera e filmadora digitais, gravador, projetor multimídia, feira de profissões. 
 Através dos resultados apresentados na pesquisa de interesses de profissões e universidades os alunos formaram grupos de pesquisa e desenvolvimento do projeto. 
 Os professores tornarão este projeto multidisciplinar contribuindo com seu tempo e energia, trazendo para a escola palestrantes, profissionais de diversas áreas, gestores, empresários, visitas a feiras e institutos. 
 Os alunos por sua vez farão pesquisas, entrevistas, vídeos, debates, etc. Se possível visitar empresas, escritórios, usinas, laboratórios. Etc. 
Para início de conversa, os alunos precisam receber uma orientação para identificar sua real vocação. Com o objetivo de orientar, faremos uma palestra no pátio da escola, sobre como descobrir sua vocação e um teste vocacional. 
No decorrer da palestra será abrangido os seguintes pontos: 
 Orientação Vocacional 
 Remuneração e Profissão 
 Descubrir sua vocação 
 Muitas Profissões 
 Você precisa se conhecer 
 Peça ajuda 
 Perceba o que está em sua volta 
 Pesquise 
 Fique atualizado 
 É seu futuro que está em jogo 
 Profissões da Moda 
 Aprenda a se Planejar. 
CRONOGRAMA
	EXECUÇÃO
	FEV
	MAR
	ABR
	MAIO
	JUN
	JUL
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	LEVANTAMENTO DE INTERESSES PROFISSIONAIS
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	VISITA A UNIVERSIDADES, EMPRESAS.
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS SOBRE AS VISITAS
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	PALESTRA COM PROFISSIONAIS DE EXATAS
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	PALESTRA COM PROFISSIONAIS DE HUMANAS
	
	
	
	
	
	FÉRIAS
	X
	
	
	
	PALESTRA COM PROFISSIONAIS DE BIOLÓGICAS
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
	VISITA AO INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	
EXPOSIÇÃO DE TODO O TRABALHO NO STAND ANUAL NO PÁTIO DO COLÉGIO PARA COMUNIDADE E PROFESSORES 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
AVALIAÇÃO
O projeto representa uma conquista pedagógica, mediante a comprovação de se transformar teorias tradicionais em práticas críticas e inovadoras, permitindo ao aluno novas experiências de aprender o saber, e ao professor novas possibilidades de ensinar o fazer, tendo a educação profissional como eixo condutor desta ação. 
A relevância deste trabalho se deu a partir da ampliação da disciplina vista como propulsora de movimentos integradores, e de ações multidisciplinares. 
Percebeu-se ainda as possibilidades de parceria entre a comunidade escolar, além de uma nova visão da amplitude das disciplinas envolvidas, que favorece ações importantes no processo ensino-aprendizagem. Isso se deve ao fato de que, ao se partir da prática integradora e multidisciplinar, os alunos tendem a ter mais facilidade em vencer obstáculos de aprendizagem. 
Nesta perspectiva o projeto possibilitou um novo reconhecimento da escola, pelo seu caráter cientifico e prático que vai além da transmissão de teorias, apresentando novas concepções de processos didáticos e pedagógicos voltados à vida real, que corroboram para a formação e o desenvolvimento completo do homem, consciente de si mesmo e do mundo em que vive. 
REFERÊNCIAS
http://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras -abnt/objetivos-gerais-objetivos-
especificos.htm 
 
http://www.buscajovem.org.br/projetos-em-destaque/programa-preparacao-para-o-trabalho 
 
http://www.colegiocil.com.br/cursos/medio/projeto-profissoes/69327 
 
http://www.mundojovem.com.br/entrevistas/edicao-376-entrevista-a-escola-e-a-preparacao-
para-o-trabalho 
 
http://preparaeencaminha.com.br/palestras 
1

Continue navegando